Água: recurso em extinção

Dentro de 20 anos, paisagens naturais como rios e cachoeiras poderão existir apenas em nossa memória. A hora de agir é agora!

Dentro de 20 anos, 2/3 do planeta estará sofrendo com a falta de água
Foto: Divulgação

Apesar de o nosso planeta possuir mais água do que terra, 97% dessa água é salgada e imprópria para o consumo. Os 3% restantes poderiam ser usados, mas metade disso está em locais inacessíveis para o homem.

A situação do Brasil
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 11,6% de toda a água doce do planeta. Mais da metade desse tesouro está localizado no rio Amazonas – que abastece apenas a grande população das regiões próximas. Seu uso é inviável em outras partes do país devido à distância – transportar a água por milhares de quilômetros encareceria demais o produto.

A situação é alarmante, mas parece que nós ainda não nos demos conta disso. Gastamos: cinco vezes mais água do que o necessário! Nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a OMS recomenda gastos de 40 litros por dia por pessoa. Este desperdício todo preocupa – afinal, o ser humano é capaz de ficar 60 dias sem comer, mas só resiste cinco horas sem água!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s