Perca 4 kg por mês com água gelada

Entenda por que beber de oito a dez copos de água gelada por dia ajuda a emagrecer e conheça quatro alimentos termogênicos que potencializam a dieta

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 19/01/2011 em

Viva! Mais

um conteúdo de

Perca 4 kg por mês com água gelada
Lígia Menezes

A água gelada faz o metabolismo aumentar para que a temperatura do corpo suba
Foto: Getty Images

Um copo de água gelada não apenas refresca como... emagrece?! E a explicação é científica: quando você toma de oito a dez copos da bebida bem gelada, seu corpo começa uma jornada para elevar a própria temperatura e mantê-la na casa dos 37 °C. "O esforço para isso provoca um gasto de aproximadamente 200 calorias, o que equivale a uma corrida de 4 km", explica a nutricionista Luana Stoduto. Impressionante, mas essa quantidade de água diária, associada a uma vida saudável, com caminhadas leves ou exercícios aeróbicos, pode fazer você secar até 4 kg a cada mês!

É importante, porém, não beber tudo de uma só vez - e, sim, dosar a quantidade no decorrer do dia. E você pode turbinar ainda mais o emagrecimento com quatro alimentos que, segundo Luana, são termogênicos, ou seja, fazem o corpo queimar calorias.

Termogênicos...


...São alimentos que elevam a temperatura do corpo, obrigando-o a trabalhar mais na digestão (a água gelada e os exemplos abaixo estão nessa categoria). Esse esforço eleva a queima de calorias e gorduras. Porém, para isso, seu cardápio diário deve ter entre 10% e 15% de alimentos termogênicos.

Os alimentos que turbinam a dieta da água gelada

 
Eles são saborosos, baratos, fáceis de encontrar e podem fazer você emagrecer ainda mais rápido

Perca 4 kg por mês com água gelada

O gengibre acelera o metabolismo em 20% e, por isso, entra na lista dos termogênicos
Foto: Getty Images

1. Gengibre

Acelera o metabolismo em 20%. Pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou até batido no liquidificador com frutas. O ideal é comê-lo três vezes ao dia.

2. Pimenta vermelha e pimentões

Ambos melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo, sendo capazes de intensificar o metabolismo em ate 20%. Vale consumir de três a quatro gramas por dia, como tempero de pratos quentes e também em saladas.

3. Chá Verde e Chá Branco

Ambos aceleram o metabolismo. "E os compostos que eles contêm reduzem a absorção de açúcar no sangue, o que ajuda a diminuir a compulsão por doces", ressalta Luana. Também inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos, acelerando o trânsito intestinal. O ideal é tomar 1 xícara (chá) da bebida, cerca de cinco a dez minutos antes das principais refeições.

4. Semente de linhaça

Por possuir ômega 3, aumenta o metabolismo e queima calorias. Também elimina o excesso de líquidos do corpo e nos dá mais energia. Misture duas colheres (sopa) nas saladas, vitaminas e saladas de frutas.