nao

Dieta do chá-mate: menos 6 kg em um mês

Assim como o chá verde, a erva-mate está na lista das substâncias naturais aliadas da perda de peso. Mas você precisa acertar na dose. Saiba também como fazer e consumir o chá. Esses e outros segredos garantem o resultado na balança!

Atualizado em 06/06/2014

Reportagem: Eliane Contreras - Edição: MdeMulher

Chá-mate

Saiba como consumir chá-verde para tirar bons proveitos da bebida
Foto: Mari Queiroz

O chá-mate emagrece!

Famosa no preparo do chimarrão e do tereré, a erva-mate agora também virou destaque no mundo das dietas. Estudos científicos recentes mostram que a folha (Ilex paraguariensis) que dá origem ao chá tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas - substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam. Outras vantagens da erva-mate para enxugar as gordurinhas: reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Percebeu quanto essa erva pode fazer a favor da cintura? Uma das primeiras pesquisas relacionando o chá-mate ao emagrecimento aconteceu na Universidade de Lausanne, na Suíça. "Pessoas acima do peso que beberam o chá com frequência perderam gordura corporal com mais facilidade", diz Vanessa Franzen Leite, nutricionista da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre.
 
A cafeína, presente em grande quantidade na erva-mate é a responsável pelo efeito emagrecedor. "É uma substância estimulante e com ação lipolítica - ou seja, facilita a queima da gordura em excesso no organismo", explica a nutricionista. O chá também dá uma leve sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico, adiando a fome. "Há ainda indícios de que a bebida aumenta o volume de massa magra (músculo)", diz Vanessa. Rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios: protege o coração, afasta o risco de tumores e adia as ruguinhas precoces. Pronta para virar fã do mate? Antes saiba que, sozinho, ele não dá conta do recado de todos os quilinhos extras. Você deve associá-lo a uma dieta pouco calórica. Melhor ainda: siga o cardápio a seguir. Ele combina o chá com alimentos que também favorecem a perda de peso.
 

Tudo sobre a erva

Aqui, detalhes e segredos para transformar o chá-mate no seu aliado:
 
Quantas xícaras devo beber? 
Para perder peso, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia - o equivalente a cinco xícaras ou quatro copos grandes - e no máximo 1,5 litro. Mas sempre longe da comida. "A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais", avisa Vanessa Franzen Leite. Por isso, beba o chá até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar. Nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento. 
 
Posso beber o chá com açúcar? 
Se quiser perder peso, beba o chá sem açúcar ou com adoçante. Para amenizar o sabor amargo, uma boa estratégia é bater a infusão com uma fruta adocicada, como abacaxi, maçã e melão. No cardápio a seguir há várias sugestões diferentes de preparar o chá, quente ou gelado. 
 
O chá em latinha ou sachê funciona? 
As duas versões carregam os princípios ativos da erva. Mas o efeito costuma ser mais suave. Isso porque o chá industrializado tem conservantes e o sachê pode misturar diferentes partes da planta. Por isso, dê preferência à erva a granel. É mais fácil de identificar se o chá tem apenas folhas da Ilex paraguariensis, parte da planta que concentra os componentes que ajudam você a perder peso. 
 
Há contraindicações? 
O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Não é o seu caso? Então, apenas evite a bebida à noite, pois tem efeito estimulante e pode atrapalhar a qualidade do sono ou, pior, provocar insônia. Se você já dorme mal, beba a última xícara no máximo às 5 da tarde. 
 
O chá pode ser armazenado? 
Depois de pronto, ele deve ser consumido em 24 horas, quando ainda mantém as propriedades terapêuticas preservadas. Isto é, se, durante esse período, a bebida tiver ficado na geladeira ou numa temperatura abaixo de 4 ºC.
 

Modo certo de fazer 

É muito fácil preparar o chá de erva-mate. Mas pequenos segredos deixam a bebida mais gostosa. Saiba também como garantir o efeito antigordurinha 
 
Leve 1 litro de água filtrada ao fogo. Assim que as primeiras bolhinhas aparecerem (ou chegar a 70 ºC), acrescente 2 colheres de sopa cheias de erva-mate verde (versão usada no chimarrão e no tereré e encontrada em casas de produtos regionais) ou torrada (à venda a granel ou em sachê nos supermercados). Desligue o fogo, tampe a panela, deixa descansar por dez minutos e coe. Beba morno ou frio com adoçante e gotas de limão ou canela. Também fica gostoso bater o chá gelado com uma fruta docinha (veja sugestões no cardápio). Se quiser, prepare uma quantidade maior do chá, leve para o trabalho em uma garrafa térmica ou guarde na geladeira até no máximo por 24 horas. Depois disso, a bebida perde as propriedades terapêuticas e deixa de fazer efeito.
 

Cardápio leve + erva-mate 

Elaborado pela nutricionista Vanessa Franzen Leite, este cardápio de 1200 calorias inclui chá-mate e alimentos que aceleram o metabolismo. As refeições fracionadas (tem dois lanches à tarde!) também ajudam na perda de peso. 
 
Cardápio inserido
Cardápio

Café da manhã

Opção 1: 1 copo (300 ml) de chá-mate gelado batido com 6 morangos, 1 medida de whey protein* e adoçante à base de sucralose (opcional)

Opção 2: 1 xíc. grande (300 ml) de chá-mate quente ou gelado com suco de 1/2 limão e adoçante (opcional) + 2 fatias de pão integral com 1 fatia de queijo light e 1 fatia de peito de peru

Opção 3: 1 copo (300 ml) de chá-mate gelado batido com 1 laranja sem casca e adoçante (opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 col. (sopa) de geleia diet + 1 queijinho fundido light (tipo Polenguinho de Fibras e Cálcio Light)

Opção 4: 1 xíc. grande (300 ml) de chá-mate quente ou gelado com 1/2 limão espremido e adoçante (opcional) + 1 pote (200 ml) de iogurte light com frutas vermelhas (8 amoras, 6 framboesas ou 5 morangos) e 2 col. (sopa) de granola light

Opção 5: 1 xíc. (chá) de leite desnatado com café (ou cacau sem açúcar) e adoçante (opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 col. (sopa) de requeijão light e 1 fatia de peito de peru light

Lanche da manhã

Opção 1: 2 nozes (ou 8 amêndoas cruas) + 1 xíc. grande (300 ml) de chá-mate com limão e adoçante (opcional)

Opção 2: Frutas vermelhas (8 amoras, 6 framboesas ou 5 morangos)

Opção 3: 2 castanhas-do-pará (ou 4 castanhas de caju sem sal)

Opção 4: 1/2 pacotinho de minicenoura opção 5 + 1/2 papaia com gotas de limão 20 minutos antes do almoço + 1 copo ou xíc. grande (300 ml) de chá-mate quente ou gelado com adoçante (opcional)

Almoço

Opção 1: Salada de macarrão e atum (folhas verdes (alface, rúcula, agrião) à vontade, 4 col. (sopa) de legumes (cenoura, beterraba, chuchu), 5 col. (sopa) de macarrão fusili integral al dente e frio, 1 lata de atum light com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e limão ou 1 col./sopa de molho de iogurte desnatado)

Opção 2: Salada de folhas verdes à vontade com 3 col. (sopa) de grão-de-bico, 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e limão (ou vinagre) + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé (120 g) de frango grelhado

Opção 3: Salada de folhas verdes à vontade com 4 col. (sopa) de legumes (vagem, cenoura), 1 col. (sopa) de molho de mostarda + 3 col. (sopa) de purê de batata com cenoura (ou de mandioquinha, de preferência feito sem manteiga) + 1 porção (100 g) de isca de filé-mignon (ou 1 filé grelhado)

Opção 4: Salada de folhas verdes à vontade com rabanete, pepino, 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e limão + 1 pegador de espaguete integral com molho de tomate + 1 filé (200 g) de peixe grelhado

Opção 5: Salada de folhas verdes com rodelas de tomate e pepino e 1 col. (sopa) de molho de iogurte + 2 col. (sopa) de arroz integral com 1 concha pequena de feijão + 1 sobrecoxa (100 g) sem pele assada com ervas

Lanche da tarde 1

Opção 1: 3 fatias de abacaxi com raspas de casca de limão e gengibre

Opção 2: 1/2 pacotinho de minicenoura (ou 1 fatia média de melancia)

Opção 3: 3 col. (sopa) de sorvete diet (ou 1 iogurte light de até 100 ml)

Opção 4: 1 copo (300 ml) de chá-mate gelado batido com 1 fatia grossa de abacaxi e hortelã a gosto

Opção 5: 1 copo (300 ml) de chá-mate gelado batido com 1 maçã pequena sem casca

Lanche da tarde 2

Opção 1: 1 xíc. grande (300 ml) de chá-mate quente ou gelado com suco de 1/2 limão e adoçante (opcional) + 1 barra de proteína (160 calorias)

Opção 2: 1 copo (300 ml) de chá-mate gelado batido com 4 morangos e 1/2 medida de whey de protein*

Opção 3: 1 copo (300 m) de chá-mate gelado batido com 1 fatia grossa de abacaxi e hortelã a gosto + 1 torrada integral com 1 col. (sopa) de creme de ricota light

Opção 4: 1 xíc. grande (300 ml) de chá-mate quente ou gelado com suco de 1/2 limão e adoçante (opcional) + 2 biscoitos integrais light + 1 queijinho fundido light (tipo Polenguinho de Fibras e Cálcio)

Opção 5: 1 copo (300 ml) chá-mate gelado batido com 1 fatia grossa de melão (ou 1/2 maracujá) e 1 medida de whey protein*

Jantar

Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa de legumes com 1 filé (120 g) de frango desfiado + 3 minitorradas

Opção 2: Salada de folhas verdes à vontade com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e vinagre + Omelete com legumes (feita com 2 ovos, 1 fatia de queijo light e 4 col. sopa de seleta de legumes, sem óleo)

Opção 3: Sanduíche aberto: 1 fatia de pão integral com 1 col. (sopa) de maionese light, 1 lata de atum light, 4 rodelas de tomate e folhas verdes à vontade com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e vinagre

Opção 4: Salada de folhas verdes à vontade com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem, sal e vinagre + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 col. (sopa) de carne magra moída refogada com azeitona e ovo, picados

Opção 5: Salada de folhas verdes à vontade com 1 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado + 1 porção média (200 g) de lasanha de berinjela e abobrinha com mussarela light (ou abobrinha ao forno com molho à bolonhesa)

Ceia

Opção 1: 1 copo (200 ml) de suco de maracujá batido com 1/2 medida de whey protein* e adoçante (opcional)

Opção 2: 1 pote pequeno de iogurte light

Opção 3: 2 nozes (ou 4 castanhas de caju ou 1 col./sopa de semente de abóbora sem casca)

Opção 4: 1 taça de gelatina diet

Opção 5: Frutas vermelhas (5 morangos ou 8 amoras)

(Cód. Conteúdo: 785194)
 
* Consuma apenas uma medida de whey protein por dia e a isolada.

Comente