MDEMULHER TV

RevistaGloss
Gloss

SIGA NAS REDES

  • 1. Beber água ajuda a emagrecer?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-1.jpg

    Sim! Como a água melhora o funcionamento do intestino, do fígado e dos rins, contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas. Quando isso não acontece, acumulamos gordura mais facilmente. Já a falta de água pode deixar o intestino preso e a barriga inchada. E quem não toma água acaba matando a sede com líquidos mais calóricos. O hábito tem ainda uma vantagem psicológica: beber água ocupa a boca e o estômago e distrai da vontade de comer por ansiedade.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 1
  • 2. A dieta da proteína funciona?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-2.jpg

    Sim! Dietas que restringem os carboidratos e aumentam o consumo de proteínas e gorduras dão resultado rápido, mas têm de ser usadas com moderação. Os carboidratos são as principais fontes de glicose, o combustível do corpo. Sem ela o organismo usa um combustível alternativo, o chamado corpo cetônico, feito de gordura corporal. No entanto, se o regime é usado por muito tempo (mais de uma semana seguida ou várias vezes ao longo dos meses), surgem sintomas como irritação, cansaço, baixa da imunidade e até um bafo insuportável. E há o risco de engordar de novo depois de abandonar a dieta. É que, com medo de ficar sem carboidratos outra vez, o corpo pode decidir estocá-los em maior quantidade.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 2
  • 3. Pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-3.jpg

    Sim e não. Para digerir qualquer comida, o corpo gasta calorias - em média 15% do que consumimos por dia é queimado na digestão. Pimenta, gengibre e chá verde pertencem à classe dos alimentos termogênicos, que exigem que o organismo gaste mais calorias do que os outros na hora de processá-los. Mas alimentos com calorias negativas, que queimam mais do que valem, só existem nos nossos sonhos. Outra vantagem do chá verde é o efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas e desinchar.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 3
  • 4. Excesso de sal leva ao aumento de peso?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-4.jpg

    Sim! O sal é composto de sódio, que não tem calorias, portanto não engorda. Mas ele facilita a retenção de líquidos. Ou seja, faz você inchar. Ao entrar nas células, as moléculas de sal atraem a água, o que leva o volume de sangue a aumentar. Nos tecidos corporais ocorre o mesmo - onde tem sal, a água é retida. Mas para evitar isso não adianta cortar o sal da salada. O problema maior é o sal de alimentos processados industrialmente. Por exemplo: 100 gramas de macarrão instantâneo têm 1 516 miligramas de sódio, contra 7 do macarrão integral.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 4
  • 5. Tomar água morna com limão de manhã, em jejum, emagrece?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-5.jpg

    Não! Essa ideia não tem embasamento científico. Está provavelmente ligada à crença de que alimentos ácidos queimam gordura (o que não é verdade) e de que o corpo gasta calorias para esfriar um alimento quente ou morno (o que é real, porém insignificante para fazer emagrecer). Mas o hábito não faz mal - a menos que a pessoa tenha gastrite! O limão é rico em vitamina C e tem baixo teor calórico. E água, morna ou fria, deve ser tomada o dia todo.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 5
  • 6. Abacaxi "derrete" a gordura?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-6.jpg

    Não! Aceite esta triste realidade: nenhum alimento consegue "derreter" gordura. O abacaxi tem bromelina, uma enzima que ajuda a digerir gorduras e proteínas. É ótimo para tirar a sensação de que comemos demais, mas não queima pneuzinhos.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 6
  • 7. Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-10.jpg

    Não! Quem quer emagrecer deve evitar ao máximo pular refeições. Parece contraditório, mas, quando comemos, damos permissão ao corpo para gastar energia. Privado de comida, ele reprograma seu metabolismo para funcionar devagar, gastar menos energia e acumular bastante gordura assim que a comida reaparecer.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 7
  • 8. Comer carboidrato depois das 18 horas engorda?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-8.jpg

    Sim e não. O que faz engordar, no fim das contas, é o consumo em excesso, independentemente do momento em que é ingerido. À noite, o metabolismo do corpo é mesmo mais lento, mas isso não prova nada sobre a relação entre a hora em que se come e a quantidade de gordura que se estoca. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Quem mantém uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, quando janta seu carboidrato querido, só está repondo as calorias gastas ao longo do dia. O problema é comer à noite sem ter gasto energia suficiente antes...
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 8
  • 9. Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-9.jpg

    Sim e não. Comer acelera o metabolismo (o corpo "malha" para fazer a digestão), por isso é interessante se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia. Para quem é compulsiva, o hábito também evita que a pessoa chegue à mesa com muita fome - e coma mais do que deve. Mas é preciso cuidado para que o efeito não seja o contrário do desejado. É mais difícil fazer seis refeições controladas do que três, certo? E lanchinhos, mesmo que saudáveis, podem ser bastante calóricos. O importante é fazer as três principais refeições - café da manhã, almoço e jantar. Se sentir fome entre elas, coma uma fruta (ou duas!).
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 9
  • 10. Dormir mal faz ganhar peso?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-7.jpg

    Sim! Noites maldormidas desregulam a produção de melatonina, hormônio que nos ajuda a adormecer. A falta dele faz diminuir a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, e aumentar a grelina, substância que nos desperta a fome. Faz ainda diminuir a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bom humor e ao prazer. Ao sentir falta da serotonina, nosso cérebro nos sugere "açúcar, açúcar, açúcar!" para repor as energias e compensar nossa necessidade de prazer. O raciocínio é o seguinte: se não posso ser feliz dormindo, serei feliz comendo um chocolate. A falta de sono também pode estar ligada ao estresse. E pessoas estressadas liberam mais cortisol, hormônio que nos ajuda a reagir diante dos perrengues da vida - mas que também nos faz engordar.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 10
  • 11. Cumprindo à risca a dieta durante a semana, dá para liberar geral no fim de semana?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-11.jpg

    Não! Tendência para engordar, infelizmente, não tira férias. Se você quer mesmo emagrecer, pode dar no máximo uma rápida chutada no balde, em uma proporção de mais ou menos 9 para 1. Ou seja: nove refeições planejadas para uma feita sem preocupação com calorias. Mas isso não equivale a um fim de semana inteiro enfiando o pé na jaca...
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 11
  • 12. Comer só alimentos diet e light emagrece?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-12.jpg

    Não! Os alimentos diet não têm necessariamente menos calorias. Eles são voltados para quem possui restrição alimentar devido a algum problema de saúde. O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas contém mais gordura. Já os alimentos light têm no mínimo 25% menos calorias do que os produtos tradicionais. Porém, se você consumi-los em grande quantidade, também vai engordar. Alguns pesquisadores acreditam que alimentos com adoçante acabem funcionando como sabotadores da dieta. É que, quando a nossa língua tem contato com algo doce, o cérebro entende: "Opa, está vindo uma enxurrada calórica!" Só que as calorias não chegam. Então o cérebro, na fissura por glicose, pede mais comida.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 12
  • 13. Salada é a refeição ideal para quem está de regime?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-13.jpg

    Sim e não. Almoçar só folhas, ficar com fome meia hora depois e cair de boca no doce não leva ninguém ao caminho da magreza. Uma salada só é uma boa refeição se tiver fontes de carboidrato (beterraba, cenoura, inhame, batata-baroa) e de proteínas (castanhas, nozes, sementes de girassol, ovo cozido, queijo branco). Para temperar, estão permitidos um fio de azeite - gordura do bem! -, vinagre, limão, pimenta e ervas. Mas cuidado com os alimentos que boicotam a dieta: molhos gordurosos, batata palha, queijos amarelos e tomate seco bombam o prato de calorias. E linhaça deve ser ingerida com moderação (100 gramas têm quase 500 calorias!).
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 13
  • 14. Trocar o arroz branco pelo integral vale a pena?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-14.jpg

    Sim! Duas colheres de arroz integral têm 65 calorias. A mesma quantidade de arroz branco tem 62. Mesmo assim a troca é vantajosa porque quem come arroz integral demora mais a sentir fome novamente. Ele contém fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, retardam a absorção de açúcares e gorduras e ajudam a controlar o colesterol. E ainda evita o acúmulo de gordura na região abdominal! É que a glicose que vem de grãos refinados, processada mais rapidamente pelo corpo, tende a parar ali. Já a glicose que vem de carboidratos integrais, processada mais lentamente, vai sendo utilizada enquanto é liberada, por isso se acumula menos.
    Foto: Ilustração: William Terra

     dieta verdade e mentira 14
  • 15. Cortar os doces é a melhor (e a mais rápida) forma de emagrecer?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-15.jpg

    Sim. Comer açúcar - veja que loucura! - aumenta a fome. Funciona assim: o corpo desmembra os alimentos que ingerimos em busca de glicose. Quando ela está presente em altos níveis no sangue, não sentimos fome. Se vai baixando, a vontade de comer reaparece. A questão é que a glicose dos doces chega praticamente pronta ao organismo e é 100% metabolizada em apenas 15 minutos. Resultado: os doces saciam por poucos instantes - a glicose logo despenca, e a fome volta com tudo. Se não conseguir cortá-los, coma-os depois de alimentos integrais ou fibrosos, que são processados mais lentamente. Assim você evita o efeito rebote.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 15
  • 16. É melhor comer alimentos crus do que cozidos?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-16.jpg

    Sim! Alimentos crus precisam ser mastigados mais vezes antes de ser ingeridos, o que é bom. Ao se satisfazer, o corpo demora 20 minutos para avisar ao cérebro que não é preciso mais comida. Mastigando mais, você ganha tempo para entender qual é a hora de parar.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 16
  • 17. Cerveja dá barriga?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-17.jpg

    Sim e não. No fundo, o problema é a quantidade. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas - uma latinha tem cerca de 130 calorias. Se você se contentasse com um copo só, não haveria problema. Mas não é o que acontece... Além disso, ela costuma vir junto com um tira-gosto gorduroso. Essa bomba calórica de álcool (que fornece glicose "pronta", metabolizada rapidamente), sal e gordura faz o corpo engordar e inchar.
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 17
  • 18. Refrigerante dá celulite?

    /imagem/dieta/galeria/dieta-verdade-mentira-18.jpg

    Sim e não. O refrigerante em si não causa os temíveis furinhos na pele, mas contribui para que você engorde. E engordar facilita o aparecimento de celulite, também relacionada ao sedentarismo e a fatores genéticos. Mesmo o refri zero (sem açúcar) pode ser um problema. Há suspeitas de que ele engorde por conter gás carbônico (presente também no refrigerante normal, capaz de dilatar o tamanho do estômago) e sódio (que provoca retenção líquida).
    Foto: Ilustração: William Terra

    dieta verdade e mentira 18

Dieta: mitos e verdades

Algumas táticas para perder peso só causam sofrimento à toa. A seguir, dez especialistas revelam o que é mito e o que realmente ajuda a emagrecer.

Atualizado em Por Silvia Amélia de Araújo - Edição: MdeMulher

Conteúdo GLOSS
Rede MdeMulher
Publicidade