Recarregue as baterias: 6 atitudes para afastar o desânimo e renovar as energias

Muita gente empurra com a barriga os meses que faltam para o ano acabar. Mas eles não precisam ser assim arrastados e difíceis. Veja como dar um chega pra lá na falta de pique.

Reservar um tempo para fazer suas atividades favoritas, como ler um livro, é fundamental para ter motivação.
Foto: andresrimaging/Thinkstock/Getty Images

 

1. Equilibre a rotina

Se a balança estiver pesando demais para o lado das obrigações, é natural que você se sinta desanimada e indisposta. Precisamos organizar o nosso dia a dia de modo que também seja possível cultivar prazeres: pode ser um momento de leitura, aulas de pintura, música, um passeio com o cachorro no parque… Essas atitudes funcionam como pequenos mimos que nos compensam da correria e do cansaço e reabastecem o estoque
de tolerância, energia e satisfação.

 

2. Selecione as companhias

Aqueles que veem a vida pelo lado negativo, reclamam de tudo e fazem fofoca acabam intoxicando as suas emoções e o seu dia a dia. Portanto, melhor mantê-los à distância. Por outro lado, é sempre bom se associar aos otimistas, bem-humorados e gratos por natureza. Eles podem ser o foco de luz que você precisa para transformar um dia ruim numa jornada produtiva.

 

3. Tenha sonhos

Acredite, eles são o melhor estímulo para você sair da cama, arregaçar as mangas, fazer e acontecer. Funcionam como um combustível para os nossos dias, já que nos dão um propósito de vida. Para fazer dos sonhos um pensamento constante, monte um mural na sua casa (ou mesmo um caderno) com imagens: a foto daquela paisagem do lugar que você tanto quer visitar, de uma casa como a que você deseja comprar…

 

4. Mantenha o foco

De nada adianta sonhar se você não batalha para conquistar. Então tenha o cuidado de não deixar as suas metas dispersas demais, como se fossem distantes e trabalhosas. Trace planos e procure, todos os dias, avançar um pouquinho mais na direção daquilo que almeja. “Até mesmo colocar metas simples e diárias para o seu cotidiano no trabalho têm um efeito positivo. Você se compromete com a tarefa e fica satisfeita quando tira aquela pendência da lista de coisas a fazer”, pontua a mastercoach Liamar Fernandes (SP). Não se esqueça de comemorar as conquistas: mesmo as menores têm o seu valor e reforçam a sua capacidade de chegar lá.

 

5. Invista no diálogo interno

Apenas quando a pessoa se conhece bem ela é capaz de identificar os pontos da vida que estão causando descontentamento e que exigem uma revisão. A nossa voz interior, somada à intuição, também oferece pistas preciosas sobre as atitudes que devem ser tomadas para alterar a realidade insatisfatória. Não tenha medo de ficar consigo mesma e ouvir o que as suas emoções têm a dizer. Use-as como aliadas!

 

6. Pratique um esporte

O corpo foi feito para o movimento e você pode se surpreender ao notar como meia hora de uma atividade vigorosa pode renovar o seu ânimo. “Não é balela, é uma reação química. Em atividade, o corpo produz serotonina, neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar e alegria”, diz Liamar. Porém, nada de tornar a prática uma obrigação. Para aproveitá-la de verdade, escolha uma modalidade que seja agradável para você. Que tal uma caminhada pelo bairro?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s