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2 dietas que prometem resultados a jato!

Testamos os revolucionários - e polêmicos - métodos emagrecedores que prometem deixar você muito mais leve em pouco tempo! Conheça a dieta dissociada e a de Ravenna

Atualizado em 19/02/2013

Reportagem: Paula Brandão Sereno - Edição: MdeMulher

Dietas rápidas

Conheça a dieta dissociada e a de Ravenna
Foto: Getty Images

Ambas são controvertidas e capazes de fazer você perder muito peso em uma semana - e manter a conquista para sempre. A Dieta Dissociada, do endocrinologista da Unifesp João César Castro Soares, diretor do Spa Fazenda Igaratá, em São Paulo, marca hora para você comer carbo e proteína. "Algumas pacientes perdem até 10 quilos em um mês", diz ele. A dieta do dr. Máximo Ravenna vem da Argentina e dá cabo de 40, 60 quilos de uma vez. Em tempo: não se arrisque a fazer nenhuma delas sem consultar um médico ou nutricionista, ok?

Dieta Dissociada - age na queima de gordura localizada

A promessa: menos 3 quilos na primeira semana

O princípio: você não vai precisar deixar de comer nada nem contar calorias. A única regra é ingerir carboidratos do momento em que sair da cama até as 18 horas. Valem batata, cenoura, beterraba, pães e massas integrais. Eles fornecem a energia necessária para as atividades do dia a dia. Depois desse horário, consuma itens ricos em proteína animal, que demoram mais a ser digeridos e, por isso, geram sensação de saciedade para impedi-la de atacar a geladeira na madrugada. "Não é permitido misturar os dois grupos na mesma refeição", avisa João César. Por quê? A resposta tem embasamento biológico: "A combinação dos dois grupos aumenta a liberação de insulina, hormônio responsável por barrar a ação da enzima lipase - encarregada da metabolização das moléculas de gordura", explica. O resultado dessa mistura é engordativo: uma vez que não consegue quebrar a gordura, o organismo acaba por estocá-la, aumentando a camada adiposa.

Os fundamentos da Dieta Dissociada

Restringir carboidratos às refeições diurnas (até as 18 horas).

Deixar para a noite os itens com proteína animal.

Jamais misturar alimentos dos dois grupos na mesma refeição.

Fazer seis refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e assim garantir nunca ficar longos períodos em jejum. São eles o principal gatilho do efeito rebote, quando, após horas sem comer, você sai devorando tudo o que vê pela frente.

Lista de alimentos da Dieta Dissociada

Até as 18 horas:

Nhoque de mandioquinha

Lasanha vegetariana

Pizza integral (com recheio de legumes)

Penne integral

Pão de fôrma integral

Torrada integral

Discos para crepes ou panquecas (com recheio de legumes)

Torta de legumes

Shimeji ou shitake

Tomate pelado

Geleias sem açúcar

Batata bolinha

Frutas: banana, melancia, maçã, laranja, mamão, framboesa, morango, amora

Leite desnatado (segundo o dr. João César, a bebida tem mais carboidrato que proteína)

Doces devem ser evitados. Mas o endocrinologista diz que você pode escolher um dos dias da semana para comer uma guloseima, desde que haja tempo de gastar essas calorias ao logo do dia.

Depois das 18 horas:

Carne moída para almôndegas (sem farinha de rosca)

Atum em água

Sardinha em lata

Filé de frango

Iogurte

Quibe assado

Queijos tipo Polenguinho

Frios magros como peito de peru ou chester

Ovos (para preparar mexidos, com queijo ou presunto magro)

Empanados não são permitidos por serem proteína envolta em farinha (carboidrato).

Antes de morder essa...
Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (RJ), analisa a liberação de carbos integrais de dia e de proteínas após as 18 horas. "Isso diminui o aporte calórico, porque ninguém exagera nos alimentos proteicos. É uma dieta hipocalórica que aumenta a quantidade de fibras." Ela alerta, porém, que, ao voltar ao cardápio normal, talvez recupere tudo o que tiver perdido - acrescido de 30%!

Dieta de Ravenna

A dieta do médico e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna, promete fazer você ter curvas nota 10.

A promessa: menos 2,5 quilos na primeira semana (e todo peso que quiser depois)

O princípio: a Dieta de Ravenna prevê um cardápio de baixas calorias. Após uma bateria de exames, são medidas as porcentagens de massa magra e gordura corporal e um peso ideal é determinado. Um professor de educação física elabora um plano de exercícios e, por fim, um menu é desenhado sob medida. Moema Soares, empresária responsável pela implementação do Centro Ravenna no Brasil, perdeu 47 quilos em sete meses e jura: não passou um pingo de fome. Como? "O excesso de itens com farinha refinada causa desequilíbrio na produção da insulina", explica o dr. Ravenna. Encarregada de transportar as moléculas de açúcar para dentro das células, onde se transformam em energia, a substância aumenta a produção de gordura. Outro detalhe: altos níveis dela geram uma falsa sensação de saciedade que, após duas horas, se transforma em um terrível efeito rebote. Ao interromper esse círculo vicioso, você reduz a fome de forma radical. E, para que as guloseimas servidas em happy hours não a façam cair em tentação, os grupos terapêuticos servem como incentivo a fim de que ganhe força de vontade. Algumas frases repetidas nesses encontros: "Eu gosto mais de mim", "As festas sempre existirão e na próxima eu estarei um espetáculo". "O segredo é não comer o primeiro pedaço", diz Moema. São três os principais mantras do método. O primeiro é fazer o corte: você deve eliminar os excessos e os alimentos que disparam sua compulsão, como pão. O segundo é acertar a medida justa dos itens para não sentir fome e manter o balanço nutricional adequado. Por fim, manter distância do contato constante com a comida para não viver em função dela.

Os fundamentos da Dieta de Ravenna
 São quatro refeições diárias, distribuídas em dois grupos: café da manhã e lanche da tarde; almoço e jantar. No primeiro é orientado o consumo de frutas e iogurte desnatado com café com leite.

Já nas refeições principais, caldo de verduras e legumes (abóbora, brócolis, cebola, por exemplo) com função saciogênica. O objetivo é resgatar o ritual de sentar e se concentrar no que está comendo. Depois, um prato de sobremesa de salada (com folhas, pepino, tomate, cenoura, champignon), seguido de um grelhado (lagarto, frango ou peixe grelhado). Para acompanhar, legumes cozidos. Valem vagem, couve-flor, purê de abóbora, banana-da-terra, suflê de cenoura ou verdura cozida, mas não milho, arroz ou batata. De sobremesa, meia fruta (ameixa, maçã, abacaxi, morango, damasco, goiaba, pêssego, até em compota diet) ou gelatina.

Antes de morder essa...
Vladimir Schraibman, especialista em gastrocirurgia e orientador de cirurgias robóticas do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, acredita no método. "A dieta indica o uso racional de uma alimentação balanceada, evita o açúcar e a farinha branca, que possuem altíssimo índice glicêmico, aborda fatores psicológicos e físicos. Resta saber se quem adotá-la vai conseguir largar vícios do dia a dia, como o pão francês, bolos e chocolates."

Comentários

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