Emagreça com um cardápio balanceado

Confira o cardápio ideal para um dia de alimentação balanceada, que te levará a um caminho mais saudável e magro

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 18/05/2011 em

Women's Health

um conteúdo de

Emagreça com um cardápio balanceado
Margarida de Almeida e Travis Stork

Comece a sua reeducação alimentar já e prepare-se para emagrecer
Foto: Dreamstime

Para seguir um caminho mais saudável e magro, o primeiro passo é começar escolhendo as comidas certas durante 24 horas. Pensando nisso, a nutricionista Jacira Conceição dos Santos sugeriu um cardápio que vai te inspirar.

Manhã

Café da manhã: omelete com ricota, suco de abacaxi, pão integral e mel.

· Um estudo concluiu que quem come altas doses de proteína no desjejum se sente satisfeito por mais tempo do que quem consome o nutriente em outros horários. De acordo com o Instituto Nacional da Saúde, nos EUA, os ovos são uma fonte boa de proteína, que deve ser acompanhada de carboidratos como pão ou cereais integrais.

Lanche da manhã: 1 maçã

· Num estudo do periódico Appetite, pessoas que comeram uma maçã por dia consumiram 15% menos calorias do que aquelas que não ingeriram a fruta.

Tarde

Almoço: salada do chefe (ovo cozido, peito de peru ou presunto magro, tomate, pepino, queijo e alface) com vinagre balsâmico. Acompanha macarrão ou arroz.

Lanche da tarde: salada de frutas com nozes

· A combinação fornece energia para você gastar à tarde.

A proteína magra (peito de peru, presunto magro) ajuda a queimar gordura e ocupa bem a pausa do meio-dia. Peça o molho em um recipiente à parte e mergulhe a porção antes de cada garfada para ajudar a controlar o consumo calórico.

Noite

Jantar: salmão grelhado com espinafre

· Num estudo, mulheres que fizeram uma dieta balanceada com ômega 3, presente no peixe, perderam uma vez e meia mais gordura abdominal do que as que seguiram a mesma dieta, mas sem o nutriente.

Ceia: suco de cereja ou de abacaxi, hortelã e gengibre. O gengibre tem propriedades termogênicas que levam o organismo a queimar mais calorias para fazer a digestão.

Em estudos com animais, uma dieta rica em gordura enriquecida com pó de cereja foi associada a menor ganho de peso e de gordura corporal do que a mesma dieta sem o pó.

Emagreça com um cardápio balanceado

Procure não beliscar entre as refeições e evite comer em frente à TV
Foto: Getty Images

Como comer menos

Segundo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, 80% das pessoas que emagrecem têm algo em comum: elas comem menos. Parece óbvio, mas muitas vezes ingerimos calorias sem perceber. Use estes truques para se controlar:

Desligue a TV
Uma pesquisa da Universidade de Massachusetts concluiu que as pessoas chegam a ingerir até 300 calorias extras quando comem em frente à telinha.

Vá devagar
Você pode reduzir seu consumo de calorias em 10% apenas parando para respirar entre uma garfada e outra, de acordo com um estudo da Universidade de Rhode Island, nos EUA. Isso faz o cérebro entender que você está satisfeita cerca de 20 minutos antes do habitual.

Sirva petiscos no prato
E guarde o resto da embalagem. Dessa forma, você não fica tentada a comer todo o pacote de uma vez.

Faça uma mudança no cenário
Pesquisadores australianos descobriram que distrações visuais ajudam a frear os desejos. Tente fazer uma caminhada antes de assaltar a geladeira.