10 dicas para vencer a preguiça e começar a fazer ginástica

Incorporar exercícios físicos ao dia a dia é importantíssimo. Veja então dicas de psicólogos para vencer a preguiça e começar a ginástica

Atualizado em 06/05/2013

Reportagem: Ricardo Régener - Edição: MdeMulher

Conteúdo SOU MAIS EU!

Procure fazer academia acompanhada de alguém!
Foto: Dreamstime

Por que é tão difícil vencer a preguiça e começar a praticar atividades físicas? "A natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos", explica a psicóloga comportamental Olga Tessari.

O que fazer, então? "São necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina vire um hábito consolidado. Enquanto isso, é preciso persistir, mesmo sem vontade", diz o psicólogo esportivo Rodrigo Scialfa. No fundo, a gente sabe disso, né? Mas não desanime. Você não precisa se conformar se alguma vez já fracassou ao tentar incorporar exercícios físicos ao seu dia a dia. Os psicólogos Olga e Rodrigo ensinam dez truques para fazer sua mente trabalhar a seu favor na batalha contra o sedentarismo.

Dicas dos psicólogos

1. Tenha um diário
Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel, em um blog ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir deles e dá motivação nas horas difíceis.

2. Inspire-se em alguém
Cole na sua geladeira uma foto de corpo inteiro de uma mulher com quem você quer ficar parecida ou até um retrato seu do passado. Diga para você mesma que quer ser igual a ela.

3. Comece devagar
Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para desmotivá-la. "Para começar, meia hora por dia, duas vezes por semana, está ótimo", ensina a personal trainer Camila Lopes.

4. Crie metas realistas
Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca da Claudia Leitte são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas.

5. Ganhe recompensas
Após cada meta superada, estabeleça um prêmio (que não seja comida). Pode ser uma roupa nova, um perfume, um passeio ou algo que deixe você realizada e motivada para continuar perseguindo suas metas. Todo mundo precisa de motivação.

6. Encaixe o exercício físico na sua rotina
Se ama ver novela, não adianta fazer exercícios nesse horário. É mais fácil adquirir um hábito novo quando ele se encaixa no seu dia a dia. Se vai entrar numa academia, escolha uma perto da sua casa ou do trabalho.

7. Tenha uma "calça de referência"
Se você quer emagrecer ou afinar a cintura, acostume-se a provar toda semana a mesma calça. É mais fácil perceber as pequenas mudanças no seu corpo assim do que se olhando no espelho.

8. Exercite-se com prazer
Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos... Mas, se após duas semanas ela continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem.

9. Procure companhia
Acompanhadas de alguém de quem gostamos, o tempo de exercício passa mais rápido e há mais estímulo para continuar. Se você não tem companhia, faça amigos na academia.

10. Pare de se sabotar
É comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro também. Pensamentos como "não cumpro nada do que prometo" seguidos de um sentimento de fracasso são típicos da autossabotagem. Se você deixar de fazer o exercício um dia, retome e siga em frente!

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Eyewear For Those Who Love The Outdoors cheap oakley sunglasses http://www.abortionfree.us/ - 22/05/2014 05:01:22

<b>Bia</b> - Para emagrecer basta querer de verdade!! Eu achava exagero os cuidados que outras mulheres tinham consigo então cuidava da pele, cabelos mas não me alimentava e malhava como deveria. Resultado: 10kg acima do peso. Não dar tanto valor a perfeições estéticas e um pouco de preconceito para com o culto ao corpo e resistência por causa desta imposição de uma sociedade burra foi o que me fez descuidar. Chegou um momento em que me tornei prisioneira dentro de um corpo que não era o meu. Antes eu começava a ver os resultados e voltava aos velhos hábitos, hoje sei que é pra vida toda. Ter consciência de que realmente estamos dispostas e paciência nos leva aos resultados. Não adianta se enganar. E olha que legal!! Partir pra ação causa muito menos sofrimento do que não se sentir bem pra sair, pra namorar, viajar e ficar se perguntando quando começaremos e se os resultados virão. Virão sim e a cada minima diferença nos sentimos estimuladas a novos objetivos. Não desistam! - 12/02/2014 17:37:36

<b>Larissa</b> - Eu quero começar a fazer caminhadas e depois correr, quanto tempo mais ou menos eu posso evoluir da caminhada para a corrida? Eu NÃO quero emagrecer, só quero ser mais saudável, tem como fazer isso sem emagrecer? - 15/05/2013 21:06:43

<b>Lucia Ortiz</b> - Comecei a fazer academia Há poucos dois meses,e já percebo as mudanças,estéticamente,fisicamente,mentlamente ,como trabalho um dia sim e outro não não faço todos os dias mas tres vezes por semana ,e também fechei a boca ,como de tudo mas em medida e proporção menor,a dica é todos os dias é uma luta diária de você com você mesma. - 11/05/2013 11:26:05

<b>joice</b> - amei as dicas irei começar hoje - 03/03/2013 19:45:30

<b>Vera Lúcia Souza</b> - Como sempre começo e no meio do processo eu paro, acho que com essas dicas vou conseguir o meu objetivo. Vou começar devagar. Preciso perder 20 quilos. - 28/02/2013 09:06:36

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.