Sonho: a parte mais fantástica do sono

Crescem as evidências de que sonhar consolida a memória, fortalece o aprendizado e ajuda a reparar as feridas emocionais que abertas durante o dia. Saiba mais da BONS FLUIDOS de setembro

Desvenda o mundo secreto dos sonhos. Eles estimulam a criatividade e a memória
Foto: Reprodução

 

Sonhar consolida a nossa memória e nos ajuda a resolver os problemas do dia a dia. É o que aponta a matéria de capa da edição 150 da revista BONS FLUIDOS. Você já reparou que, às vezes, a gente vai deitar com um dilema e acorda com alguma pista de como resolvê-lo? Tudo indica que para armazenarmos uma informação ou uma experiência, uma rede de ligações nervosas se forma.

São bilhões de neurônios se conectando para detectar não apenas o evento em si, mas também os cheiros, as fisionomias, as cores e os objetos envolvidos. Para consolidar essa vivência, os cientistas acreditam que é necessário ativar todo esse circuito novamente; e, ao que parece, o sonho é o estado mais propício para que isso aconteça.

“Durante o sonho, os bilhões de circuitos neuronais acionados no decorrer do dia são reativados e, nessa reativação, as conexões são fortalecidas”, explica o neurobiólogo Sidarta Ribeiro.

Fáceis de implementar, algumas medidas podem nos ajudar a tirar proveito dos sonhos. Confira:

Cultive o mundo onírico – Mantenha um diário de sonhos ao lado da cama. Mas não se afobe para escrever tudo o que lembrar assim que acordar. Os sonhos costumam ser fugazes e evaporar ao menor movimento. Fique alguns minutos quieta na cama e deixe a história vir devagarinho. Daí, sim, tome nota.

Direcione seu sonho – Antes de se deitar, pense por alguns minutos no problema que está absorvendo você: a dificuldade de dizer à sua amiga que ela está pisando na bola, a dúvida sobre o carro mais adequado ou a solução para um projeto de trabalho.

Cura sob medida

Sonho: a parte mais fantástica do sono

A medicina ayurvédica aposta na singularidade de cada um para previnir as doenças
Foto: Reprodução

 

Está comprovado: a medicina ayurvédica, tradição milenar indiana, resiste aos apelos da modernidade e nos ajuda, e muito, a enfrentar o dia a dia no século XXI. A palavra “ayurveda” significa ciência da longevidade ou conhecimento da vida. Essa corrente nos ajuda a destrinchar o funcionamento do corpo e da mente para que possamos nos harmonizar com um todo, evitando assim aparecimento de doença.

“Orientamos cada ser a se responsabilizar pela própria saúde. Somente com consciência podemos fazer as melhores escolhas no dia a dia para que a vida se torne harmônica e equilibrada”, explica a terapeuta ayurvédica Fabiana na Branco Lara, de São Paulo.

Atlas da felicidade
 

Sonho: a parte mais fantástica do sono

O jornalista Eric Weiner nos conta por que alguns países estão entre os mais felizes no mundo
Foto: Reprodução

 

Por que em alguns países as pessoas são mais felizes do que em outros pontos do mapa-múndi? O jornalista americano Eric Weiner percorreu o globo em busca desta resposta.

“A felicidade, nesta vida, aqui na terra, era um prêmio reservado aos deuses e a alguns poucos afortunados. Hoje, entretanto, a felicidade não é considerada algo que qualquer um pode alcançar, como é que se espera que aconteça”, ele constata no livro Geografia da Felicidade – Uma Viagem por Quatro Continentes para Descobrir os Segredos da Alegria de Viver (Editora Agir). “Assim, milhões de outros e eu sofremos de uma enfermidade que é exclusiva da modernidade e que o historiador Darrin McMahon chama de ‘a infelicidade de não ser feliz'”, ele reflete. Gostou? Veja mais na BONS FUIDOS de setembro.


 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s