Potencialize a dieta com semente de abóbora

Nutricionista funcional ensina a combinar a semente com termogênicos

Publicado em 24/04/2012

Reportagem: Paula Aftimus - Edição: MdeMulher

Conteúdo VIVA!MAIS
Semente de abóbora

Sementes de abóbora
Foto: Dercílio/SAÚDE


Sem segredos: os chamados alimentos termogênicos, como a pimenta, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar gordura ao elevar a temperatura corporal. Outra notícia já conhecida: a semente de abóbora, rica em fibras, prolonga a sensação de saciedade, faz você comer menos e ainda a deixa mais disposta e bem-humorada.

Que tal então potencializar o efeito do seu regime com a combinação dessas duas qualidades de alimentos. "Não existe problema em unir os efeitos de ambos na mesma dieta", afirma o nutricionista funcional e clínico Fábio Bicalho, do Rio de Janeiro.

Semente de abóbora
Uma vez ingerida, a semente "gruda" nos açúcares e gorduras do intestino, ajudando o corpo a se livrar deles. "Rica em fibras, ela retarda a digestão, dando a sensação de saciedade", explica Fábio Bicalho.

Modo de preparo
Lave as sementes e deixe-as secar por um dia em uma peneira. Depois, leve ao forno para assar. Para fazer a farinha, basta triturá-la seca no liquidificador. Coma a semente como aperitivo ou despeje o pó em sucos e saladas.

Quanto comer
Cerca de 30 g por dia. Isso equivale a duas ou três colheres de sopa da semente crua ou em pó.

Termogênicos
O nutricionista Fábio Bicalho apresenta uma série de alimentos termogênicos para você incluir em suas refeições. Porém, sempre vale lembrar: o consumo desses itens deve ser moderado, respeitando a tolerância de cada um. Não é necessário ingerir todas as opções dessa lista na mesma refeição.

Pimenta vermelha
É fonte de capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo do corpo. Adicione a gosto, nas refeições que desejar.

Gengibre
A raiz auxilia no aumento do gasto calórico. pode ser ingerida a gosto em sucos, saladas e sopas.

Canela
Despeje uma colher de café sobre frutas ou ainda em chás. Ingerir canela, que acelera o metabolismo, depois das 15 h pode comprometer o sono.

Curry
Tempero indiano à base de várias ervas e raízes. É antioxidante, estimulante e digestivo. use-o para temperar uma das suas refeições do dia, como o arroz.

Aspargo fresco
Rico em glutadina, trata-se de um desintoxicante e deve ser consumido no vapor.

Chá verde, branco ou de hibisco
Transformam a gordura corporal em fonte de energia. Beba (pode ser gelado) 200 ml no café da manhã e no lanche da tarde. porém, para não comprometer o sono, só até as 15h. Nunca tome logo depois do almoço, pois a bebida impede a absorção de ferro.

Alho
Conhecido antioxidante, antibiótico e desintoxicante, pode ser utilizado como tempero.

Vinagre de maçã
Torna o processo metabólico mais eficiente. Consumir uma colher de chá duas vezes ao dia.

Mostarda
A folha, que ajuda no bom funcionamento do intestino, pode ser ingerida crua bem picadinha, cozida, em saladas ou em sopas.

Comentários

Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.

J.Neto - Meninas,Na lojinha de importados tem pacote de 1/2 kilo, pronto para consumir.At¿ eu vou entrar nessa...rsrsSds - 14/11/2012 11:17:44

Raquel - Nossa, que dica maravilhosa.. Eu adoro abobora com jiló e esses dias joguei muitas sementes fora.. Da próxima vou aproveitar.. - 28/04/2012 07:51:41

Comente

Li e concordo com os termos de uso do site.