Dieta Dukan: nova versão permite sorvete e musse no cardápio

A famosa dieta foi turbinada com sorvete e musse para matar a fome de doce, além de um chá que seca a barriga e acaba com as gordurinhas. Conheça a nova versão da Dukan!

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 24/01/2014 em

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Dieta Dukan: nova versão permite sorvete e musse no cardápio
Reportagem: Alessandra Toniazzo e Marília Medrado - Edição: MdeMulher

O sorvete da Dukan leva leite desnatado líquido e em pó, além de suco light de frutas
Foto: Getty Images

A Dukan foi reformulada! A dieta ganhou receitas que ajudam a driblar a fome e a acabar com aquela vontade louca de comer doce: um sorvete e uma musse que não engordam e são muito fáceis de fazer, e um potente chá que seca a barriga e ajuda a detona as gordurinhas. Para quem ainda não conhece, a dieta Dukan é dividida em quatro partes: fase de ataque, fase cruzeiro, fase da consolidação e fase da estabilização permanente. Só na fase de ataque, que dura até sete dias, dá para perder até 5 kg. "É uma dieta que começa baseada em proteínas, como carnes sem gorduras, clara de ovo e queijo branco. Isso deixa você satisfeita e ajuda a quebrar a gordura", afirma a nutricionista Alexandra Marinho. ",Beba bastante água. É ela que vai fazer a faxina no organismo", completa. Outra orientação é fazer exercícios diariamente para ter o efeito desejado. Dicas anotadas? Confira agora as receitas para turbinar sua dieta:
 
Musse engana-fome
 
Ingredientes
2 xícaras (chá) de água gelada + 2 xícaras (chá) de leite em pó desnatado + 1 pacote de suco light de limão
 
Modo de preparo
Bata os ingredientes na batedeira até obter um creme pastoso. Depois, leve ao congelador até ganhar a consistência de musse. Mantenha na geladeira. “É docinho e fica igual à receita tradicional. Ninguém acredita que ali não tem creme de leite”, diz a ex-BBB Paulinha. 
 
Sorvetinho esperto
 
Ingredientes
250 ml de leite desnatado líquido + 3 colheres (sopa) de leite em pó desnatado + 1 gema + 3 claras + Adoçante em pó + ½ sachê de suco em pó light de qualquer sabor
 
Modo de preparo 
Junte o leite líquido, o leite em pó, a gema e o adoçante a gosto em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver, misturando sempre. Quando engrossar, desligue e deixe esfriar. Bata as claras em neve. Quando estiverem bem consistentes, coloque adoçante a gosto. Continue batendo até ficar bem firme. Junte as claras em neve com o creme. Misture bem. Se quiser sabor, coloque o suco em pó e misture. Ponha em forminhas de sorvete. Leve ao freezer por três horas.
 
Chá seca-barriga
 
Ingredientes
5 paus de canela + 2 pedaços pequenos de gengibre + 2 colheres (sopa) de folhas de hibisco + 3 cravos + 500 ml de água
 
Modo de preparo 
Em uma panela, adicione a canela, o gengibre e a água. Ferva por três minutos. Desligue e junte o hibisco. Antes de consumir, tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Bônus: Vale dizer que o gengibre tem ação anti-inflamatória e favorece a perda de peso. Já a canela e o cravo melhoram o sistema digestivo e reduzem os níveis de açúcar no sangue. O hibisco estimula o funcionamento do intestino e ajuda também na eliminação da gordura. A orientação é beber 500 ml por dia, entre as refeições. Anotou?
 

Se ligue na dica

 
A maioria das seguidoras da famosa dieta Dukan (estima-se que existam atualmente mais de 30 milhões delas ao redor do mundo) se baseia no programa de emagrecimento online. O endereço é dietadukan.com. Por lá, você encontra informações sobre o método do médico francês Pierre Dukan e pode acompanhar sua evolução gratuitamente! Na página oficial, há uma aba com a bandeira do Brasil que leva você para um site com o conteúdo todo em português. Bem legal. E mais: não deixe de entrar no site dietaereceitas.com.br, que traz pratos alternativos para quem está fazendo o regime. De lá saíram o sorvete que não engorda e o potente chá seca-barriga desta reportagem. 
 

Veja como seguir a dukan turbinada!

 
São quatro fases que vão mudar seus hábitos alimentares. Se seguir direitinho, você verá resultados a partir do terceiro dia. E nada de ultrapassar o número de dias recomendado na primeira fase, viu?
 
Fase de ataque
É a fase mais radical, tem duração de dois a sete dias e nela só são permitidos alimentos proteicos. Você perde peso rápido: de 1 a 5 kg. Faça ao menos 20 minutos de caminhada diária. São permitidos: carnes magras, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos. 
 
Fase do cruzeiro
Nesta fase, legumes e verduras são gradualmente adicionados ao cardápio. Ela deve ser seguida até você atingir o peso desejado. Consuma aqui 500 ml do chá seca-barriga ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos, escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e todos os vegetais folhosos. A dica é ingerir, além da proteína, um prato de sobremesa deles no almoço e outro no jantar. Faça ao menos 30 minutos de caminhada por dia.
 
Fase da consolidação
O objetivo agora é inserir outros alimentos sem engordar, o que geralmente acontece após a perda de peso rápida. Essa fase tem duração de dez dias para cada quilo perdido até aqui. Se perdeu 5 kg, ficará 50 dias nela. Nessa etapa são introduzidos uma porção diária de pão integral e, duas vezes na semana, 200 g de massa integral, 125 g de batata ou arroz e 1 colher (sopa) de cereais, como aveia e linhaça. E, dia sim, dia não, uma fruta inteira ou uma fatia (no caso de melão e melancia). Faça 25 minutos de caminhada.
 
Fase de estabilização permanente
Pode respirar aliviada que a partir daqui nada mais é proibido, amiga. Essa fase é baseada em três regras básicas: a repeticão da fase de ataque uma vez por semana, a prática de atividade física todos os dias (Dukan indica 20 minutos diários de caminhada) e o consumo de 3 colheres (sopa) de aveia por dia, fibra turbinada que ajuda a manter o intestino funcionando e auxilia no controle do peso. Essa combinação é o segredo para não voltar a engordar (nunca) mais.
 

Por que a dieta funciona tão bem?

 
O grande diferencial é que a cada fase você surpreende o organismo com novos grupos de alimentos e isso faz com que o metabolismo acelere a queima de calorias. No começo, são apenas carnes, aves e peixes, depois entram legumes e verduras e, por último, alimentos  como pães e massas integrais. Tá aí a grande sacada do médico francês.