O café da manhã que faz secar de vez

Comer, comer e... emagrecer! Fenômeno nos EUA, livro revela estratégia para perder até 11 kg por mês e não recuperar nenhum grama

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 10/02/2011 em

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O café da manhã que faz secar de vez
Giulia Gazetta

O café da manhã é a refeição mais importante do dia; carboidratos são indispensáveis
Foto: Getty Images

Embora no dicionário dieta seja sinônimo de jejum, a endocrinologista venezuelana Daniela Jakubowicz pensa diferente. Em seu livro A Dieta do Café da Manhã, ela explica que não importa o quanto você come, mas quando o faz. Esquisito? Pois o método, comprovado cientificamente, emagrece até 11 kg em 30 dias! Recomendada pela Time, conceituada revista americana, a obra já é fenômeno nos EUA.
 

Testado e aprovado


Para criar o que chama de "estratégia para um estilo de vida melhor", a endocrinologista Daniela Jakubowicz, pesquisadora do Hospital das Clínicas de Caracas, na Venezuela, acompanhou durante oito meses o café da manhã de 100 jovens obesas. Resultado: as que se alimentaram com um café da manhã "magro"(com poucas calorias) perderam cerca de 4% do peso corporal - e voltaram a engordar! -, enquanto o grupo do café da manhã "gordo" perdeu 21% do peso corporal - e continuou emagrecendo.


Por que funciona?


1. Olho no relógio!

O café da manhã é a refeição mais importante do dia: quando você acorda, seu corpo precisa de energia! Tomar um café turbinado acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.

2. Não dispense

Carboidratos são essenciais no café da manhã porque, nesse horário, são utilizados como combustível para o organismo - e não reserva de gordura. Proteínas também são importantes, já que prolongam a sensação de saciedade.

3. Inteligentíssimo

Se você pular a primeira refeição do dia, seu cérebro entende que não terá energia. Assim, passa a acumular gordura e, pior, a retirar energia dos músculos. Tudo isso porque o organismo é treinado para guardar energia em caso de privação.

4. Resultados noturnos

Para aguentar uma noite sem receber alimentos, o corpo reduz seu metabolismo e a respiração fica mais lenta. Tomar café da manhã faz com que o organismo desperte, reacelerando o metabolismo.

5. Emagreça sem sofrimento

Pessoas acima do peso sentem muita fome. "A maioria é viciada em carboidratos", diz Daniela Jakubowicz. Por isso, é mais fácil seguir uma dieta que permite a ingestão de gordura e carboidratos.

Contras?


Palavra de nutricionista:

1. Claudete Luz, especialista em emagrecimento, diz que a dieta vale para pessoas acima do peso "desde que a gordura animal seja substituída pela gordura vegetal e o carboidrato seja integral", explica.
2. Para Fernanda Machado, especialista em nutrição clínica, a dieta funciona, mas não deve ser tão liberal. "O café correto deve ter fruta, chá e laticínio", exemplifica.
3. Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, diz que ingerir 600 calorias no café é muita coisa. "O ideal seria: 400 calorias pela manhã, 500 no almoço e 300 no jantar", recomenda.