Sucos que secam a gordura
Belisa Rotondi

Derreta as gordurinhas com sucos variados
Foto: Nélio Rodrigues

Nutritivos, saborosos... e emagrecedores! Assim são os coloridos sucos consumidos na dieta dos sete dias, que promete eliminar 3 quilos e livrar o organismo das toxinas prejudiciais à saúde. Esse programa de emagrecimento é baseado na ingestão de frutas e hortaliças na forma de líquidos. 

Ele é apresentado de maneira completa no livro A Fantástica Dieta dos Sucos (ed. Marco Zero). A autora, Amanda Cross, é jornalista e escritora com várias publicações sobre perda de peso. Para fazer a dieta proposta por ela, o ideal é usar um liquidificador, uma centrífuga ou um juicer (extrator de sucos). Ela pode ser feita de três maneiras (veja quadro ao lado), todas acompanhadas de exercícios físicos - caminhadas de 30 minutos, por exemplo.

Confira algumas receitas de sucos


Além de emagrecer, essa dieta limpa o organismo e deixa você mais bonita. A pele fica melhor, e o cabelo ganha mais brilho. Por ser à base de frutas, é um regime que sai barato. Você pode adicionar às bebidas linhaça, soja, gengibre e outros ingredientes. Fácil, fácil.

Não tem desculpa

Existem três maneiras de fazer essa "sucoterapia emagrecedora": 

1. A versão mais eficiente
Uma maneira rápida de perder peso é seguindo a dieta por sete dias, quase exclusivamente com sucos e vitaminas. 

2. Só nos fins de semana
Outra opção é tomar os sucos só no sábado e no domingo. De segunda a sexta-feira, o regime é com comida, mas é preciso fazer uma alimentação equilibrada. Para quem trabalha fora, essa é a maneira ideal de seguir a dieta. 

3. Uma refeição sólida
Nesse caso, a pessoa toma suco todos os dias, mas pode trocar o almoço ou o jantar por uma refeição sólida. Esta opção de dieta é mais leve, dá para aplicar por 14 dias. 

Vá com calma
Se você está pensando que um programa à base de sucos pode ser uma mudança drástica demais, fique tranquila. Antes de iniciar, o ideal é fazer uma pré-dieta. Ela serve para eliminar - ou reduzir - por uma semana o consumo de “venenos” da boa forma: açúcar, farinha branca e comidas gordurosas. Assim, o corpo se prepara aos poucos para os próximos sete dias só com líquidos.

 

Imagine que seu corpo é uma máquina projetada para realizar milhares de tarefas. Para funcionar, essa máquina depende de três combustíveis: comida, água e ar. Se você come grandes quantidades de alimentos inadequados, bebe pouca água e, ainda por cima, respira um ar nada puro, o que acaba acontecendo com a sua máquina? Ela fica danificada. Os órgãos se sobrecarregam e não conseguem mais eliminar as toxinas que circulam no organismo. Ele passa a ter um metabolismo mais lento e estoca gordura em excesso. Os sucos de vegetais contêm alto teor de água e nutrientes. Por isso, eles promovem uma faxina, eliminando toda essa sujeira de dentro da gente. Não é à toa que a dieta dos sucos emagrece e, ao mesmo tempo, proporciona disposição e bem-estar.