Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Senado aprova projeto que veta cortar dados da banda larga fixa

Se aprovado também na Câmara, operadoras não poderão limitar o uso de internet após o fim das franquias contratadas.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 20 jan 2020, 18h17 - Publicado em 15 mar 2017, 18h51

Em 2016, muita polêmica foi criada em torno de uma declaração equivocada do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Gilberto Kassab, afirmando que uma mudança sobre a banda larga fixa seria implementada ainda em 2017. O presidente da Anatel precisou desmentir tal fato, pontuando que essa questão não seria aberta.

Hoje (15), o Senado aprovou o projeto que quer proibir operadoras de “cortar” acesso à banda larga fixa após o fim do consumo da franquia contratada. Isso significa que você não ficaria mais sem internet se consumisse todo seu “3G” – e impede que as empresas limitem o uso por meio de franquias. O projeto é de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e é um passo importante para o Marco Civil da Internet.

Além dessa medida, existem ainda outros dois que tramitam em conjunto, por tratarem do mesmo tema. Uma vez aprovado no Senado, o projeto irá para a Câmara para apreciação dos deputados.

A confusão toda começou no ano passado quando a Vivo decidiu que iria cortar a internet dos usuários novos após atingirem o limite de dados contratados. Basicamente, você ficaria sem ou então com velocidade reduzida se acabasse com o pacote escolhido.

Continua após a publicidade

A Anatel publicou no Diário Oficial da União a norma que impedia que as operadoras realizassem tal atitude, mas o próprio presidente à época afirmou que a regulamentação existente permite que elas criem um limite para consumo da internet fixa. E é isso que está valendo até hoje.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.