Alongamento: passo a passo para fortalecer os músculos

Confira um passo a passo fácil de alongamento que ajuda a fortalecer os músculos e ainda aumenta a flexibilidade

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 26/09/2011 em

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Todo mundo sabe que se exercitar faz um bem danado, pois neurotransmissores como a endorfina, responsável pela sensação de euforia e bem-estar, são liberados. Mas um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland, nos Estad
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Estudo publicado no periódico American Journal of Industrial Medicine afirma: pessoas que se alongam por 15 minutos no trabalho são mais produtivas
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Para não ficar dolorida depois do treino ou se machucar enquanto pratica os exercícios, é indispensável fazer alongamento. "Ele aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos, melhorando a saúde das articulações. Também corrige a postura, deixando o corpo mais longelíneo", explica Giu Bergamos, professora do Studio Criah Movimento (SP), que criou esta série superfácil. Preparada?

Passo a passo

Alongamento: passo a passo para fortalecer os músculos

Ilustração: Luda Lima

1. Deitada de bruços, dobre os cotovelos e apoie as mãos no chão. inspire e eleve o tronco, flexionando a lombar. Deixe as pernas esticadas. fique na posição por 15 segundos. faça três séries de cinco repetições.

2. Deitada de costas, joelhos flexionados e pés no chão. Levante o quadril lentamente até apoiar o corpo nos ombros. inspire e segure a posição por segundos. Volte ao início devagar.

3. Deitada de costas, joelhos flexionados, levante somente a perna direita. entrelace as mãos atrás da coxa e, ao expirar, leve o tronco em direção à perna e vá "escalando" até alcançar o tornozelo. inspire e expire algumas vezes nessa posição. repita com a outra perna.

4. sentada, coluna reta, pernas abertas e esticadas, calcanhares no solo. abra bem os braços e, expirando, gire o tronco para a direita até a mão esquerda alcançar o pé direito. segure a posição por alguns segundos e volte ao início. repita com o outro lado.