Perca barriga com a pílula antigula

O rimonabanto é a nova sensação na guerra contra a balança. Descubra seus segredos

Publicado em 29/10/2008

Catarina Fávero

Conteúdo VIVA!MAIS
Remédio Rimonabanto

O rimonabanto traz a promessa de eliminar ate 8,5 cm de barriga em um ano
Foto: Dreamstime

A promessa é tentadora: perder até 8,5 cm de barriga em um ano, graças à ingestão diária de uma pílula. Seu nome? Rimonabanto. Aprovada em abril de 2007 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ela está entre as armas mais modernas no combate à obesidade."Além de auxiliar no emagrecimento, age especialmente sobre a gordura abdominal", conta a nutróloga carioca Morgana Waked.

Os benefícios não param aí: "Seus ativos diminuem o risco de diabetes e os níveis do mau colesterol e controlam a fome", destaca o médico ortomolecular carioca Flávio Madruga. Mas se você está apenas alguns quilinhos acima do peso, esqueça! "Só deve tomar o medicamento quem está com sobrepeso, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 27 com doenças agravantes ou para obesos com IMC acima de 30", explica a médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

Viva! conversou com os três especialistas para desvendar os segredos da pílula e de outros remédios para emagrecer:

Posso tomar remédios para emagrecer por conta própria?
Não. Só um médico pode decidir se você deve ou não recorrer aos medicamentos, que só devem ser indicados para pessoas com sobrepeso (IMC acima de 25) com doenças agravantes (pressão alta, colesterol alto, etc.) ou para obesos (IMC maior que 30).

Por que é importante fazer dieta mesmo tomando remédios para emagrecer?
De nada adianta tomar remédios e continuar comendo como antes. O medicamento deve ser usado como uma alavanca para uma mudança de estilo de vida: alimentação mais saudável e prática regular de exercícios. Só assim você não engorda tudo novamente e combate o temível efeito sanfona.

Os remédios causam dependência?
Os anoréxicos, quando mal administrados, podem causar dependência sim.

Por quanto tempo devo tomar o remédio?
Por quanto tempo for necessário, desde que com acompanhamento médico.

Qual a diferença entre o rimonabanto e os outros remédios para emagrecer?
Além de inibir o apetite e auxiliar o emagrecimento geral, o rimonabanto diminui a gordura abdominal — a mais perigosa à saúde, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Como o rimonabanto age no organismo?
A substância bloqueia os receptores endocanabinóides CB1, que estimulam a gula e a vontade de comer.

Onde o encontramos?
O lançamento do Acomplia (Sanofi-aventis) está previsto para este semestre. A caixa, com comprimidos suficientes para 1 mês, custará em média R$ 400. O rimonabanto já está disponível nas farmácias de manipulação e sai mais em conta — cerca de R$ 180.

Por trás dos remédios

Anoréxicos (Femproporex, Anfepramona e Mazindol)
· Como agem: Atuam no cérebro, inibindo o apetite e a gula.
· Efeitos colaterais: Taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade e depressão. Quando mal usado, pode causar dependência.

Sacietógenos (Sibutramina e rimonabanto)
· Como agem:
A substância também atua na região do cérebro, inibindo o apetite.
· Efeitos colaterais: Boca seca, constipação intestinal, insônia e a taquicardia. Já o rimonabanto pode provocar náuseas, tontura, diarréia e insônia.

Inibidores da absorção de gordura (Orlistate)
· Como agem:
Atuam no intestino, impedindo a absorção de 30% da gordura ingerida, que é eliminada pelas fezes.
· Efeitos colaterais: Diarréia, gazes e cólica, que podem ser evitados com uma dieta com pouca gordura.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

- quero saber mais sobre alimentos. - 22/06/2010 22:24:05

Angela - Estou tomando Emadril importado e emagreci 6.3 Kg em 5 semanas, importado mas vale a pena ! www.emadril.com - 13/06/2010 06:35:13

silvania santos - gosto das reportagens sobre emagrecimento fico alegre com as novidades gostaria de continauar recebendo sobre as novidades de como emagrecer bem obrigada bjsssssssssssssssss - 29/05/2010 13:27:09

gmdBSf rqkpvaqlfqqt, [url=http://fudgzherydan.com/]fudgzherydan[/url], [link=http://rrypneofitje.com/]rrypneofitje[/link], http://ajlpedhhteof.com/ - 25/05/2010 03:28:09

sirlanepezarine - eununcatomeiremediodeemagrecer - 22/05/2010 19:32:25

Sandra Barrozo - O Rimanobanto induz até ao suicidio por causar depressão profunda,já a pholia magra não causa dano algum a saúde,tomei e perdi 6 cm de barriga em 2 meses. - 12/05/2010 22:52:30

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.