27 gírias da internet que (talvez) você não sabia o significado

- Oi, quer teclar?

Algumas você já deve conhecer, outras estão * apenas * começando sua jornada nesse mundo destruidor chamado internet. 

1. Sambar.

Muito mais do que um estilo de dança, na internet quando alguém “samba” é por que está arrasando, fazendo algo incrível. Basicamente “sambar” é “pisar nas inimigas”, mas isso já é outra gíria…

2. Shippar.

.

.

Da palavra estrangeira relationship, “shippar” significa mostrar sua aprovação por algum casal, seja ele de amigos ou de namorados. Geralmente quando alguém “shippa” algo, está se referindo a personagens de séries e novelas ou ídolos adolescentes.

3. Trollar.

Essa palavra já é quase como um neologismo e foi parar até mesmo na Globo, no programa “Tomara Que Caia”. É o mesmo que aprontar algo com alguém. O autor da “trollagem” é chamado de “Troll”. 

4. Fandom.

Se você é fã da Lady Gaga, por exemplo, faz parte do fandom chamado “Little Monsters”. O mesmo vale para quem ama o One Direction, as “Directioners”. Fandom é uma comunidade de quem gosta de algo em comum. Podem ser astros pop, podem ser selos. 🙂

5. Morta.

.

.

Essa palavra você certamente conhece, mas na internet ela ganha outro sentido (ou vários). Geralmente é usada quando alguém não está acreditando em alguma coisa, mas também serve para expressar que você só está cansada mesmo! Agora, não confunda com a expressão “Queria estar morta”, que foi criada a partir de uma desastrosa entrevista dada por Lana Del Rey. “QEM” caiu na boca dos ~ internautas ~ e é uma frase que pode ser encaixada em qualquer conversa na qual a pessoa expresse o seu descontentamento com algo. 

6. Melhore.

Essa é autoexplicativa. Muito usada pelos “haters”, que são pessoas que odeiam algo (ou tudo rs), para chamar a atenção de alguém que fez alguma coisa supostamente ruim.

7. Miga.

Serve para tudo e para todos. Não tem gênero. Miga é miga e é basicamente a nova “BFF”.

8. Destruir.

Essa palavra saiu diretamente do pajubá, vocabulário gay, para a boca da maioria dos millenials e não deve ser entendida ao pé da letra. Na internet, significa tombar, arrasar, “pisar nas inimigas”, ser incrível, ser totalmente demais, enfim, destruir. 

9. Poser.

Essa é velha e umas das preferidas dos adolescentes! É usada para simplesmente designar aquela pessoa que quer parecer algo que não é, ou seja: quase todo mundo na internet.

10. Flop.

.

.

Quando algo não dá certo isso é considerado um “flop”. Saiu diretamente do cotidiano dos fóruns de música pop para o cotidiano da família tradicional brasileira.

11. Choque.

Quando algo vai ser incrível essa coisa será “choque”. Se quiser dar ênfase use a expressão completa: “choque de monstro”

12. SQN.

Usada no fim de frases irônicas, ” SQN” significa “Só que não”. Simples assim!

13. Fail.

Em tradução livre do inglês para o português, “fail” quer dizer “falha”. E é isso mesmo!

14. ____ Goals.

Usada como complemento de algo que você almeja. Por exemplo, se a sua ideia de vida perfeita é fazer parte do grupo de garotas da Taylor Swift, chamado de “esquadrão”, a hashtag usada deverá ser “squadgoals” ou “sisterhoodgoals”. 

15. Obri.

Ai, a eterna preguiça de digitar! Obri nada mais é do que “Obrigado”, tá?!

16. NSFW.

Antes da internet provavelmente foi criado o pornô. Brincadeiras à parte, NSFW significa “Not Safe For Work” e serve para indicar que certo conteúdo que está sendo apresentado na rede mundial de computadores não é indicado para acessar no trabalho. Tirem as crianças da sala.

17. Snap.

.

.

Nada a ver com estalar os dedos! Snaps são as fotos e vídeos que você faz no seu Snapchat.

18. YAAAAS.

Usada para demonstrar sua aprovação por algo ou alguém. Acredita-se que tenha surgido por causa desse vídeo.

19. Bafonzera.

Criada a partir do neologismo “bafo”, “bafonzera” significa que algo é espetacular, extraordinário.

20. 9vinha.

.

.

As “novinhas” e os “novinhos” da internet são os brotos e brasas de outrora. Os jovens!

21. Aquelas.

Pronome demonstrativo? Humpf! Não na internet! A palavra é normalmente usada no fim de frases irônicas ou no fim de frases que foram ditas no calor do momento. Por exemplo, “Sou um pinguim… Aqueles”.

22. VLW, FLWS.

“Valeu, Falou”.

23. Nudes.

Fotos com conteúdo NSFW (ver item 16).

24. RBF.

RBF, ou “Resting Bitch Face”, que significa “cara de uó”, é uma gíria usada para designar aquelas pessoas que sempre fazem cara de paisagem ou nunca parecem felizes. Mas acredite: muitas vezes elas são apenas desse jeito e não estão fazendo “carão”. 

24. APENAS.

Palavra obrigatória na internet e usada apenas para reafirmar opiniões.

26. AMR.

Amor, mores, mor… Normalmente vem acompanhada de certa ironia ou desdém.

27. Lacrar.

.

.

Quem lacra é quem arrasa. Quem tomba. Quem samba. Quem é simplesmente incrível!

P.S.: A gente até poderia colocar a gíria “FETCH” que significa incrível – ou na tradução “barro”- na lista, mas ela foi cortada por motivos de:

“Para de tentar fazer “fetch” acontecer. Nunca vai virar moda!”. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s