Siga a dieta do metabolismo acelerado

Neste minuto, uma parte do seu organismo dá duro para queimar calorias e gordura. Esse milagreiro chama-se metabolismo. Acelerar seu metabolismo significa maior queima calórica, ou seja, ajuda a emagrecer. Saiba como colocar seu corpo para funcionar

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 04/12/2013 em

Women's Health

um conteúdo de

Siga a dieta do metabolismo acelerado
Maria Júlia Marques e Jen Ator
Siga a dieta do metabolismo acelerado

Nada de pular o café da manhã! Essa é uma das refeições mais importantes do dia
Foto: Getty Images

Ao acordar

Tome café da manhã

Todo santo dia. "Durante a noite, nosso corpo consome as reservas de calorias acumuladas no fim do dia. Se você não se alimentar pela manhã, entrará no processo de catabolismo muscular, ou seja, começará a perder massa magra", afirma o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto, doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Numa pesquisa do periódico American Jornal of Epidemiology, voluntários que ingeriram de 22 a 55% de suas calorias totais no desjejum ganharam em média 1,7 kg ao longo de quatro anos. Já aqueles que comeram de zero a 11% das calorias nessa refeição acumularam quase 3 kg extras.

Beba suco verde e coma carboidratos complexos

"Tome suco verde, sempre misturando uma raiz, uma folha e uma fruta, como couve, maçã e cenoura, que garantem energia, somado a um carboidrato complexo de lenta absorção, como cereais, tapioca ou pão integral", recomenda a nutricionista Daniela Jobst, consultora de WH. Não se esqueça de que os alimentos feitos com carboidratos refinados - pão branco e biscoitos - são digeridos rapidamente, causando picos de insulina e fome em pouco tempo.

Consuma café

Um estudo do periódico internacional Physiology & Behavior descobriu que a taxa média metabólica de pessoas que bebiam regularmente café com cafeína era 16% maior do que daqueles que tomavam a versão descafeinada. "A cafeína estimula o neurotransmissor norepinefrina, que comanda a queima de calorias", explica Daniela.

Siga a dieta do metabolismo acelerado

Troque a carne vermelha por fontes de proteínas mais leves
Foto: Getty Images

No trabalho

Coma proteínas magras no almoço

Ingerir proteínas em cada refeição ajuda a construir e manter a massa muscular. Os músculos queimam mais calorias do que a gordura, mesmo em repouso. Consuma 30 g de proteína, equivalente a um filé de 120 g de frango ou de filé-mignon. Coloque também no prato alimentos termogênicos (aqueles que aceleram o gasto de energia), como gengibre, pimenta vermelha e açafrão.

Beba água gelada

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, descobriram que voluntários que beberam de oito a 12 copos de água gelada por dia tinham taxas metabólicas maiores do que aqueles que tomaram a versão ao natural. "A água gelada é termogênica por aumentar a circulação sanguínea e favorecer o aumento do metabolismo", diz Zanuto.

Beber água ao longo do dia, ajuda a manter o metabolismo acelerado
Foto: Getty Images

Na academia

Se dê um tempo

Você sempre procura encurtar o treino? Aumente a intensidade do exercício e queime mais calorias em menos tempo. Em um estudo australiano, voluntárias pedalaram por 40 minutos em um ritmo constante ou por 20 minutos alternando aceleração máxima e cadência fácil. Após 15 semanas, as que treinaram com intervalos perderam três vezes mais gordura corporal se comparadas às que se exercitaram em um ritmo constante. "Comece com 5 minutos de trote e 30 segundos de tiros por 20 minutos", recomenda Zanuto. "Após essa adaptação, o tempo de trote pode diminuir e o dos tiros, aumentar."

Vá devagar

No treino de força, conte até 3 ao retornar o peso à posição inicial. Malhar nesse ritmo acelera a quebra de tecido muscular. O processo de reparo do músculo mantém o metabolismo elevado por até 72 horas após o exercício, segundo da Universidade Wayne State, nos EUA. E esqueça os pesos levinhos - os halteres precisam ser pesados para você ter dificuldade de completar as repetições.

Siga a dieta do metabolismo acelerado

Cuidado com os drinks! Eles são megacalóricos e podem sabotar sua dieta
Foto: Getty Images

À noite

Desista da segunda caipirinha

Ingerir duas doses de bebida (como dois copos de vinho) freia a queima de gordura em 73%. Isso porque o fígado converte o álcool em acetato e o usa como combustível, em vez das reservas de gordura, relatam pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Saia à francesa

Não estenda a noitada. Quando você dorme menos do que deveria, desperdiça os hormônios leptina e grelina, reguladores do apetite. Cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, descobriram que pessoas que dormiam menos de sete horas e meia por noite tinham mais massa corporal do que quem repousava além disso.

Coloque no prato alimentos termogênicos (aqueles que aceleram o gasto de energia), como gengibre, pimenta vermelha e açafrão.