De bem com seu corpo

Drenagem linfática é tudo de bom

Conheça os benefícios da massagem que ajuda a reduzir o inchaço e deixa seu corpo com mais curvas

 

 

Muitas mulheres recorrem à drenagem linfática para modelar a silhueta e reduzir a celulite. Com a proximidade do verão, então, a busca por esse tratamento aumenta. Conheça melhor essa técnica e as maravilhas que ela pode fazer por sua beleza! 

Entenda melhor

A drenagem linfática acelera e potencializa o funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas, resíduos e líquidos acumulados em excesso nas células do organismo, responsáveis por inchaços e celulites, são eliminados. Essa técnica, que consiste numa série de movimentos circulares feitos com as mãos e o polegar e leves pressões em pontos específicos, também ajuda a regenerar os tecidos, além de ser relaxante.

Para um bom resultado

“Inicialmente, são recomendadas duas sessões por semana, até que complete dez procedimentos. Mas após a terceira sessão já é possível notar resultados”, conta a dermatologista Ligia Kogos. Depois desse período, deve-se fazer uma reavaliação com o profissional, para verificar a necessidade da continuidade do tratamento.

Fique esperta

Não é essencial uma prescrição médica para fazer a massagem, mas o ideal é consultar um dermatologista. “Normalmente, apenas os fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais de nível técnico com curso específico podem fazer o tratamento”, avisa a médica. Um detalhe importante: a drenagem não é recomendada para quem tem tumores, inflamações, trombose e para gestantes com pressão alta.

Massagem 2 em 1

Tradicionalmente, a técnica envolve movimentos delicados e ritmados, que facilitam a dissolução dos nódulos de celulite. “Mas nos últimos anos aliou-se a seus benefícios a manipulação do tecido adiposo e hoje já existe a chamada drenagem linfática-adiposa. Enquanto o primeiro requer apenas manobras suaves, o segundo exige certa energia e pressão para ser eficiente. Por isso, pode doer um pouco e deixar alguns hematomas, se a finalidade é eliminar a gordura e a celulite”, explica Ligia.

Manual X mecânica

“A drenagem manual é personalizada e mais efetiva, pois atende às necessidades específicas da paciente. Mas a versão mecânica, que utiliza aparelhos como a radiofrequência, o ultrassom, a vacuoterapia e a endermoterapia, para aumentar a circulação periférica e estimular o sistema linfático, também oferece bons resultados”, comenta a dermatologista.

Dê uma forcinha

OK, a drenagem linfática é uma arma poderosa no combate aos terríveis furinhos na pele. Mesmo assim, você deve fazer a sua parte e abandonar os hábitos que detonam a sua beleza. Por isso, atenção: má alimentação, estresse e falta de atividade física contribuem para o processo de retenção de líquidos, pois provocam a má oxigenação dos tecidos e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. E quando há problemas de circulação da linfa, surge a celulite.

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Todos os campos são obrigatórios
Obs.: Os comentários são sujeitos a moderação antes de serem publicados.

COMENTÁRIOS (6)
  • Lu

    Gostei da sua materia em parte.
    A drenagem linfática é um excelente para ajudar o sistema linfático a funcionar melhor. Mas os capilares linfáticos são superficiais e assim é desnecessário colocar força ou deixar hematomas na pele. A drenagem que causa dor esta errada. Massagem tem que dar conforto e bem estar ao paciente .
    È melhor se informarem melhor antes de publicar um assunto tão sério como a drenagem linfatica. Porque esta envolvido vasos, capilares , nervos e orgãos.
    Att

    • nivea

      Olá, Lu, quando a drenagem está combinada com a massagem modeladora, dependendo da sensibilidade de cada pessoa podem restar alguns hematomas. Assim como pode haver um pouco de dor. Mas você está perfeitamente correta: a drenagem linfática não deve doer, de jeito nenhum, muito menos deixar marcas. Obrigada pelo comentário.

  • Monika

    Muito boa a matéria, mas sobre que Drenagem pode doer e ocorrer hematomas, nunca.Quem fizer isto no corpo de alguem, pode processar, nem massagem modeladora , pode ocorrer hematomas e dor,…profissional de qualidade, não acontesse isto, se aconter pode processar ….

  • Rosane mendes

    é muito esclarecedor essas matérias é pena que não é toda pessoa que pode pagar um profissional e ter a oportunidade de cuidar-se melhor por que isso é o sonho de qualquer mulher ainda mais a mulher brasileira que acho ser a mais vaidosa do mundo…

  • luzia

    bacana , só não concordo que a massagem deva deixar hematomas

  • claudineia

    é maravilhoso,parabéns nivea.

  • DESCUBRA SOBRE VOCÊ

    Você está de olho na sua postura?

    Faça o teste e descubra se você sabe se proteger dos problemas nas costas.

    2 SEMANAS PARA MUDAR

    Uma seleção de treinos e atividades para você fazer e sentir os efeitos em apenas duas semanas!

    Conheça o protetor perfeito para o verão brasileiro