nao

Abaixe a pressão e emagreça

Atitudes do dia a dia e alimentos certos combatem a hipertensão e as gordurinhas

Publicado em 02/06/2009

Bruna Almeida

Conteúdo ANAMARIA

As uvas e todas as frutas vermelhas 
combatem a hipertensão
Foto: Dreamstime

Ela chega sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, seis em cada dez pessoas que sofrem com a hipertensão nem desconfiam disso. 

Em silêncio, ela torna seu organismo vulnerável a muitas doenças. Quando não é controlada (isso significa mantê-la abaixo de 14 por 9), a pressão alta aumenta bastante o risco de infarto e derrame. 

Menos sal, mais saúde!
A primeira atitude recomendada aos hipertensos é diminuir a quantidade de sal na comida. "No Brasil, temos o costume de acrescentar sal à comida já salgada. Esse hábito é um veneno para a nossa saúde", alerta a nutricionista Fernanda Ziccoletti, do Rio de Janeiro. 

A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a manter a pressão sob controle. Com disposição e força de vontade, você pode mudar algumas atitudes do cotidiano para sair da mira da hipertensão. De quebra, você emagrece até 7 quilos em um mês, ganhando saúde e boa forma.

Hábitos que valem por um tratamento

- Largue o cigarro
Esse inimigo aumenta a frequência cardíaca e a contração dos vasos sanguíneos, o que faz a pressão subir.

- Corte o refrigerante
Ele tem alto teor de sódio. Troque-o por sucos de frutas naturais - eles fornecem vitaminas e minerais que protegem o organismo de doenças infecciosas.

- Prefira o azeite
Contém ácido oleico, tipo de gordura do bem que regula o colesterol e a pressão. Evite esquentá-lo, pois o calor elimina alguns benefícios.

- Faça as pazes com a balança
Quando você está acima do peso, seu corpo precisa se esforçar mais para realizar as tarefas rotineiras. Por isso, seu coração trabalha em dobro e o risco da hipertensão aumenta. Algumas pesquisas indicam que emagrecer cinco quilos é suficiente para derrubar cinco pontos da pressão.

- Diminua a cervejinha
Duas taças de vinho ou duas latas de cerveja fazem bem ao coração, de acordo com um estudo publicado em uma revista científica inglesa. Esse hábito ajuda a diminuir discretamente a pressão, mas a partir da terceira dose o efeito se inverte: o excesso de álcool pode levar sua pressão às alturas!
- Abuse do alho
Ele contém alicina, que ajuda a regular a pressão. 

- Namore bastante
Ao lado de quem a gente ama, nossa pressão cai. Essa foi a conclusão de um estudo recente, feito nos Estados Unidos. O bem-estar libera na corrente sanguínea uma substância chamada serotonina, que proporciona uma sensação de relaxamento ao cérebro. Se você estiver solteira, paquere, saia e se divirta. 

- Fuja dos adoçantes
Eles têm sódio. Prefira adoçar com mel ou estévia. 

- Saboreie as uvas
Aliás, não só as uvas, mas todas as frutas vermelhas - como morango, pitanga, framboesa e açaí. Elas são ricas em substâncias que têm um efeito anti-hipertensivo. 

 

Nesta matéria

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

mayka - uma opção - 15/09/2012 16:39:21

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.