Aromaterapia promove saúde e bem-estar por meio dos cheiros

A aromaterapia é uma técnica que estimula a saúde e o bem-estar através do uso de óleos essenciais. Saiba mais sobre esse tratamento natural e viva melhor consigo mesma

Escrito por

Daniela Carasco

Atualizado em 09/11/2011 em

AnaMaria

um conteúdo de

11. Invista na aromaterapia. Lavanda e outras fragrâncias agradáveis melhoram a atividade cerebral
Getty Images
Relaxe com o auxílio do aroma dos óleos essenciais.

Estimular a energia interior e as emoções, por meio do aroma de óleos essenciais, para alcançar o bem-estar pleno e a cura de doenças: esse é o princípio da aromaterapia. Em meio à correria do dia a dia, sentir o cheiro de flores, folhas e raízes pode ser um ótimo remédio para o estado de espírito e também para a saúde. Eles são capazes de proporcionar relaxamento, tranquilidade, excitação e alegria; além de amenizar males como bronquite, menopausa, TPM, problemas de circulação e disfunção renal.

"Cada cheiro estimula o cérebro a produzir um tipo de substância, que pode ser energizante, relaxante, afrodisíaca... A lavanda e a laranja doce, por exemplo, afastam a ansiedade", orienta o especialista em aromas Fernando Amaral. E para fazer uso dessa técnica milenar vale lançar mão de banhos relaxantes, massagens revigorantes, difusores de ambiente e ingestão de água e chá. O segredo, na verdade, está no aroma escolhido.

6 essências poderosas

1. Lavanda
Ajuda a relaxar, combate a insônia e alivia o estresse.

2. Alecrim
Melhora a memória e é um antidepressivo natural.

3. Citronela
É um estimulante mental, que desperta a imaginação.

4. Hortelã
Diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.

5. Cedro
Usada para aliviar vários problemas respiratórios.

6. Bergamota
É analgésico, antidepressivo e cicatrizante.

Mais