A dieta do farelo de aveia

"Sequei 37 kg em 1 ano com farelo de aveia", revela Sabrina Mendes da Silva

Publicado em 22/12/2010

Lígia Bazotti

Conteúdo SOU MAIS EU!
Destaque da Matéria

Sabrina foi dos 95kg para os 58 kg
Foto: Carlos Contreras / Arquivo pessoal

"Até os meus 15 anos, eu era bem magrinha e um tanto sortuda. Comia o que tinha vontade, não praticava esportes e usava manequim 36. Com o passar do tempo, meus hormônios se alteraram e eu me tornei uma pessoa ansiosa. Meu metabolismo também deixou de ser o mesmo. Comecei a engordar, bem devagarzinho e quase sem notar. Aos 25 anos, fiquei desempregada por seis meses. Foi uma fase muito difícil. Com tempo ocioso e a ansiedade a mil, passei a descontar tudo na comida.

Às vezes, minha "sessão gulodice" começava logo cedo. No café da manhã, eu devorava quase um pote de 500 g de maionese com três pãezinhos. Passava a tarde inteira na frente da televisão com um balde de pipoca, ora doce, ora salgada. Quando terminava, eu partia para as bolachas recheadas, barras de chocolate e refrigerantes. Para finalizar, eu preparava massa para o jantar. Meu único prazer era comer, comer e comer!

Com essa rotina, o ponteiro da balança saltou de 80 kg para 95 kg. Minhas roupas não me serviam mais e eu ficava frustrada quando tinha que comprar peças novas. Mas confesso que naquela época eu não me via gorda, de jeito nenhum! Só me considerava um pouco acima do peso...

Sentia cansaço e falta de ar

Em 2009, comecei a sentir as consequências do meu excesso de peso. Me sentia pesada, cansada. Essa sensação ruim me deixava desanimada. Só tinha vontade de ficar enclausurada em casa.

De tanto minha mãe insistir, em novembro fui ao endocrinologista. Ele me pediu uma bateria de exames. Quando os resultados ficaram prontos, tomei um baita susto! O meu colesterol e o nível de glicose estavam altíssimos. E já havia indícios de diabetes. O médico foi categórico: "Você precisa fazer uma reeducação alimentar, que é eficaz e definitiva". Ainda bem que o escutei!

Destaque da Matéria

Sabrina emagreceu tanto que foi capa da revista SOUMAISEU
Foto: Reprodução revista SOUMAISEU

Eliminei 15 kg!

Segui a dieta à risca nos dois primeiros meses e não cometi nenhum deslize, nem durante as festas de fim de ano! Substituir o açúcar pelo adoçante e comer a cada três horas foram as primeiras mudanças que adotamos. Passei a preferir alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes,e preparados da forma menos calórica possível. Quando sentia sede, tomava chá verde ou vermelho.

Durante todo meu processo de emagrecimento, não passei fome um dia sequer, mas ficava ansiosa pela comida. Essa ansiedade foi passando com o tempo. Até meu desejo incontrolável por chocolate foi embora. Quando sentia vontade de comer um doce, optava por um iogurte light sabor ameixa com uma colher de granola e saboreava aos poucos. Acredite, funciona mesmo!

Foi nesse período que conheci os benefícios do farelo de aveia. Ele tem um sabor suave, sacia a fome por mais tempo e ainda diminui os níveis de colesterol. Consumo o farelo de aveia com frutas, leite ou iogurte. Tem até uma versão de pão de fôrma. Era o que eu precisava para enxugar! Emagreci 15 kg nessa primeira fase e comemorei o resultado do meu esforço. Minha mãe também foi beneficiada: ela deu adeus a 8 kg. Foi uma vitória em dose dupla!

Perdi mais 22 kg

Passados os dois meses mais difíceis, continuei com um cardápio leve e rico em aveia. Só que passei a consumir alimentos que me dão mais energia para praticar exercícios físicos. Também voltei a comer alguns itens que eu tinha abolido do meu cardápio. Uma vez por semana, por exemplo, como um quadradinho de chocolate ao leite ou um bombom.

Me matriculei em uma academia e passei a fazer aulas de boxe, ginástica localizada e treinos de musculação. De lá para cá, perdi mais 22 kg e ainda estou emagrecendo! E os exercícios deixaram meu corpo durinho. Nunca me senti tão leve e tão satisfeita com o meu corpo, mas sei que o mais importante dessa história é a minha saúde recuperada. Meus níveis de colesterol e glicose estão controlados! Tenho uma energia e tanto e estou muito feliz!"

 

Nesta matéria

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Eliane - estou 15 kilos acima do meu peso mas ate junho de 2014 sei que vou elininar essas gorduraspois tenho acompanhado as materias e sei que vai me ajuda muito. - 28/12/2013 01:08:50

marta lima - essa ¿ uma dieta muito boa e os ingredientes s¿o mais f¿ceis de encontrar , vou come¿ar amanh¿ . muito obrigda pela dica Deus aben¿oe. e parabens.. depois eu vou vou comentar sobre a minha dieta, eu peso 65kg e preciso perder 10kg. pode ter certeza que vou perder. - 30/11/2012 13:32:07

glaicione - adorei comeco a usar hoje depois eu conto o resultado ok - 15/01/2011 18:29:39

castorina amelia mendes nunes - adoro cha ha algum que posso dar para meu filho de 14anos esta um pouco acima do peso se possivel para queimar gordura,como tomar e fazergrata 14.01.2011 - 14/01/2011 00:17:21

LUCIMARA - oi pessoal, adoro a revista e um dia desses vou mandar minha história e ser capa tbm bjos!!! - 11/01/2011 14:08:13

KEILA GRACIELE BORGES - OLÁ, ESTOU COM 22 KILOS ACIMA DO MEU PESO, ESTOU CONFIANTE QUE VOU CONSEGUIR CHEGAR AO MEU OBJETIVO, PORQUE SUAS MATÉRIAS SOBRE DIETAS E COM SUCESSO SÃO OTIMAS E MAIS TEM A OPNIÃO DO NUTRICIONISTA, POR ISSO CONFIO EM VOÇÊS. - 02/01/2011 18:26:55

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.