Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rapaz faz experimento social para comprovar que gordofobia existe, sim

A foto ficou no perfil por duas horas, mas algumas perdas foram para sempre

Por Luciana Teixeira (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 10h59 - Publicado em 28 abr 2016, 12h55

Um preconceito que sempre existiu na sociedade, mas ainda pouco comentado, é o existente contra as pessoas gordas – chamado de gordofobia. Desde criança, Marcos Casteletti já militava quanto a essa questão, mas ainda sem entender que sua fala sobre o quanto as pessoas gordas sofrem preconceito era uma luta. A ficha foi caindo quando Marcos decidiu fazer uma cirúrgia bariátrica, por questões de saúde, e ouviu comentários de que logo ele se tornaria uma pessoa melhor e mais bonita.

Leia também -> 11 frases infelizes que toda gorda já ouviu

Hoje, visivelmente mais magro, Marcos decidiu usar sua conta no Facebook para fazer um “experimento social”. Mudou a foto do perfil por uma pré-cirurgia, com 70 kg a mais, e esperou para ver o que acontecia. O resultado: em 2 horas, oito pessoas desfizeram a amizade com ele; uma pessoa o bloqueou e uma pessoa o chamou de ridículo, entre outras reações negativas.

O texto já teve mais de 800 compartilhamentos e 3,7 mil curtidas. Apesar de não ter imaginado que o texto teria toda essa repercussão, Marcos diz que se sente feliz com o resultado: “Eu achei que repercutiria somente no meu círculo de amizades. Um amigo pediu autorização para compartilhar o post em uma página relacionada a nutrição e foi aí que coloquei o post público. Sinceramente não esperava uma repercussão tão grande, mas estou feliz, pois sinto que estou contribuindo para a conscientização sobre a gordofobia.”

Continua após a publicidade

Marcos após a cirurgia.

Marcos conta que fez a cirurgia bariátrica somente por questão de saúde. “Há dois anos eu pesava 180 kg, tinha depressão, pré-diabetes, pressão alta entre outros fatores que colocavam minha saúde em risco. Fiz o procedimento por causa de saúde, e não estética”, explica. “A sociedade ainda associa obesidade a saúde ruim. Não é verdade. Já vi diversas pessoas gordas que levam uma vida saudável, com exames em ordem e saúde de ferro. Assim como conheço pessoas magras que levam uma alimentação desregrada, cometem excessos, tem diabetes e problemas cardíacos. A sociedade ainda tenta justificar o preconceito contra gordos como se fosse uma questão de saúde. Devemos eliminar essa ideia urgente.

Por aqui, além de acharmos uma atitude corajosa, adoramos que o Marcos levantou a bandeira contra a gordofobia. E você, o que pensa do assunto?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.