6 hábitos do tempo dos seus avós para você dar uma chance

A tecnologia pode ter nos ajudado (e muito!), mas dicas como estas são absolutamente valiosas em tempos de ~vida corrida~.

Você com certeza já esteve por perto enquanto sua avó cozinhava, fazia tarefas da casa ou lidava com algumas das adversidades deste mundão – mas já chegou a parar para pensar em como alguns dos hábitos desta (ou de outra) velhinha adorável poderiam te ajudar a lidar com as suas próprias adversidades?

Tudo bem, o mundo mudou (e muito) desde o tempo dela. Só que há algo maravilhoso naqueles pequenos rituais de um valor emocional importante e que, muito além dos sentimentos, se aproximam de sabedorias ~ancestrais~. Aqui estão alguns dos melhores:

1. Fazer trabalhos manuais

Essa os hipsters do mundo já sacaram há um bom tempo, tendo, inclusive, adotado com afinco a prática do bordado e do tricô. Hoje em dia, porém, para uma grande parte das pessoas deixou de ser comum o ato de usar as mãos para criar – o que é uma verdadeira perda. Os apetrechos digitais estão cada vez mais ~interativos~ e responsivos ao toque, mas fazer trabalhos manuais analógicos é uma atividade realmente benéfica para sua saúde, sem comparação.

2. Cozinhar mais

A gente sabe que cozinhar refeições inteiras diariamente não é acessível para todos, mas que tal se esforçar para não deixar a distância da cozinha virar rotina? Não precisa ser a Ana Maria Braga, nem muito menos a Bela Gil. Às vezes, pode ser um arroz com ovo mesmo – pelo menos para começar, sabe?

Ter mais contato com o alimento do que meramente passar geleia no pão ou esquentar a lasanha no microondas é com certeza um hábito que sua avó aprovaria, né? wink

3. Descansar um pouquinho depois do almoço

Vamos combinar: o fato de não fazermos isso no dia a dia não tem tanto a ver com vontade própria – e sim com a velocidade absurda que a vida moderna nos tem imposto.

É legal tentar, mesmo assim, incluir uns minutinhos no planejamento para relaxar um pouco depois das refeições. Não precisa ser uma siesta completa (ai, como invejamos os espanhóis). Às vezes, cinco minutinhos tomando um café sozinha, em silêncio, já pode nos ajudar a recuperar forças para encarar o resto do dia, por exemplo.

4. Não comer coisas ~falsas~

Como diz o norte-americano Michael Pollan, da série Cooked da Netflix: “Não coma nada que a sua tatara-tatara-tatara-avó não reconheceria como comida. Imagine o quanto seus antepassados ficariam chocados, em um supermercado moderno?”.

5. Escrever cartas – sim, à mão

Lembra quando rolou aquela hashtag “A letra das pessoas”? Não foi incrível ver a letrinha de todos os seus amigos? Se você trocasse mais cartas – nem que fosse só com os mais chegados -, já conheceria aquele traçado há muito tempo… Pode ser pelo correio, em ocasiões especiais ou em cartas de amor: escreva, vez ou outra, para quem você ama. heart

Não é uma delícia, afinal, chegar em casa, abrir um envelope e não se deparar com um código de barras?

6. Usar cada um dos seus ~apetrechos~ tecnológicos até o fim

A velocidade das novidades tecnológicas faz com que, mais do que ter vários tipos de apetrechos tecnológicos, a gente queira substituir cada um dos que já temos por um novo modelo – de aparência cada vez mais ~cool~ e com cada vez mais capacidades técnicas, das quais não temos tanta certeza se precisamos ou não. Que tal usá-los até que eles não nos sejam mais úteis? Isso ajuda o seu bolso e também o meio-ambiente!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s