Cinco alimentos que controlam a ansiedade e ajudam a emagrecer

Certos alimentos quando inseridos no cardápio ajudam a controlar a ansiedade e a emagrecer até 2 kg. Confira quais são eles!

Atualizado em 05/04/2012

Conteúdo VIVA!MAIS

O salmão está nas listas dos peixes ricos em ômega 3, que ajuda no controle da ansiedade
Foto: Marcelo Breyne

Viver aflita altera não só seu humor, mas seu peso. A ansiedade eleva a produção de cortisol, um hormônio que promove o acúmulo de gordura. E não só. Quem nunca devorou tudo que encontrou pela frente num momento de nervosismo? A boa notícia é que é possível controlar essa ansiedade com a ajuda de alguns alimentos. Conheça cinco dos mais importantes e emagreça até 2 kg com o autocontrole.

Alimentos que promovem o autocontrole

1. Vai um peixinho?
Um estudo americano mostrou que o ômega 3 reduz em até 20% os níveis de ansiedade. Por isso, inclua no cardápio linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão.

2. Chocolate do bem
Alimentos como banana, arroz integral, soja, chocolate amargo, aves e manga são ricos em triptofano, um aminoácido que antecede a serotonina (que provoca bemestar), contribuindo para menos episódios de ansiedade.

3. Castanhas que acalmam
Cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais de folhas verdes possuem magnésio, substância que bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa ansiedade e estresse.

4. Limão para relaxar
A vitamina C ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse, e combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão. Consuma mais acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

5. Chá relaxante
Sabe o que a Secretaria de Saúde de Maringá (PR) usa na rede pública como calmante suave? A erva valeriana. Até três xícaras de chá (coloque a erva seca em água fervente) por dia podem acalmar e tirar a dor no ombro e no pescoço provocada por tensão muscular.

Comentários

[an error occurred while processing this directive]

Comente

[an error occurred while processing this directive]