Saladas leves que emagrecem

Use verduras, legumes e molhos para compor um prato principal delicioso e comer menos alimentos calóricos

Publicado em 10/02/2009

Karla Precioso

Conteúdo ANAMARIA

Basta equilibrar o sabor dos ingredientes
para criar uma salada saborosa
Foto: Dreamstime

Quando o assunto é alimentação saudável, a salada costuma ser a campeã dos cardápios. Isso porque as folhas e os legumes são ricos em carotenoides, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. E tem mais: quem come salada tem uma digestão mais fácil e rápida, evitando aquela sensação de moleza que costuma surgir depois de uma refeição pesada. 

O hábito de ingerir folhas traz outras vantagens ao organismo. É o que garante Renata Maria Padovani, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Começar a refeição pela salada intensifica o efeito dos alimentos, melhora a flora intestinal e, de quebra, faz você comer menos os pratos calóricos”, afirma a nutricionista.

Combinações magrinhas 

- Cores
Quanto mais colorida for a salada, mais benefícios ela trará. Combine vários tipos de folhas, como alface, agrião, acelga, rúcula e almeirão. Enriqueça o prato com lentilha, feijão ou soja cozidos. Inclua também legumes: cenoura, batata, beterraba, berinjela e abobrinha. Para ousar, acrescente frutas, como abacaxi, maçã e manga. 

- Temperos
Use azeite (mas com moderação!), vinagre balsâmico, suco de limão e molhos à base de iogurte, maionese light e mel. Abuse de ervas como coentro, manjericão, mostarda, hortelã e erva-doce. 

- Refeição completa
Monte a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição. Além das folhas, acrescente carboidratos, como batatas cozidas ou torradinhas. Inclua também uma porção de proteína - fatias de queijo branco ou tiras de peito de frango grelhadas.

Algumas curiosidades 

- As verduras se deterioram rapidamente. Na hora de comprar, verifique se não há folhas queimadas ou amareladas. Pequenos furos podem indicar a presença de larvas e insetos. 

- Os temperos estimulam as funções digestivas, geralmente lentas em pessoas com anemia e problemas nervosos. 

- Bactérias conseguem se fixar facilmente nas folhas verdes, causando contaminação. Por isso, lave-as bem em água corrente. Depois, deixe-as de molho por 30 minutos em uma solução com ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 litro de água. Você também pode usar água sanitária: para 1 litro de água, 1 colher (sopa) do produto. Depois, lave em água corrente.

Comentários

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marii - comecei a dietas das folhas sera que dara resutado/ - 18/10/2013 10:42:17

CLEO - OTIMAS - 19/03/2013 17:49:03

flavia melo - boa tarde estou precisando emagrecer com uma semana,quer dizer perde barriga sera que consigo comendo so salada? mim de uma ideia por favor.o que devo comer? nao tenho tempo para fazer ginastisca - 28/11/2012 18:30:22

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