A Irlanda elegeu um primeiro ministro gay e isso é demais

É a primeira vez que isso acontece no país - e a quarta no mundo.

Há duas semanas, todo mundo reparou (e achou incrível!) a presença do “primeiro-marido” de Luxemburgo, Gauthier Destenay, entre primeiras-damas em uma reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Único homem na foto em questão, ele é casado com o primeiro-ministro luxemburguês Xavier Bettel – um dos três primeiros indivíduos abertamente homossexuais a ser eleito primeiro-ministro.

Leia mais: 5 grandes mentiras sobre pessoas gays | A Gorda e o Gay

Na última sexta-feira (2), a Irlanda adicionou mais um político a essa lista ao eleger Leo Varadkar, abertamente gay, ao posto de primeiro-ministro. Não é incrível?

Leo Varadkar, à esquerda, em conferência em 2014, quando era Ministro dos Transportes da Irlanda. (Patrick Bolger/Freelancer/Getty Images)

O país é bastante conservador em alguns aspectos – é o caso do aborto, por exemplo, sobre o qual as leis nacionais são um tanto restritivas -, mas foi o primeiro do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo gênero por meio de referendo, em 2015.

Leia mais: 11 jovens LGBT que estão mudando o Brasil

Fora os primeiros-ministros do Luxemburgo e, agora, da Irlanda, também a Islândia e a Bélgica elegeram líderes abertamente homossexuais: Jóhannna Sigurdardóttir e Elio Di Rupo, respectivamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s