N

A dieta do índice glicêmico

Inspire-se no método que fez Camila Pitanga perder 4 kg sem contar caloria e ganhe uma silhueta de parar o trânsito

Publicado em 29/10/2008

Catarina Fávero

Conteúdo VIVA!MAIS
Camila Pitanga

Camila Pitanga enxugou 4 kg ao fazer a
dieta e intensificar a atividade física
Foto: Divulgação

Quando soube que Bebel — sua personagem em Paraíso Tropical — teria de desfilar com pouca roupa, Camila Pitanga resolveu intensificar ainda mais seus cuidados com o corpo. "Não fiz nada de mirabolante: busquei o acompanhamento da minha nutricionista, que montou um cardápio sem maluquices, e intensifiquei a atividade física", revela a atriz.

A nutricionista Regina Sarmento, do Rio de Janeiro, passou um programa eficaz e rápido que não leva em conta o número de calorias ingeridas, e sim o índice glicêmico (IG). Em pouco tempo, ela conseguiu secar 4 kg e passou para os 58 kg, perfeitos para seus 1,71 m de altura. "Em vez de dizer que estou magra, prefiro dizer que estou diciplinada", finaliza.

Entenda o IG

O índice glicêmico indica a velocidade com que os carboidratos são digeridos e transformados em açúcar", explica Regina Sarmento. "Quando o nível de açúcar se eleva excessivamente, o organismo cria uma tendência para armazenar gordura, favorecendo assim o aumento de peso", completa. No cardápio, só entram alimentos com IG baixo. Seguindo o programa por um mês, dá para mandar embora até 4 kg.

Exercícios físicos

As atividades físicas, além de saudáveis, turbinam o programa de emagrecimento. E esqueça a desculpa de falta de tempo ou dinheiro para entrar na academia ou contratar um personal trainer. Uma caminhada pelo bairro, três vezes por semana durante 40 minutos, já é suficiente para acelerar o metabolismo e a queima do estoque de gordura. "Meia hora antes de se exercitar, faça um lanche com alimentos de baixo IG", aconselha a nutricionista. E não deixe de beber dois litros de água por dia!

Lista de alimentos

O que pode
· Frutas: Abacate, ameixa vermelha, carambola, cereja, damasco fresco ou seco, figo, goiaba, laranja, maçã, pêra, pêssego, tangerina. 
· Vegetais e verduras: Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, alho-poró, almeirão, aspargo, azedinha, azeitona, berinjela, bertalha, brócolis, broto de alfafa, broto de bambu, caruru, cebola, cebolinha, cenoura crua, chicória, coentro, cogumelo, couve, couve-flor, endívia, ervilha em vagem, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, nabo japonês, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa, serralha, taioba, tomate e vagem. 
· Grãos: Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico. 
· Carnes: Dê preferência às mais magras, como peixes e frangos. 
· Leites e derivados desnatados
· Oleaginosas 
· Prefira adoçantes naturais de frutose ou stévia.

O que não pode
· Farinhas refinadas: Macarrão, pão, panqueca, bolos, bolachas, etc.
· Açúcares, inclusive os saudáveis como mel, mascavo, melado.
· Amidos como arroz (o integral é liberado), batata e milho.
· Algumas frutas: Abacaxi, banana, mamão, manga, melancia, melão, uva passa, caqui, uva, fruta-do-conde, kiwi, morango. 
· Adoçantes artificiais à base de sacarina, ciclamato, acessulfame-k ou aspartame.

Nesta matéria

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

cristiane - adorei essa dieta vou tentar faze la uma amiga minha fez e ela emagerceu muitooo - 04/04/2012 20:56:08

Tatiana Soares - Vou fazer a dieta,e com isso tentar perder e manter um peso ideal. Assim que estiver atingindo meu objetivo, volto e com para todos se realmente funciona. Beijos a todos. - 17/11/2010 16:20:36

edna - boa tarde! a dieta pode ser uma grande oportunidade de muitos gordinhos(as) de eliminarem e ficarem saudaveis e reiducarem seus abitos alimentares incluindo eu parabens a vcs da mdemulher - 16/11/2010 14:45:20

Janaina Amaral - Puxa, que bacana!achei a materia muito boa e importante! Eduardo, concordo plenamente com vc! - 16/11/2010 13:06:37

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.