Perca 1 kg por semana sem dieta!

Entender como funciona e trabalha seu organismo é o segredo para perder peso e ter mais energia. Acerte os ponteiros do seu relógio biológico e nunca mais brigue com a balança!

Publicado em 02/08/2012

Lygia Rebello - Edição: MdeMulher

Conteúdo ANAMARIA

 

Foto: Getty Images

Quando nosso relógio biológico está desajustado, engordamos e temos mais chances de ter problemas como pressão alta, diabetes, gastrite e depressão. Pouca gente sabe, mas, para quem quer emagrecer, tão importante quanto selecionar a quantidade e o que você come, é seguir um padrão de horário das refeições e dormir bem. “Respeitar o ritmo natural do corpo e fazer com que sua rotina entre em sintonia com ele ajuda não só na perda de peso como aumenta a sua energia e melhora o sono e o humor”, explica a nutricionista inglesa Lyndel Costain, autora do livro The Body Clock Diet (A Dieta do Relógio Biológico, em tradução livre).

Em entrevista exclusiva à AnaMaria, Lyndel explica como funciona o plano de reeducação alimentar que criou com base na cronobiologia, ciência que estuda os ritmos do organismo, responsáveis por
funções básicas e vitais, como acordar, fazer a digestão e pensar. Esse plano é como se nosso organismo tivesse um “relógio interno”, o chamado relógio biológico, que só funciona bem com alimentação saudável nas horas certas e boas noites de sono. “Ajustando seus horários de comer e dormir aos horários naturais do seu corpo, dá pra perder até 1 quilo por semana”, confirma Lyndel.

Veja como regular os ponteiros desse relógio, diga adeus à barriga e ganhe saúde!

COMO FUNCIONA O MÉTODO
O método da nutricionista Lyndel Costain consiste em fazer com que, apesar da rotina estressante – muito trabalho, noites maldormidas e má alimentação –, você consiga entrar em harmonia com o ritmo natural do seu corpo. Ele sai de sintonia toda vez que comemos errado (de forma não saudável e em horários inadequados), fazemos dietas muito radicais, ficamos estressadas e dormimos pouco ou tarde demais da noite.

POR QUE UMA BOA NOITE DE SONO EMAGRECE?
Várias pesquisas já comprovaram que uma boa noite de sono ajuda a ficar mais magra. Entre os mais recentes estudos, um norte-americano, feito pela American Thoracic Society International, revelou
que mulheres que fazem dieta, mas dormem pouco, engordam mais do que as que descansam pelo menos 8 horas por noite. Em outro estudo, dormir pouco ou muito tarde pode resultar no ganho
de até 2 quilos! Entenda por quê:

* Se dormimos pouco, o nível do hormônio cortisol aumenta e, com ele, a fome e o acúmulo de gordura abdominal.
* Durante a noite, liberamos leptina, hormônio responsável por inibir a fome.
* É durante a noite que o hormônio do crescimento age. Ele controla o aumento do tônus muscular e inibe o acúmulo de células de gordura.
* Quer mais? A melatonina, produzida à noite, também é antioxidante, prevenindo o envelhecimento!

O QUE É O RELÓGIO BIOLÓGICO?
O chamado relógio biológico é um mecanismo controlado pelo cérebro responsável por regular a temperatura do corpo, a produção de hormônios, a variação da pressão arterial, o metabolismo, o apetite,
a digestão, a atividade cerebral e as funções de dormir e acordar. Nesse mecanismo, um hormônio que tem papel fundamental para que os ponteiros do nosso relógio interno funcionem corretamente é a
melatonina (também conhecida como hormônio do sono). Ela é liberada enquanto dormimos para ajudar o corpo a descansar, desintoxicar e se restaurar para o dia seguinte. Pela manhã, os níveis de melatonina começam a diminuir, dando o alerta ao corpo de que é hora de acordar!

ACERTE OS PONTEIROS
Siga as orientações da famosa especialista inglesa Lyndel Costain, respeitando o funcionamento do corpo, e perca 1 kg por semana! Além de respeitar os horários, não fique mais de três horas
sem comer. Ou seja, sua agenda diária deve ter três refeições principais e dois lanches.

Das 6:00 às 8:00
O corpo se prepara para acordar: a temperatura e os níveis de cortisol sobem. É hora de abastecer o organismo com nutrientes. Coma até 1 hora após acordar. Prefira carboidratos.
Sugestão: 1 copo de suco de laranja + 40 g de cereais com leite + 1 xícara de chá ou café

Das 9:00 às 11:00
 A adrenalina e a temperatura aumentam. A mente está alerta. Cama um lanche para ajudar a equilibrar as taxas de insulina e açúcar no sangue e turbinar ainda mais a concentração.
Sugestão: Um punhado de frutas secas ou castanhas.

Das 12:00 às 13:00
Dispara o apetite. Invista em alimentos que controlem os efeitos da galanina, que estimula a vontade de comer. Aposte em proteínas, legumes e verduras.
Sugestão: 1 fatia de pão de centeio + 50 g de carne magra + salada de agrião com pera e queijo (15 g de gorgonzola) + 1 fruta

Das 13:00 às 15:00
A energia e a temperatura corporal caem, provocando sonolência. A pausa após o almoço atende à necessidade biológica de repouso nesse horário. Estudos mostram que uma soneca depois do almoço (de até 20 minutos) alivia o cansaço e melhora o raciocínio à tarde.

Das 15:00 às 16:00
 Adrenalina, temperatura e cortisol voltam a subir. Ótimo momento do dia para quem precisa se concentrar no trabalho ou nos estudos. Comer um lanche nesse horário garante o controle dos reguladores de apetite.
Sugestão: Um iogurte de frutas light.

Das 16:00 às 19:00
 A coordenação, a força, o vigor, a temperatura corporal, o metabolismo e a adrenalina atingem seus maiores níveis. O humor também melhora. É o melhor momento para fazer exercícios físicos. Aposte em uma atividade que lhe dê prazer!

Das 20:00 às 23:00
O corpo libera melatonina, se preparando para uma noite de sono. O cansaço mental e físico dão sinais. Coma até três horas antes de ir para a cama.
Sugestão: 1 filé de peixe grelhado com lentilhas e espinafre + tomates grelhados + salada de frutas com manga, kiwi e abacaxi.

Das 23:00 às 4:00
O nível de melatonina sobe. No sono profundo, os hormônios que regulam o metabolismo e o crescimento agem e os do estresse são inibidos. Não ataque a geladeira no meio da noite de jeito nenhum e evite ir para a cama muito tarde.

Das 4:00 às 6:00
 A temperatura do corpo e o sistema de alerta do organismo estão em seu nível mais baixo, para promover um sono de qualidade e uma total recuperação mental para começar o dia seguinte a mil!
Durma pelo menos oito horas por noite para ajudar no emagrecimento.

APOSTE NESTES ALIMENTOS:
* Leite desnatado ou semidesnatado
* Frutas e verduras
* Ervas como temperos
* Iogurtes light
* Azeitonas ou azeite de oliva
* Ovos
* Queijos tipo gorgonzola ou parmesão
* Carnes magras e brancas
* Castanhas e frutas secas
* Lentilha
* Atum e sardinha (até os enlatados)
* Vinagre

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

Audrey, you¿re very welcome. Everyone deserves some form of living memorial! I¿m honored to do this for my dear friend Janet. If you have images you¿d like me to add, send the along. ray bans sale uk http://raybansale.ciprlearning.co.uk - 15/05/2014 11:49:50

ngifonwzicd zippo tricks http://www.jeuxselect.fr/7-2013-2014-choice-briquets-zippo - 24/02/2014 15:31:08

<b>Lorrayne</b> - Achei super interessante as dicas, obviamente tem uma especie de dieta mas o que me chamou a atenção é que as sugestões são o que o organismo necessita todos os dias . Por isso acho que vou tentar se conseguir ficarei muito feliz pois ao 17 anos já estou 10 kg. acima do meu peso ideal! - 18/08/2012 13:25:28

<b>Flávia Santos</b> - A matéria "Perca 1 kg por semana sem dieta! é interessante por estimular as pessoas a terem uma disciplina com os horários de alimentação, mas obviamente oferece, atráves das sugestões, uma dieta. Outra coisa, corrijam a palavra "coma", pois em algum lugar no texto ela aparece escrita "cama".Não leve isso como uma ofensa, apenas é uma observação mesmo.Abraços - 05/08/2012 21:43:04

<b>Cristiano</b> - Trabalhamos com medicamentos em geral: Roacutan, VICTOZA, Sibutramina, Desobesi-M, Dualid, Moderine, Fagolipo, Diazepam... entre outros! Para mais informações entre em contato através do e-mail: medicamentosonline@live.com - 03/08/2012 01:22:22

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.