nao

A balança das calorias

Saiba quantas calorias o seu organismo precisa por dia, trace um plano de emagrecimento e conquiste um corpo enxuto

Publicado em 29/10/2008

Catarina Fávero

Conteúdo VIVA!MAIS
Mulher Ginástica

Calcule quantas calorias seu corpo
precisa e emagreça com saúde
Foto: Divulgação

É simples assim: se você come mais do que gasta, engorda. Se come menos, emagrece. "Para secar os quilos extras é necessário ingerir menos calorias do que o seu organismo precisa", explica a nutróloga Daniela Hueb, de Bauru (SP). "Ao ultrapassar o limite de calorias, o corpo estoca o excesso em forma de gordura", completa a especialista.

"O número de calorias que cada organismo necessita diariamente varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas", ensina a nutróloga. Para calcular o seu valor exato, é necessário apelar para a matemática e fazer algumas continhas. Portanto, pegue a calculadora e trace já o seu plano de emagrecimento personalizado!

Programa ideal

· Os especialistas aconselham um cardápio equilibrado diário de 1.200 calorias para um emagrecimento mais lento, porém saudável. Você pode segui-lo até alcançar o peso desejado e ainda deixar um dia da semana livre para comer o que quiser — mas sem exageros!

· Quem quer secar os quilos extras em até um mês pode apostar num cardápio mais enxuto, com cerca de 1.000 calorias diárias. No exemplo citado abaixo, a pessoa emagreceria 1 kg em aproximadamente 10 dias.

· As que querem emagrecer rapidamente podem apostar no cardápio de 800 calorias, rigoroso e eficaz — a pessoa do exemplo abaixo secaria 1 kg em apenas 1 semana. Pode ser seguido por até 10 dias e não é aconselhada a prática de exercícios durante a dieta.

Um pouco de matemática para traçar seu plano de emagrecimento

1. Qual é a sua taxa de metabolismo basal (TMB)?
A TMB revela quanto o seu organismo gasta em repouso para manter as funções vitais, como os batimentos cardíacos e a respiração, sem levar em consideração as atividades diárias. Para calculá-la, utilize a fórmula proposta pela Organização Mundial da Saúde.

Para as mulheres:
· De 10 a 18 anos: 12,2 X peso (kg) + 746
· De 18 a 30 anos: 14,7 X peso (kg) + 496
· De 30 a 60 anos: 8,7 X peso (kg) + 829
· Acima de 60 anos: 10,5 X peso (kg) + 596

Para os homens
· De 10 a 18 anos: 17,5 X peso (kg) + 651
· De 18 a 30 anos: 15,3 X peso (kg) + 679
· De 30 a 60 anos: 8,7 X peso (kg) + 879
· Acima de 60 anos: 13,5 X peso (kg) + 487 

Exemplo:
Uma mulher de 31 anos, com 1,68 m e 69 kg, que trabalha sentada e não pratica atividade física regularmente.
8,7 x 69 kg + 829 TMB = 1.429,3 

2. Qual é o seu fator de atividade (FA)?
Agora, calcule o quanto o seu corpo gasta para manter o seu peso atual, levando em conta a sua rotina de atividades físicas. Consulte a tabela abaixo e procure o número relativo ao seu perfil.

Valores de FA:
· 1,2: Fica a maior parte do tempo sentada e não pratica atividades físicas programadas.
· 1,3 (homens - 1,4): Dia-a-dia movimentado - dirige, cozinha, caminha até o ponto de ônibus, mas sem atividades físicas programadas OU dia-a-dia sedentário e exercícios físicos três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.
· 1,45 (homens - 1,5): Dia-a-dia movimentado e atividades físicas três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.
· 1,5 (homens - 1,6): De uma a duas horas e meia de atividades físicas diárias.
· 1,7 (homens - 1,8): Atividade física diária por mais de três horas. 

3. Qual é a sua necessidade diária de energia?
Para descobrir quantas calorias o seu organismo necessita diariamente basta multiplicar a sua taxa de metabolismo basal pelo fator de atividade (TMB X FA).

Exemplo: (TMB) x (FA)
1.429,3 x 1,2 = 1.715,16 calorias 

4. Trace o seu plano de emagrecimento
Para emagrecer 1 kg, é preciso deixar de ingerir 7.700 calorias. "Claro que em um único dia isso é impossível", diz Daniela. No exemplo citado acima, onde a necessidade diária é de 1.715,16 calorias, se a pessoa adotar um cardápio de 1.200 calorias diárias, ela deixará de fornecer ao organismo 515,16 calorias por dia.

O cálculo é o seguinte:
Necessidade diária - calorias da dieta = número de calorias economizadas

5. Dias necessários para secar 1 kg sem sacrifício
Valor necessário para emagrecer 1 quilo divido pela quantidade de calorias de economia diária
7.700 / 515,16 = 15 dias aproximadamente

Nesta matéria

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

http://www.cadetech.co.uk/top.asp?/category/canada-goose-sale/ moncler outlet http://www.mistrasgroup.co.uk/organisation/mail.asp?/category/moncler-outlet/ - 26/10/2014 00:42:37

http://www.mistrasgroup.co.uk/organisation/mail.asp?/category/moncler-coats/ ca nada goose sale http://www.alwyne.co.uk/webmail.php/category/canada-goose-sale/ - 26/10/2014 00:16:35

http://www.alwyne.co.uk/webmail.php/category/canada-goose8/ moncler http://www.spinalinjurycentre.org.uk/styles/english.asp?/category/moncler8/ - 25/10/2014 23:13:49

Euh, juste comme ça, quand on a ses règles, on a l'impression que ça coule énormément, mais on ne pert que quelques millilitres (5 à 25, ça dépend.) au cours des 56 jours. gucci prezzi http://rumah-it.in/?gucci=gucci-prezzi - 25/10/2014 21:11:14

nike free haven 3.0 nike free everyday nike free 7.0 v2 nike free 7.0 per bambini nike free 5.0 v4 nike foamposite one scarpe nike air yeezy scarpe nike air yeezy high scarpe nike air max uptempo scarpe nike air max terra ninety nike air max tailwind 5 nike air max tacchi scarpe nike air max lunar nike air max luce nike air max ltd 2 nike air max lebron nike air max jordan 4 nike air max hyp nike air max classic nike air max cb34 scarpe nike free 4.0 v2 http://www.myridepool.com/blog/view/80073/wwe-diva-nattie-neidhart-gets-attacked -by-ostrich-in-curacao%E2%80%94see-the-full-total-divas-recap - 25/10/2014 19:22:03

http://www.spinalinjurycentre.org.uk/web.asp?/category/canada-goose-sale/ piumi ni moncler outlet http://www.immaginario.tv/readload.php?q=/category/piumini-moncler-outlet/ - 25/10/2014 15:52:11

Veja todos os comentários

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.