Água gelada com limão acelera o metabolismo

"Sequei 35 kg com a dieta da água gelada com limão. A bebida, que é refrescante, prática e baratinha, acelerou meu metabolismo e turbinou meu emagrecimento!", conta Elaine Kanno

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 06/06/2013 em

Sou+Eu

um conteúdo de

Água gelada com limão acelera o metabolismo
Reportagem:Lígia Scalise - Edição: MdeMulher

Elaine Cristina dos Santos Kanno, 32 anos, secretária executiva, Vicente Pires, DF
Foto: Alan Teixeira

"A comida sempre foi minha melhor amiga. Desde criança, comia para me sentir melhor, para esquecer os problemas. E bota problema nisso: minha mãe faleceu quando eu tinha apenas 5 anos e logo depois meu pai abandonou a mim e meu irmão caçula. Fomos criados por nossos tios e avós maternos. Eles fizeram de tudo para nos dar o melhor, mas sempre carreguei o vazio do abandono. Aí, para preencher essa lacuna, comia tudo que aparecesse na minha frente: doces, salgados, frituras, lanches, guloseimas... Por isso, me tornei uma criança e uma adolescente bem gordinha. Quando engravidei, aos 18 anos, em 1998, comecei minha trajetória de mãe e de esposa, e me esqueci como mulher. Tive que ir até o fundo do poço para cair na real e perceber que precisava dar uma guinada total na minha vida.

Três gestações me deixaram com 100 kg
Minha primeira gestação aconteceu sem querer, mas foi uma grande emoção. Só que, depois de ter o Marcelo, engordei 20 kg e fiquei com 75 kg. Aí, fui morar com meu marido em uma cidadezinha no Distrito Federal, e passei a me sentir muito sozinha. Enquanto ele trabalhava, eu cuidava da casa e do nosso filho. Aí descobri meu talento na cozinha e virei fã número 1 da minha arte. Cozinhava e comia o dia inteiro.

A segunda e a terceira gestações, da Bruna e da Gabi, aconteceram coladinhas, em 2000 e 2001. E aí cheguei aos 100 kg e estacionei! Nessa época, vivi a pior fase da minha vida. Meu marido entrou na faculdade e passou a ficar praticamente o dia todo fora. Só voltava à noitinha. Enquanto isso, eu cuidava de duas crianças e uma recém-nascida. Ele saía, fazia amigos, via o mundo acontecer e eu vegetava, me afundando cada vez mais na comilança. Vivia para ser a melhor mãe, dona de casa, esposa e cozinheira.

Meus familiares, quando me visitavam, diziam que eu tinha um rosto lindo e tentavam alertar sobre meu peso. Eu sabia que eles tinham razão, mas não encontrava forças para mudar aquela situação. Passava dia e noite escondida debaixo da calça de moletom e das camisetas largas. Me sentia feia, tinha medo de ir pra rua, ver gente, tirar foto, comprar roupa. E, por causa da ansiedade, devorava, num mesmo dia, pão de queijo, bolo, chocolate e lasanha. No auge da minha obesidade, a calça jeans manequim 50 só fechava com aperto!

Pedi o divórcio e recomecei uma nova vida
Quando minha caçula completou 5 anos, em 2006, decidi que era a hora de sair daquela zona de conforto desconfortável. Me matriculei na faculdade de secretariado, encontrei uma pessoa para cuidar dos meus filhos e encarei o desafio. Esse contato com o mundo me chacoalhou, mas eu ainda não conseguia me libertar do vício em comida.

Dois anos depois, perdi meu único e amado irmão. Senti vontade de largar tudo... Mas o orgulho que ele sentia de mim por eu estar na faculdade me deu energia para continuar. Também me fez tomar uma atitude decisiva: pedir o divórcio, em 2010. Ao me separar, senti que era minha hora de vencer e prometi transformar minha história. E, para isso, eu sabia que precisava emagrecer!

Para começar, mudei radicalmente meu cardápio, passei a caminhar uma hora por dia e a cozinhar só receitas saudáveis. Aí, numa revista, descobri um jeito de deixar minha dieta mais poderosa: passei a beber todos os dias um copo de água gelada com meio limão espremido, em jejum. Virou meu ritual: acordar, tomar minha bebida e começar o dia bem disposta. Essa mistura acelera o gasto calórico, diminui a fome e desincha o corpo. Com essa dieta e minha nova postura, fui ganhando forças para ser a Elaine que eu tinha abandonado!

Tô poderosa, apaixonada e com um corpão!
Foram oito meses de esforço, mudança de atitude e muita disciplina. E valeu súper a pena: emagreci 35 kg e cheguei aos 65 kg! Nunca imaginei que um dia teria esse peso! E não parei por aí: em dezembro do ano passado, fiz uma cirurgia plástica nas mamas e na barriga. Aí, sim, fiquei como eu queria!"

Água gelada com limão acelera o metabolismo

Foto: Dreamstime

Mistura detona calorias e gorduras!

A combinação de água gelada com limão é simples e muito eficiente para o emagrecimento. "A água gelada é termogênica, ou seja, o organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo. Isso acelera o metabolismo. Já o limão, por ser rico em ácido cítrico, contribui para a queima de gorduras. A fruta diminui o apetite, reduz a fome, controla a gula, regula o metabolismo e combate o inchaço", explica a nutricionista Roseli Ueno. A indicação é consumir 200 ml de água bem gelada com ½ limão espremido por dia. Em jejum, dá mais saciedade e ativa a circulação.

Cardápio inserido

O cardápio da Elaine

Em jejum

· 200 ml de água gelada com ½ limão espremido

Café da manhã

· 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo branco

Almoço

· 2 colheres (sopa) de arroz + 2 colheres (sopa) de feijão + Salada à vontade temperada com limão e sal + 1 bife pequeno de carne ou filé de frango

Dica da nutricionista:

Cuidado com o sal, pois o excesso causa retenção de líquidos. Tempere a salada com vinagre, cheiro-verde, manjericão. Alterne a carne vermelha e o frango com peixe.

Lanche da tarde

· 1 fruta

Lanche da noite

· 1 barrinha de cereal

Dica da nutricionista:

A Elaine acertou em fracionar as refeições. Isso ajuda a comer menos e o metabolismo fica ativo.

Jantar

· 1 prato de sopa de verduras

(Cód. Conteúdo: 743253)