Conheça os princípios da dieta detox<br> das celebridades

O segredo das celebridades para ter rosto sem rugas e cintura fina está aqui: eliminar as toxinas. Veja como dar início ao seu projeto beleza já!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 16/07/2012 em

Máxima

um conteúdo de

Perca até 2kg em apenas uma semana
Fernanda Cury

 

Gorduras, sal, açúcar e conservantes são os principais vilões da dieta detox
Foto: Getty Images 

Além de famosas e lindas, sabe o que Juliana Paes, Luiza Brunet, Beyoncé e Jennifer Aniston têm em comum? Todas são adeptas da dieta desintoxicante ou, simplesmente, detox. Sempre que precisam secar rápido e ganhar uma pele mais viçosa, elas adotam um menu rico em alimentos naturais e totalmente isento de industrializados. O princípio é eliminar as substâncias nocivas ao organismo, acumuladas ao longo do tempo. Elas vêm da ingestão de comida com elevadas doses de gorduras saturadas e trans, sal, açúcar, conservantes e agrotóxicos. "O programa detox regulariza as funções do fígado e do intestino, responsáveis por eliminar as toxinas", explica Heloísa Rocha (RJ), médica ortomolecular e autora do livro Emagreça com a Dieta das Famosas (Ed. Abril). Resumindo: o detox otimiza a digestão, acelera a queima de gordura e varre os radicais livres do corpo - por isso, também rejuvenesce.

NÃO COMA
Ovo, leite, queijo, ricota, creme de leite, iogurte, manteiga, sorvete, trigo, massas e pães, adoçantes, açúcar refinado, branco e mascavo, xarope de milho rico em frutose, glúten, trigo, cevada, centeio, cuscuz, farelo, farinha, soja, tofu, leite de soja, iogurte de soja, molho de soja, bebidas cafeinadas, refrigerantes, álcool, carnes, salsichas, linguiças, frios, mariscos, condimentos e conservantes, ketchup, maionese, molhos para salada prontos, sal refinado, fritura, salgadinhos e doces.

COMA
Frutas frescas ou congeladas, frutas secas sem açúcar, como damasco, figo e passas, legumes e verduras, folhas verdes-escuras, como couve, espinafre e agrião, arroz, especialmente o integral, macarrão de arroz, biscoito de arroz, quinoa, amaranto, arroz selvagem, aveia, pão de aveia, ervilha e lentilha, feijão, amêndoas, castanha de caju, nozes, sementes de girassol, de abóbora ou de gergelim, azeite de oliva extravirgem, óleo de linhaça, de amêndoa, de abacate ou de coco, óleo de girassol em pequenas quantidades (por causa do ômega-6 que, em altas doses, é oxidante), leite de arroz, de amêndoa u de cânhamo, água de coco, chá verde, água com limão, stevia, mel, vinagre de maçã, ervas frescas e secas, gengibre, cacau em pó, mostarda (erva), sal marinho (muito usado na cozinha macrobiótica).

Menu da beleza
A nutricionista Giovanna Arcuri, da clínica Gionutri (SP), preparou dois cardápios detox: um para quem quer apenas desintoxicar o organismo e rejuvenescer; outro para aquelas que desejam ficar mais jovens e também emagrecer (até 2 kg em uma semana). O cardápio deve ser seguido por apenas sete dias e, depois, continue mantendo o ¿corpo limpo¿ comendo os alimentos proibidos somente de vez em quando. Você pode repetir a dieta detox após 30 dias de pausa.

Cardápio 1 - 1º dia - Rejuvenesça de dentro para fora

Desjejum - Suco verde (veja receita abaixo)

Café da manhã - 1/2 mamão papaia 3 nozes ou castanhas-do-pará

Almoço - Salada: 1 prato de folhas com 1/2 cenoura ralada + 1 colher (sopa) de sementes, como girassol e abóbora, ou castanhas (temperar com azeite, limão, mel e mostarda) / 2 pegadores de macarrão de arroz com abobrinha e molho de tomate

Lanche da Tarde - 1 fatia média de abacaxi com raspas de limão

Jantar - 1 prato de sopa de couve-flor com alho-poró

Cardápio 2 - 2º dia ao 7º dia - Elimine o inchaço e a gordurinha extra

Desjejum - 1 copo de água (200 ml) em temperatura ambiente com o suco de 1 limão

Café da Manhã - Suco verde (veja receita abaixo)

Almoço - 1 prato de sopa de feijão branco com 1 colher (sopa) de linhaça dourada

Lanche da Tarde - 1 xícara (chá) de chá de hortelã com 1 pedaço pequeno de gengibre

Jantar  - 1 prato de sopa de lentilha

Ceia - Chá à vontade (camomila, cidreira ou erva-doce)