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PUBLICADO EM

29/10/2014

ATUALIZADO EM

29/10/2014

A meditação que alivia o estresse

Dê adeus ao estresse, relaxando corpo e mente com técnicas rápidas de meditação
Para controlar:


Lembre-se de que é normal sentir raiva. Siga a técnica dos três passos para aprender a lidar com ela: 1. Acolha esse sentimento, você não precisa reprimi-lo, mas reconhecê-lo. Assim, impedirá que ele conduza suas ações. 2. Antes de reagi
Getty Images

Cinco minutos diários de meditação já é o suficiente para relaxar
Foto: Dreamstime

Todo mundo precisa de uma pausa para relaxar. Inserir a meditação no dia a dia pode então ser uma ótima forma de conquistar corpo e alma mais leves. O melhor é que não é preciso gastar horas praticando a técnica. Em apenas cinco minutos, já é possível desligar a mente.

Escolha uma das formas de meditar abaixo e tente repeti-la por 5 minutos, todos os dias.

1. "Raquetada" nos problemas
Sentada ou deitada, feche os olhos e imagine que os pensamentos são bolinhas de pingue-pongue: quando eles surgem, você os manda embora com uma suave raquetada. Não se concentre em nada, esvazie sua mente.

2. Relaxamento muscular progressivo
Em pé, respire fundo e contraia o rosto com uma careta. Segure a expressão assim por uns segundos, depois relaxe e solte a respiração. Repita a sequência com os músculos dos ombros, punhos, braços, bumbum, pernas e, por fim, dedos dos pés, sempre soltando o ar ao relaxar.

3. Exercício de "chega!"
Respire lentamente, expandindo a barriga ao aspirar e murchando ao expelir o ar (o oposto do que se faz normalmente). Se pensamentos ruins surgirem, diga "chega!" e, em seguida, imagine-se num cenário paradisíaco. Quais sons, cores, cheiros e texturas há nesse lugar? Quanto mais detalhes você criar, melhor o resultado.

4. Pensamento no "agora"
Concentre seus pensamentos no presente: ignore os que se referirem a situações passadas, assim como as ideias e ações que você deve tomar no futuro. Pense só agora.

5. Ouvido exterior, olhar interior
Antes de dormir, de olhos fechados, vá identificando os barulhos próximos e, aos poucos, estenda para ruídos distantes. Comece com a respiração de seu marido, os sons vindos do apartamento de cima e os carros na rua até ser capaz de ouvir um cão latindo ao longe.

7 benefícios da meditação

1. Alivia a tensão e o estresse

2. Deixa a memória mais afiada

3. Combate a depressão

4. Protege o corpo de doenças

5. Diminui a ansiedade

6. Controla a pressão sanguínea

7. Reequilibra as emoções

A meditação que alivia o estresse

Garanta uma pausa relaxante ouvindo sons de natureza
Foto: Dreamstime

Mais 5 dicas de ouro

10 minutos de sossego
Garanta uma pausa relaxante vendo as imagens de natureza e ouvindo as músicas da seleção deste vídeo: http://abr.io/musicasrelaxar

Florais de bach
Há combinações específicas para ajudá-la a dormir bem, controlar a ansiedade e também para desestressar.

Óleo essencial
Sentir o cheiro de óleo de lavanda por cinco minutos reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

Máscara para os olhos
Costure um retângulo de retalho de algodão suficiente para cobrir ambos os olhos e recheie-o com flores secas de erva-doce e calêndula. Use essa máscara sobre os olhos, por 15 minutos, para relaxar antes de dormir ou depois de um dia mais tenso.

Visualização que dá sono
Para dormir bem, imagine-se no alto de uma escada de 10 degraus, iluminados com velas. Vá descendo cada degrau, sentindo-se relaxar lentamente.

Vote nas finalistas do 21º Prêmio CLAUDIA

Ciências

  • Adriana Melo
    Adriana Melo

    Especialista em medicina fetal comprovou a relação entre infecções por zika em e as malformações em bebês

  • Eliana Abdelhay
    Eliana Abdelhay

    Desenvolve pesquisas a fim de melhorar os prognósticos de doenças graves e agiliza o diagnóstico de câncer

  • Thelma Krug
    Thelma Krug

    Restringe o desmatamento nas florestas e emissão de poluentes, responsáveis pelas mudanças climáticas

Cultura

  • Anna Muylaert
    Anna Muylaert

    Diretora do filme Que Horas Ela Volta?, aqueceu a discussão sobre a exploração do trabalho doméstico no Brasil

  • Mari Corrêa
    Mari Corrêa

    Realiza oficinas de cinema em aldeias do Xingu e ensina os índios a registrar sua cultura, história e hábitos

  • Panmela Castro
    Panmela Castro

    Imprime sua arte em murais e performances e oferece oficinas para prevenir a violência contra as mulheres 

Consultora NATURA Inspiradora

  • Juthay Nogueira
    Juthay Nogueira

    Promove ações para evitar que os jovens entrem para o tráfico de drogas, em uma comunidade de Belo Horizonte

  • Nilcimar Maria Silvestre dos Santos
    Nilcimar Maria Silvestre dos Santos

    Fundou uma associação que apoia vítimas de agressão doméstica e estimula o empreendedorismo 

  • Rozimere Santos Oliveira Souto
    Rozimere Santos Oliveira Souto

    Líder que organiza a produção agrícola e o empreendedorismo entre as mulheres, no Sertão da Paraíba

Revelação

  • Alessandra Orofino
    Alessandra Orofino

    Esta à frente de uma ONG que conecta pessoas interessadas em solucionar problemas no Rio de Janeiro

  • Raquel Helen Santos Silva
    Raquel Helen Santos Silva

    Destaca-se por criar projetos de empoderamento e por conseguir apoio internacional para as causas feministas

  • Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha
    Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha

    Desenvolveram uma cobertura para ruas e estradas mais resistente, econômica e sustentável que a convencional

Políticas Públicas

  • Heloísa Helena de Oliveira
    Heloísa Helena de Oliveira

    Monitora e argumenta com políticos para alterar projetos de lei que não favorecem os jovens do Brasil 

  • Maria Clara de Sena
    Maria Clara de Sena

    Única transexual no mundo no cargo de Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura, luta pelos direitos LGBTs 

  • Paula Johns
    Paula Johns

    Fundadora da Aliança de Controle do Tabagismo + Saúde, batalha para controlar o tabagismo  

Negócios

  • Cristina Junqueira
    Cristina Junqueira

    Criou o Nubank, cartão de crédito que pode ser administrado pelo celular, dispensa o banco e não tem anuidade

  • Mariana Alves Madureira
    Mariana Alves Madureira

    Trabalha para impulsionar o desenvolvimento econômico de lugares pobres estimulando o potencial turístico

  • Carla Renata Sarni
    Carla Renata Sarni

    Criou uma rede de consultórios que oferece tratamento odontológico a um custo acessível na periferia

Trabalho Social

  • Marineide Silva
    Marineide Silva

    Criou uma ONG para ensinar corrida para mais de 500 crianças e adultos no bairro mais violento de São Paulo

  • Brigitte Louchez
    Brigitte Louchez

    Está à frente de uma ONG que luta para combater a exploração sexual de crianças e jovens em Fortaleza, no Ceará

  • Mônica Azzariti
    Mônica Azzariti

    A fonoaudióloga prepara policiais para que resolvam ocorrências nas favelas sem violência, evitando conflitos

#ESTAMOSJUNTAS

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