Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Você sabe se expressar?

Com a ajuda deste manual, você vai se comunicar melhor, atrair as atenções e conquistar muito sucesso

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 04h05 - Publicado em 28 fev 2013, 21h00

Nem sempre conseguimos nos expressar de forma adequada e, por isso, acabamos perdendo grandes chances na vida
Foto: Getty Images

Quem nunca começou a contar uma história para uma amiga (ou chefe, marido…) e, em poucos minutos, percebeu que ela não estava mais prestando atenção? Embora seja frustrante, o desinteresse pode ser culpa sua. Para aprender a se comunicar e ser ouvida, o segredo é manter o interesse do outro. Os políticos e as celebridades são bons nisso. Mas você também pode se munir de truques de marketing para prender a atenção do outro e conseguir o que deseja. Segundo Maria do Carmo Carrasco, fonoaudióloga e consultora em comunicação corporativa (SP), esse tipo de treinamento ajuda a ter sucesso em qualquer área da vida. Pesquisas americanas e alemãs indicam que nós só temos uma chance para causar uma boa impressão. Em apenas sete segundos você é julgada pela “embalagem” – para o bem ou para o mal! Só depois a pessoa avalia sua personalidade, credibilidade, profissão e situação financeira. Portanto, treine já para começar outros relacionamentos com o pé direito. A consultora de imagem Jaqueline Araújo, da Beraldo & Ciampolini (SP), sugere que você primeiro pense como deseja ser percebida. “Reflita sobre a imagem que de fato quer construir e adapte-a a cada situação, sem perder o seu estilo”, diz.

Gesticular faz (toda) a diferença

Muitas vezes a gente transmite uma mensagem que não combina com o que o corpo está dizendo. Saber usar a linguagem dos gestos é essencial. Segundo o livro Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal (Ed. Sextante), de Allan e Barbara Pease, para fazer com que os outros se deixem influenciar por suas opiniões, use uma postura “aberta” e “descontraída”: “Isso estimula sua autoconfiança e faz com que as pessoas tenham uma percepção positiva de você”.

Continua após a publicidade

Fala que eu te escuto!

Em geral, as pessoas têm dificuldade para conversar de maneira clara e objetiva. “Mude o seu jeito de falar para estimular a escuta do outro”, sugere Pedro Barreto, especialista em técnicas de interpretação e diretor do Espaço Renoir de Comunicação (SP). Como fazer isso? Divida a informação em quatro partes: introdução, preparação, tema central e conclusão. A introdução é um resumo. Os detalhes aparecem no meio do discurso e a conclusão fecha a ideia. Outros aspectos que contam:

Voz

Continua após a publicidade

Respire tranquilamente, articulando bem as palavras. Evite gritar e usar sons agudos (os tons graves oferecem mais credibilidade). Projete a sua voz de acordo com a distância do interlocutor – é chato alguém que fala alto ou baixo demais.

Dicção

Quando ela é boa, transmite franqueza, impressão de muito conhecimento sobre o assunto e a certeza de ser compreendida. A entonação deve ser firme e certeira, sem soar arrogante. A fala deve ser pausada para manter a atenção do outro, mas não fale devagar demais.

Continua após a publicidade

Vocabulário

Use as palavras e o tom de acordo com quem vai ouvi-la. Evite linguagem técnica, expressões estrangeiras e o uso do “não” – ele soa como algo negativo e provoca a reação que se quer evitar. Jamais adote gírias, jargões ou palavrões.

A embalagem conta

Continua após a publicidade

Roupa, acessórios, cabelo e maquiagem expressam os nossos valores, personalidade e estilo de vida, explica Jaqueline Araújo. Por isso, o ideal é que a imagem se aproxime ao máximo da sua identidade. “Para ser vista com credibilidade, a sua imagem precisa ter consistência”, diz ela.

Autoconhecimento

Identifique quais são os seus pontos fortes (para poder realçá-los) e descubra o seu estilo. Definidos esses pontos, mantenha o padrão no escritório, no dia a dia, nas férias… Assim você cria uma marca pessoal. Suas escolhas devem estar de acordo com a sua personalidade, para passar maior confiança e segurança às pessoas. Para definir o seu estilo, busque imagens que representem aquilo de que gosta. Lembre-se: a moda passa, mas o estilo permanece. Pensando nisso, monte um painel com as suas figuras favoritas e use-o de referência. “Saber o que nos favorece e potencializa a nossa imagem é uma das chaves para o sucesso”, afirma Jaqueline.

Continua após a publicidade

Valorize o seu tipo físico

Saiba destacar os seus pontos fortes e esconder o que derruba a sua imagem. Questione-se: do que gosto no meu corpo? Observe a cor do cabelo, da pele e dos olhos e escolha roupas que realcem suas características.

De olho na beleza

Fios caídos no rosto transmitem sensualidade, então ajeite-os paratrás, crie um penteado meio preso ou um coque, abuse de prendedores elegantes… Faça a manicure semanalmente e mantenha as unhas não muito compridas. Quando o assunto é maquiagem, adote um visual suave – batom clarinho e rímel. Importante: prefira perfumes frescos e leves.

Guarda-roupa perfeito

Evite decotes, peças justas ou curtas, que desviam a atenção do interlocutor. Também não exagere nas joias ou bijoux. Nos pés, fuja dos sapatos que fazem barulho. Outra dica: cores escuras criam uma imagem mais formal. Para um look casual, vá de tons claros. Mas escolha de acordo com o seu jeito de ser. Se você é mais fechada, adote um visual leve para quebrar o gelo e vice-versa.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.