Eduardo Moreira dá lições sobre riqueza e felicidade em novo livro

O autor do best-seller "Encantadores de Vidas" fala sobre dinheiro e plenitude no livro "A Vida é Sua!"

Para mudar sua visão de mundo, Eduardo Moreira precisou mergulhar na leitura de grandes pensadores (como Foucault, Jung, Lacan e Espinoza) e contar com os conhecimentos de duas pessoas fundamentais: Nuno Cobra, preparador físico de Ayrton Senna, e Monty Roberts, maior autoridade mundial em doma não violenta de cavalos.

Em seu novo trabalho, publicado pela editora Alaúde, o autor reúne 52 textos breves e apresenta uma trilha para que o leitor busque o autoconhecimento, mostrando a importância da ação como motor das grandes mudanças. “A ideia deste livro é convidar as pessoas a ter coragem de descobrir quem elas são de verdade. É uma obra que pretende oferecer subsídios para que o leitor se fortaleça, apoderando-se de quem é”, explica.

Em uma entrevista exclusiva ao M/Trends, Eduardo contou quais as lições mais essenciais que aprendeu sobre a relação entre riqueza e felicidade. “Dinheiro é um meio de troca, que surgiu para ajudar as pessoas a fazerem trocas”, define. De acordo com o autor, quando você tem muito dinheiro, você ganha mais opções e tem o poder de optar por mais coisas. Porém, somente quando são feitas as escolhas corretas é que a felicidade é alcançada.

Para ele, “A riqueza é constantemente a causa da preocupação daqueles que a possuem, mas é sempre a causa de destruição daquelas que são por elas possuídas”. Ou seja, enquanto você é o dono do dinheiro, você é capaz de fazer opções. No entanto, depois que o dinheiro vira seu dono, as mesmas desaparecem. “Ele passa a trabalhar para que a riqueza cresça e não você”, completa Eduardo.

Thinkstock

Thinkstock

Leia 10 trechos de “A Vida é Sua!” que são verdadeiras lições

1. “A vida que vivemos é nossa e de mais ninguém – e transformá-la numa história feliz está ao alcance de qualquer um”

2. “O caminho mais certo para a felicidade é não abrir mão de si mesmo e de seus sonhos”

3. “Sorte não é aquilo que acontece conosco. Sorte é aquilo que fazemos com o que conosco acontece”

4. “Caso vivêssemos felizes o tempo todo, não perceberíamos esse estado como melhor ou distinto dos outros, e a ele não daríamos valor. Sendo um estado transitório, portanto, a felicidade é algo que se encontra pelo caminho”

5. “Acredito que dinheiro não traz felicidade. Dinheiro traz opções”

6. “Buscar uma vida financeiramente saudável, mas nunca desviar o foco do que realmente importa – este parece ser o segredo! E a resposta sobre o que realmente importa é individual, única”

7. “Mas o dinheiro não é apenas um meio físico que deveríamos trocar por aquilo que nos dá prazer e nos torna felizes? Então, por que não trocá-lo por mais tempo com os filhos, histórias e gargalhadas e menos marcas, jantares e vícios?”

8. “Elas [as pessoas] não percebem que o próprio caminho em busca de uma vida financeira mais próspera pode ser também fonte de uma vida feliz”

9. “A existência não é uma conta bancária na qual podemos guardar créditos e acumular saldo pelo que já fizemos”

10. “Dinheiro é apenas um instrumento de troca. Uma vida plena depende de trocas bem feitas”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s