5 dicas para acabar com o cansaço

Confira 5 maneiras de acabar com o cansaço decorrente da rotina estressante e recarregue as energias

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 25/10/2011 em

AnaMaria

um conteúdo de

5 dicas para acabar com o cansaço
Reportagem: Carol Costa - Edição: Mdemulher

Livre-se já do cansaço e recarregue as energias para viver bem diariamente
Foto: Getty Images

Nos dias de hoje, são raras as pessoas que não reclamam do cansaço, resultado da rotina estressante. A boa notícia é que para acabar com ele bastam pequenas mudanças de hábitos, como diminuir a carga das atividades rotineiras, fazer o dia render mais, desacelerar, livrar-se da culpa e esvaziar a mente por alguns momentos. Veja então como colocar cada uma das lições citadas em prática e recarregue as energias.

1. Diminua a carga
Quem vive com a agenda cheia não tem mesmo como tocar o dia sem se sentir à beira de um ataque de nervos. A única forma de diminuir a carga é ser realista com o que você de fato consegue fazer sem abrir mão de sua saúde e vida pessoal. Tenha uma conversa com seu chefe e equipe para, juntos, avaliarem que tarefas podem ser passadas para outra pessoa.

2. Faça o dia render mais
Uma forma certeira de acomodar os afazeres dentro do seu dia é colocá-los num papel, anotando quantos minutos cada tarefa vai lhe tomar. Recorte os itens e arrume-os em fila - afinal, você só conseguirá se dedicar a uma atividade por vez. Encaixe as tarefas de modo a ter um tempo também para você.

3. Desacelere
O mundo vive uma cultura da pressa, onde todos os pedidos são para ontem, mas vale a pena questionar o estrago que essa correria causa no corpo. Para se ter uma ideia, muita gente já não busca mais os tais cinco minutos de fama, mas cinco minutos de sossego. Desacelere!

4. Livre-se da culpa
O cansaço é primo da culpa, aquele fardo que a gente arrasta quando percebe que não tem dedicado tempo suficiente para os filhos, o marido, a alimentação, a casa, o bicho de estimação... Para livrar-se desse peso, pense mais em oferecer qualidade do que quantidade de tempo: seu filho vai preferir que vocês passem 20 minutos brincando numa noite em vez de ter a mãe presente o dia todo, mas exausta, sem paciência e largada no sofá. Procure adaptar esse raciocínio da qualidade às outras atividades e verá como a culpa e o cansaço diminuirão rapidinho.

5. Esvazie a mente
Busque algo que lhe dê prazer - dançar, fazer tricô, cuidar das plantas, ir ao culto ou à igreja, jogar uma partida de buraco - e assuma o compromisso consigo mesma de incluir um tempinho para isso ao longo da semana. Atividades prazerosas funcionam para o cérebro como uma meditação, recarregando a energia imediatamente e abrindo espaço para que sentimentos mais positivos prosperem.