Elimine 5 quilos em 15 dias com a dieta do chá amarelo

Mais saboroso que o chá verde, ele pode ser preparado com ervas aromáticas (hortelã, cidreira, camomila) ou misturado com suco de frutas.

Atualizado em 17/06/2014

Reportagem: Eliane Contreras - Edição: MdeMulher

Chá amarelo

Foto: Thinkstock

Depois do chá verde, branco e vermelho, agora é a vez do amarelo fazer parte da sua dieta e acelerar a perda de peso. Assim como os três primeiros, ele é extraído da planta Camellia sinensis - muda apenas a fase da colheita e o tempo de fermentação. O resultado? Uma bebida de coloração amarelada e sabor suave, quase adocicado - ótima notícia, especialmente para quem não se adaptou ao gosto amargo do famoso chá verde. 
 

Inimigo das toxinas

Um estudo japonês, feito com todos os tipos de chá da Camellia sinensis e publicado na revista americana Phytotherapy Research, revelou que o chá amarelo tem uma quantidade surpreendente de ácido gálico (três vezes mais que no verde e oito que no branco). "Esse componente protege o fígado dos efeitos nocivos das toxinas, geralmente presentes no ar poluído que respiramos e até na alimentação", diz Ana Luísa Faller, nutricionista funcional da Soul Nutrition Consultoria em Nutrição, no Rio de Janeiro. 
 
Outro benefíco do ácido gálico é estimular a produção das enzimas hepáticas, que colocam as substâncias inimigas para fora. "Acumuladas no organismo, as toxinas causam danos às células e, consequentemente, aumentam a retenção de líquido e dificultam a perda de peso", diz a nutricionista Jaqueline Migon, também da Soul Nutrition. Ou seja, o chá amarelo pode contribuir duplamente para você se livrar das gordurinhas teimosas. 
 
Só um detalhe: assim como outros chás, o amarelo deve ser aliado a uma dieta. Melhor ainda se o cardápio privilegiar alimentos que ajudam a saciar a fome rapidinho, além de estimular o bom funcionamento do intestino e do organismo em geral, como o que as nutricionistas Ana Luísa e Jaqueline criaram especialmente para você. A combinação chá amarelo + dieta vai ajudá-la a emagrecer até 5 quilos em 15 dias. Então, já colocou a chaleira no fogo!?
 

A fórmula ideal

Quanto beber 
 
Para obter os benefícios positivos do chá amarelo, você deve consumir no mínimo quatro copos grandes (cerca de 1 litro) por dia. Impossível? Lembre-se: o sabor é bem mais suave que o verde e, por isso, fica fácil (e agradável) atingir essa medida. O problema é o excesso de cafeína? Ele tem um teor reduzido desse componente e, portanto, oferece menos risco de irritar o estômago ou tirar o sono quando consumido no fim do dia. Mesmo assim, evite o consumo se estiver grávida ou com problemas de estômago.
 
Como fazer
 
Coloque a água no fogo, mas não deixe ferver. Assim que surgirem as primeiras bolhinhas, acrescente a erva (1 colher de sobremesa para cada 200 mililitros de água) e desligue o fogo. "A água muito quente degrada os compostos biotivos da erva, diminuindo os efeitos positivos", avisa Ana Luísa, nutricionista da Soul Nutrition, no Rio de Janeiro. Tampe a panela por 5 minutos e coe.
 
A melhor versão 
 
Sempre que possível, prefira a erva desidratada a granel, própria para infusão. As cápsulas com o extrato de chá amarelo também são poderosas, mas devem ser prescritas pelo seu médico ou nutricionista. Você só encontra o chá em pó instantâneo ou sachê? Escolha uma boa marca e observe no rótulo se a erva é extraída da Camellia sinensis. 
 
Boas combinações 
 
O chá pode ser preparado com ervas aromáticas (hortelã, cidreira, camomila) ou misturado com suco de frutas. Porém, sempre use 1 colher de sobremesa da erva para 1 xícara (200 ml) de água. Se quiser preparar uma quantidade maior de chá, mantenha-o na geladeira no máximo por 12 horas. Quente ou frio, o efeito é o mesmo. 
 
Evite beber o chá logo após as refeições principais (almoço e jantar). As catequinas podem prejudicar a absorção dos minerais, principalmente ferro e cálcio, presentes nos alimentos consumidos. Mas, depois de 30 minutos, o chá fica liberado. 
 

Cardápio leve, prático e gostoso + chá amarelo

Combinado a esta dieta de 1200 calorias, o novo chá enxuga os extras rapidinho. Você prefere o chá verde, branco ou vermelho? Sem problemas. Eles podem ser usados no lugar do amarelo.
 
Cardápio inserido
Cardápio

Café da manhã

Opção 1: 1 taça de salada de frutas + 1 copo (200 ml) de leite de soja light com 1 col. (sopa) de granola light + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 2: 2 torradas integrais com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage e 1 col. (sobremesa) de geleia de morango diet + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 3: 1 pote de iogurte de frutas light + ½ papaia com 1 col. (sopa) de farinha de linhaça e aveia + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 4: 8 morangos + 1 pão árabe pequeno com patê de ricota, cenoura e ervas + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 5: 1 banana picada com ½ xíc. (chá) de mix de aveia, uva-passa, castanha-do-pará + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Lanche da manhã

Opção 1: 1 barra de cereais + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 2: 1 taça de salada de frutas + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 3: 1 pera + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 4: 8 amêndoas + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 5: 1 taça de gelatina diet de frutas preparada com chá amarelo (use o chá no lugar da água) e ½ maçã picada

Almoço

Opção 1: 1 prato (raso) de salada de folhas (alface-americana e crespa) com 1 col. (sobremesa) de molho de iogurte e mostarda + 2 col. (sopa) de arroz integral + ½ concha média de lentilha + 1 pedaço médio de quibe assado

Opção 2: 1 prato (raso) de brócolis e couve-flor cozidos no vapor com 1 col. (sobremesa) de gergelim + 2 col. (sopa) de arroz integral + ½ concha média de feijão + 1 filé de peito de frango grelhado

Opção 3: 1 prato (raso) de salada de cenoura, beterraba, grão-de-bico com 1 col. (sopa) de molho vinagrete + 1 filé de peixe (salmão, badejo, pescada) grelhado com 2 col. (sopa) de mandioquinha cozida

Opção 4: 1 prato (raso) de salada de folhas (alface, rúcula, agrião) com tomate e palmito + 2 pegadores de fusilli (integral, de preferência) com molho de tomate e 2 nós pequenos de mussarela de búfala

Opção 5: 1 prato (fundo) de yakissoba (1 xíc./chá de espaguete - integral, de preferência - com brócolis, couve-flor, cenoura, acelga, broto de feijão e tiras de filé mignon)

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 maçã + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 2: Smoothie: bata ½ manga com ½ copo (100 ml) de leite de soja light, 1 xíc. (200 ml) de chá amarelo, gengibre e gelo a gosto

Opção 3: 1 banana picada com 1 col. (sobremesa) de quinua em flocos + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Opção 4: 1 copo (240 ml) de chá amarelo batido com 1 fatia de melão e ½ copo (100 ml) de água-de-coco

Opção 5: ½ xíc. (chá) de mix de damasco, uva-passa, amêndoa e castanha-do-pará + 1 copo (240 ml) de chá amarelo

Lanche da tarde 2

1 copo (240 ml) de chá amarelo

Jantar

Opção 1: 1 prato (raso) de salada de folhas com 1 col. (sobremesa) de semente de girassol + 1 prato (fundo) de sopa de legumes com cogumelo (receita abaixo)

Opção 2: 1 prato (raso) de salada de folhas com tomate, cebola e pepino + 2 panquecas de ricota e espinafre com molho de tomate (receita abaixo)

Opção 3: 1 prato (raso) de salada de folhas com 1 col. (sobremesa) de gergelim + 1 prato (fundo) de canja (feita com peito de frango e arroz - integral, de preferência)

Opção 4: 2 batatas pequenas cozidas + 1 filé de peixe ensopado com tomate, cebola e pimentão + 3 col. (sopa) de panachê de legumes (receita abaixo)

Opção 5: 1 prato (raso) de folhas verdes + 4 col. (sopa) de risotinho de quinua (receita abaixo)

(Cód. Conteúdo: 785868)
 

Sopa de legumes e cogumelos

Ingredientes
. ½ col. (sopa) de óleo
. 1 cebola média picada
. 2 xíc. (chá) de cogumelos frescos variados (champignon, shiitake, shimeji) picados
. 1 cenoura em cubos
. 3 mandioquinhas em cubos
. 4 xíc. (chá) de água
. 4 xíc. (chá) de caldo de vegetais
. 1 pitada de tomilho
. 1 folha de louro
. Sal e pimenta a gosto
  
Modo de preparo
Em uma panela larga, refogue os cogumelos e a cebola até dourar. Acrescente os outros ingredientes e deixe levantar fervura. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos ou até que os legumes estejam macios.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 110
 

Panqueca de ricota e espinafre

Massa
. ½ xíc. (chá) de água
. 1 ovo
. 1 col. (café) de azeite de oliva
. 1 col. (sopa) de farinha de trigo integral
. 3 col. (sopa) de aveia
. Sal a gosto
 
Recheio
. 500 g de ricota fresca amassada
. ½ xíc. (chá) de espinafre cozido e picado
. 1 col. (sopa) de azeite de oliva
. Salsinha picada e sal a gosto
 
Molho de tomate
. 1 lata de tomate pelati (tomate inteiro sem pele) picado
. 1 col. (chá) de azeite de oliva
. 1 cebola picada
. 2 dentes de alho amassados
. Salsinha picada e sal a gosto
 
Modo de preparo
Bata os ingredientes da massa no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente e untada com um fio de óleo. Espalhe ½ concha da massa e doure dos dois lados. Repita até terminar a massa. Para o recheio: misture os ingredientes e recheie as panquecas. Para o molho: refogue a cebola e o alho com o  azeite. Junte o tomate e o sal.  Desligue o fogo, junte a salsinha e coloque sobre as panquecas.
 
Rende: 2 porções (2 panquecas em cada uma)
Calorias por porção: 210
 

Panachê de legumes

Ingredientes
. 1 xíc. (chá) de vagem em pedaços pequenos
. 1 xíc. (chá) de cenoura em rodelas finas
. 1 xíc. (chá) de couve-flor
. 1 xíc. (chá) de brócolis
. ½ xíc. (chá) de água
. Sal a gosto
. 1 col. (sopa) de manteiga picada
 
Modo de preparo
Em um refratário médio, misture os legumes, a água e o sal. Tampe e leve ao micro-ondas por 15 minutos (ou até os legumes começarem a ficar macios). Espalhe a manteiga sobre os legumes e leve ao micro novamente por mais 5 minutos.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 80
 

Risotinho de quinua

Ingredientes
. 1 cebola em fatias finas
. 1 col. (sopa) de azeite de oliva
. 2 xíc. (chá) de quinua em grão
. 4 tomates sem pele e sem semente picados
. 600 ml de caldo de vegetais
. 1 prato (fundo) de espinafre picado
. Sal e noz-moscada a gosto
. 150 g de ricota fresca esfarelada
 
Modo de preparo
Refogue a cebola com o azeite. Junte a quinua e, depois que os grãos absorverem o líquido da panela, adicione o tomate. Cozinhe (em temperatura média) até que a quinua absorva o líquido dos tomates. Abaixe o fogo e vá acrescentando o caldo de vegetais aos poucos. Junte o espinafre, o sal e a noz-moscada. Quando a quinua estiver cozida e o líquido secado, desligue o fogo e misture a ricota.
 
Rende: 4 porções
Calorias por porção: 280

Comente