ONU Mulheres cria programa ‘Escola Sem Machismo’

A instituição disponibilizou seis planos de aula focados no debate sobre desigualdade de gênero.

Escola é um ambiente que ensina a pensar e ela deveria ir além da tabuada, da gramática e da tabela periódica. Infelizmente, o exercício da reflexão é pouquíssimo incentivado nas salas de aula do Brasil, mas ainda dá tempo de reverter esse quadro. 

Pensando na importância de fomentar um ambiente mais igualitário nos colégios, a ONU Mulheres lançou recentemente o programa Escola Sem Machismo, em parceria com o projeto O Valente não é Violento e com financiamento bancado pela União Europeia. A ideia é fazer com que os professores abram espaço no currículo do Ensino Médio para introduzir o debate a respeito dos papéis de gênero.

Getty Images

Getty Images

O intuito, logicamente, é desconstruir preconceitos e imposições que sempre acabam por desvalorizar a mulher dentro da sociedade. “A campanha da ONU reconhece as instituições de ensino como contextos privilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício da cidadania, considerando seu papel central na promoção de mudanças sociais”, diz a apresentação do Escola Sem Machismo.

O programa conta com seis planos de aula fornecidos gratuitamente pela ONU Mulheres. Cada um é dividido nos seguintes tópicos: 1) Sexo, gênero e poder; 2) Violências e suas interfaces; 3) Estereótipos de gênero e esportes; 4) Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; 5) Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades; 6) Vulnerabilidades e prevenção. Os documentos foram revisados pela área de Projetos de Educação da UNESCO e trazem referências, bibliografia e até indicação de filmes referentes aos temas. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s