Dieta da caminhada faz emagrecer com saúde

Além de gratuita, a caminhada ajuda a perder peso. Com ela dá para derreter até 9 quilos em um mês. Confira uma dieta especial e emagreça

Publicado em 15/04/2010

Suzana Dias

Conteúdo ANAMARIA
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Caminhar também melhora o humor
Foto: Dreamstime

Você até segue uma dieta para emagrecer, mas treme só de pensar na idéia de praticar atividade física? Pois saiba que há um exercício perfeito para você: a caminhada.

Essa atividade está tão presente na nossa vida que dá para encará-la como um passeio. Além disso, quando você começa a caminhar seu corpo não precisa se adaptar muito, como quando você passa a frequentar uma academia de ginástica.

Só tênis e camiseta
Fácil e de graça, a caminhada é um ótimo jeito de queimar calorias. Com alguns minutos por dia você pode enxugar até 9 quilos por mês. Essa foi a descoberta que pesquisadores americanos anunciaram recentemente. Eles concluíram que 50 minutos é a dose diária adequada para turbinar a dieta. E esse tempo não precisa ser gasto todo de uma vez. Você pode quebrá-lo, por exemplo, em duas saídas de 15 minutos e uma de 20. Não custa tentar!

Segundo Armando Resende, professor da academia Triathon, essa atividade traz outros benefícios. “A caminhada favorece no organismo a produção de substâncias que melhoram o sono e o humor.” Mas antes de começar, o ideal é pedir uma liberação médica.

7 motivos para andar a pé

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Caminhar ajuda a dormir melhor
Foto: Getty Images

1. Aumentar o gasto calórico
Andar a pé é uma ótima maneira de diminuir o número de calorias que você ingeriu no dia sem cortar mais nada da alimentação. Ou seja, você continua comendo igual, mas emagrece mais.

2. Ganhar massa magra
Além de ganhar uma forma mais bonita, os músculos das pernas colaboram para o emagrecimento. Músculos funcionam como fornos de queimar calorias. Logo, quanto mais massa magra, maior é a perda de peso.

3. Ficar mais saudável
O hábito de andar a pé colabora para a saúde em geral e traz condicionamento físico. Você emagrece e, de quebra, melhora o sono, a disposição para trabalhar e o humor também!

4. Sentir menos fome
Caminhar ajuda a diminuir a sensação de fome porque desvia o fluxo de sangue do sistema digestivo para as partes do corpo envolvidas com a atividade.

5. Diminuir a compulsão
Bater perna por aí ocupa seu tempo livre e impede que você coma por tédio ou por falta do que fazer. Afinal, não dá para atacar a geladeira enquanto você está caminhando, né?

6. Reduzir o estresse
A atividade física faz o cérebro liberar mais endorfinas, substâncias naturais que diminuem a fome e combatem os hormônios do estresse - responsáveis, também, pelo ganho de peso.

7. Cuidar de você mesma
O exercício se reverte em um momento dedicado apenas ao seu corpo e ao seu espírito. Aproveite para descansar a cabeça dos problemas e mentalizar coisas boas para si mesma. Vale levar um aparelho para ouvir música com um fone de ouvido.

O jeito certo de andar

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Caminhar pela manhã é mais benéfico
Foto: Getty Images

Alguns cuidados simples garantem a eficiência da sua caminhada:
- Escolha um calçado confortável, de preferência um tênis de boa marca. O investimento é válido para evitar lesões.
- Caminhe num ritmo acelerado, mas sem correr. Procure andar como se fosse perder o ônibus.
- Qualquer horário serve para caminhar. Porém, pela manhã o benefício é maior, porque o corpo ganha disposição para enfrentar o dia. Lembre-se de passar protetor solar.
- Hidrate-se bem, bebendo água antes e depois do exercício. Se possível, tenha uma garrafinha para levar água e tomá-la também durante a caminhada.
- Não caminhe, de maneira alguma, em jejum. Coma sempre alguma coisa leve antes de sair.

 

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Comentários

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<b>RILSON CONRADO </b> - OLA , REALMENTE CAMINHAR AJUDA MUITO , EU COMECEI OS MEUS TRABALHOS NO DIA 01/01/2014 , TENHO 1,70M DE ALTURA E COM UM PESO DE 115 KG , MUITO A CIMA DO PESO , ESTOU FAZENDO CAMINHADA TODOS OS DIAS E JUNTO UMA DIETA QUE UMA NUTRICIONISTA ME PASSOU , HOJE PESEI CEDO E JA ESTOU COM 108 KG , PERDI 7 KG COM CAMINHADA E O APOIO DA PROFISSIONAL ( NUTRICIONISTA ) , FICA A DICA PROCUREM PRIMEIRO UM APOIO PROFISSIONAL , A MINHA META É PERDER MAIS 5 QUILOS ESSE MÊS , COM MUITA CAMINHADA E SEMPRE COMENDO CERTO , BOA SEMANA A TODOS - 03/02/2014 10:20:48

<b>Gustavo P¿o</b> - Amiguinhas, caminhar realmente faz bem...mas pra emagrecer de verdade, minha receita ¿ transar todos os dias. Sentir prazer secsual, ¿ uma verdadeira m¿quina de queimar calorias. - 22/01/2013 11:17:34

<b>Karen</b> - Olá tenho 20 anos e meço 1.55 e peso 70 kg, estou muito fora do peso e isso me encomoda demais, estou fazendo a dieta da proteina faz uma semana e confesso que estou adorando! vou começar agora com a caminhada, nao deixando a dieta de lado. O segredo creio eu é nunca se pesar durante esse processo, pq ai desanima e faz você querer para, Boa sorte a todos um bj - 18/01/2013 01:06:26

<b>luana </b> - oi tenho 17 anos e tenho 75 kilos e 1.50 de altura nao tenho disposi¿¿o para caminhar tenho vergonha oq fazer? - 27/12/2012 15:04:55

<b>elisangela</b> - faz quase 5 meses que eu e minhas amigas da ginastica estamos caminhado uns 3 km,por dia 6 dias da semana e ainda ,o bom é sentir se melhor ,mais firme,mais definida ,mas sobre o peso quase não perdi ,nada continuo pesando,64 kilos como antes,faco ginastica 5 dias da semana,localizada tambem a 5 meses...espero perde uns kilinhos ainda... - 24/11/2012 12:57:42

<b>cristina</b> - dieta já - 12/11/2012 21:19:55

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