7 motivos pra você nem sequer pensar em vingança

A vingança não compensa. Comer este "prato frio" é indigesto, pois faz mal para a mente, o corpo e para as relações sociais

Obsessiva, Nina não pensa em outra coisa a não ser humilhar Carminha
Foto: Rede Globo / Divulgação

Diz o ditado que vingança é um prato que se come frio. Deve ser planejada e causar um efeito tão ruim (ou pior) que o provocado. Um exemplo disso está na trama global Avenida Brasil, em que Nina (Débora Falabella) despeja sua fúria sobre a carrasca de infância, Carminha (Adriana Esteves). Parece que Nina faz justiça, mas não é por aí… “A vingança traz sérias repercussões psicológicas e também para o corpo e para o aspecto social da pessoa que se vinga. É um sentimento ruim, que enferruja a alma”, explica o pesquisador comportamental Ricardo Menezi. “A Nina, por exemplo, compromete a relação com a família em prol da vingança.”

Entenda melhor por que não vale a pena se vingar:

1. Não dá pra ser feliz

O sentimento de vingança ocupa a mente de tal forma que não deixa espaço pra mais nada! “A pessoa pode até ter motivo pra fcar feliz com alguma coisa, mas não consegue”, comenta Ricardo.

2. A alma enferruja

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista.

3. Poço de doenças

A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

4. Isolamento Social

Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social. “Eles param de se relacionar com as pessoas, se afastam dos amigos e da família. Agem assim porque pensam que, se não o fizerem, vão perder o foco na vida, que é se vingar”, explica o pesquisador.

5. Estresse de sobra

O vingativo é estressado. O corpo produz níveis elevados dos hormônios cortisol, adrenalina e noradrenalina. “A curto prazo, isso dá uma força sobrenatural para a pessoa ter coragem de fazer o que planeja. Mas a longo prazo, debilita as funções do corpo”, diz Ricardo.

6. Mais e mais doenças

Níveis altos de estresse detonam problemas nas vias respiratórias, na pele, no coração, no sistema digestivo… “A pessoa passa a implodir por dentro.”

7. Um futuro nada legal

“Ao olhar para trás, na velhice, é duro notar que sua vida foi motivada pela vingança e não por sentimentos nobres”, alerta Ricardo. Então, deixe as coisas ruins no passado!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s