Seque até 3 kg em 1 semana com ovos!

Cozido, pochê ou mexido, o ovo é um alimento versátil que ajuda a enxugar a barriga rapidinho e a não enjoar da dieta

Ao contrário do que se pensou por muito tempo, o ovo não faz mal à saúde do coração
Foto: Dreamstime

De inimigo do coração – por ser acusado de aumentar o colesterol – durante anos para amigo da saúde e da dieta nos últimos tempos, o ovo é poderoso para exterminar os quilos extras. O álibi vem de pesquisas que apontam, entre outras coisas, que comer ovos logo no café da manhã emagrece. “Além disso, garante uma pele mais bonita e ajuda no alívio da ansiedade”, diz a nutricionista Adriana Gomes, diretora da Alef Assessoria Nutricional, em São Paulo. E tudo sem gastar muito! “Uma dúzia de ovos custa, em média, R$ 4”, completa.

Cozido, pochê ou mexido, o ovo também é um alimento versátil, ou seja, pode ser consumido de várias formas, e aí você não enjoa fácil da dieta. Mas deixe de lado a versão frita, ok? “É fácil e rápido de preparar, gostoso e acessível”, diz a estudante de artes visuais Mariéle de Castro, 21 anos, que emagreceu 24 kg em seis meses incluindo ovos em sua reeducação alimentar.

Aproveite todas as vantagens desse rico alimento que você já tem em casa e siga o cardápio criado pela nutricionista. Ela garante que dá para enxugar até 3 kg em uma semana se fizer exercícios junto. “Pule corda ao menos duas vezes ao dia por 15 minutos”, lembra. Assim ficou bem fácil, vai?

Por que ajuda a emagrecer?

Fonte de proteína de alta qualidade (mais bem absorvida pelo organismo), o ovo demora mais para ser digerido, o que prolonga a sensação de saciedade. A notícia não poderia ser melhor para quem está de dieta! Além disso, o ovo é pouco calórico: tem, em média, 70 calorias! É o mesmo que uma bala – zero saúde! – ou uma fruta. Há alguns anos, uma pesquisa de cientistas da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) mostrou que pessoas que comiam dois ovos no café da manhã emagreceram 65% mais do que aquelas que ingeriam pães. Além disso, a redução de cintura foi 34% maior e a de gordura, 16%. “O ideal é que o ovo seja consumido no café da manhã. Ele ajuda a equilibrar a produção de insulina”, afirma Adriana.

Não tenha medo!

Ao contrário do que se pensou por muito tempo, o ovo não faz mal à saúde do coração e deve ter espaço garantido no seu prato. “As novas pesquisas comprovam que o ovo, além de não influenciar nas taxas de colesterol, ainda auxilia no seu controle, pois contém grande quantidade de ácidos graxos mono e poli-insaturados”, diz a nutricionista. Em mais uma pesquisa que absolve o alimento da culpa, cientistas americanos provaram ainda que ele melhorou as taxas do colesterol bom, o HDL, e não influenciou nos níveis do colesterol ruim, o LDL.

Seque até 3 kg em 1 semana com ovos!

160 cal X 70 cal
Foto: Getty Images

A melhor forma de consumir

Quem está de dieta sabe que frituras são proibidas, e com o ovo não seria diferente. O melhor modo de consumi-lo é cozido, pochê ou mexido. “Evite a todo custo comê-lo frito, por causa do óleo”, diz Adriana. Um ovo cozido tem 70 calorias. “A versão frita tem mais do que o dobro disso.” Para preparar dois ovos inteiros mexidos, você precisa usar no máximo uma colher de sobremesa de óleo. Nas demais preparações, água já é o suficiente. “Se a pessoa não tem problema renal, pode comer, por dia, claras cozidas à vontade e até três ovos cozidos inteiros”, completa.

Cheio de benefícios, o ovo também…

Combate a flacidez
Ele ajuda a deixar o corpo durinho! “O aminoácido leucina, presente principalmente na clara, ajuda a reduzir a perda de massa magra, ou seja, músculo”, diz Adriana. Com isso, você seca sem ficar flácida e com tudo no lugar.

Deixa a pele mais bonita
Fonte de vitaminas e minerais antioxidantes, o ovo garante mais beleza e saúde à pele e ainda retarda o aparecimento das indesejáveis ruguinhas! A clara, que é rica em colágeno, deixa seu rosto mais firme e aveludado.

Melhora o humor
E reduz a ansiedade, por ter triptofano, substância que ajuda na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

· Atenção: Quem tem problemas renais não deve seguir este cardápio!

Mais proteína boa no prato

A nutricionista Adriana Gomes elaborou um cardápio com 900 calorias diárias para você perder até 3 kg em uma semana. “Siga-o por até uma semana e faça só uma vez no mês”, orienta.

Cardápio inserido
div#cardapio_wrap div,div#cardapio_wrap span,div#cardapio_wrap div#cardapio_wraph1, div#cardapio_wraph2, div#cardapio_wraph3, div#cardapio_wrap p, div#cardapio_wrap a, div#cardapio_wrap em, div#cardapio_wrap img,
div#cardapio_wrap strong, div#cardapio_wrap b, div#cardapio_wrap u, div#cardapio_wrap i, div#cardapio_wrap center, div#cardapio_wrap table, div#cardapio_wrap tr, div#cardapio_wrap td{margin:0;padding:0;border:0;font-size:100%;font:inherit;vertical-align:baseline;}
body{line-height:1;}
table{border-collapse:collapse;border-spacing:0;}

div#cardapio_wrap{font-family:Arial,sans-serif;overflow:hidden;width:620px;}
div#cardapio_wrap div#cardapio_header{background-color:#404042;display:table;height:38px;text-align:center;text-transform:uppercase;width:100%;}
div#cardapio_wrap div#cardapio_header span{color:#fff;display:table-cell;font-size:18px;font-weight:bold;vertical-align:middle;}
div#cardapio_table{display:table;overflow:hidden;width:620px;}
div#cardapio_table div.cardapio_column{background-color:#f6f6f6;display:table-cell;padding-bottom:20px;vertical-align:top;width:205px;}
div#cardapio_table div.cardapio_column.middle{border-left:2px solid #fff;border-right:2px solid #fff;background-color:#eeeeee;margin:0 2px;width:206px;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item{float:left;width:204px;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item h3{color:#000;display:block;font-size:14px;font-weight:bold;letter-spacing:0px;margin:15px 0 11px;text-align:center;text-transform:uppercase;width:100%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column.bottom div.cardapio_item h3{margin-top:0;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item p{color:#6f6f6f;display:block;font-size:13px;line-height:19px;margin:0 auto;width:90%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item h4{color:#6f6f6f;display:block;font-size:13px;font-weight:bold;margin:15px auto 0;text-align:left;width:90%;}

@media only screen and (max-width: 620px), only screen and (max-device-width: 620px){
div#cardapio_table,div#cardapio_wrap{width:100%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column{background-color:#fff;display:block;float:left;margin:0 0 3px;padding-bottom:0;width:100%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column.middle{background-color:#fff;display:block;margin:0 0 3px;width:100%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column.middle div.cardapio_item{background-color:#eeeeee;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item{background-color:#f6f6f6;float:left;padding-bottom:20px;width:100%;}
div#cardapio_table div.cardapio_column div.cardapio_item h3{margin:15px auto 11px;text-align:left;width:90%;}
}

br.clear{clear:both}

Cardápio

Café da manhã

· DIA 1: 1 ovo pochê + 1 torrada integral + 1 laranja
· DIA 2: 1 ovo cozido com pouquíssimo sal + 1 mexerica
· DIA 3: 1 fatia de pão integral + 1 ovo mexido com tomate picado [usar 1 col. (chá) de óleo e pouco sal]

Lanche da manhã

· DIA 1: 1 iogurte
· DIA 2: 1 maçã + 1 copo com água
· DIA 3: 1 goiaba + 1 copo com água

Almoço

· DIA 1:1 prato (sobremesa) de salada verde com tomate + 2 claras mexidas com tomate picado [usar 1 col. (chá) de óleo] + 1 mexerica
· DIA 2: 2 ovos mexidos com tomate picado [com até 1 col. (chá) de óleo] + 1 prato de salada [com 1 col. (chá) de azeite e pouco sal] + 3 col. (sopa) de cenoura cozida + 1 goiaba
· DIA 3: 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 ovos cozidos + 2 col. (sopa) cheias de couve refogada

Lanche da tarde

· DIA 1: 1 banana + 1 copo com água
· DIA 2: 1 pera + 1 copo com água
· DIA 3: 1 maçã + 1 copo com água

Jantar

· DIA 1: 1 ovo cozido + 1 pera + 1 xícara de chá de ervas (cidreira, camomila ou capim-santo)
· DIA 2: 2 claras de ovos pochês + 1 banana + 1 xícara de chá de erva-cidreira
· DIA 3: 2 claras de ovos pochês + salada colorida (alface, rúcula, agrião e cenoura ralada) + 1 xícara de chá de camomila ou cidreira ou capim-santo

(Cód. Conteúdo: 744292)

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s