Aplicativos educativos para crianças
Cíntia Marcucci

Saiba como usar a tecnologia a favor da educação do seu filho
Foto: Thinkstock

Diz o velho ditado: "Se não pode vencê-los, junte-se a eles". Essa é uma boa estratégia para lidar com os joguinhos do tablet ou do celular. Se é difícil proibir a criançada de se distrair com eles, a saída é oferecer opções construtivas, que desenvolvem o raciocínio e a linguagem, e vetar as violentas, que não acrescentam nada. Mas atenção: passar tempo demais nesse tipo de aparelho não é saudável, mesmo quando o jogo tem um caráter educativo. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças fiquem no máximo duas horas por dia na frente de telas, seja a do computador, tablet, celular, videogame ou da TV. Outro cuidado é estar junto na hora de baixar e começar a usar os aplicativos. Não sabe o que tem de interessante por aí? Testamos e selecionamos sugestões para todas as idades e que rodam nos sistemas iOS ou Android. 

iOS ou Android?

Esses são os nomes dos sistemas operacionais que fazem seu tablet ou smartphone funcionar. Eles mudam conforme a empresa que fabrica o aparelho. Todos os produtos da Apple, como iPhone, iPad e iPod, rodam o sistema iOS. Já o Samsung Galaxy, por exemplo, roda o Android.
 

Para os bem pequenos

Fish Puzzles for Toddlers (R$ 2,68 para Android) ou Ocean Puzzle (grátis para iOS): os dois são quebra-cabeças que ensinam a encaixar peixes e outros animais do mar nos lugares certos, transmitindo noções de espaço e organização.
 
Pou (grátis para iOS e Android): lembra do Tamagotchi, aquele bichinho virtual? O Pou é parecido. Você tem de alimentar, dar banho. Ensina como é importante cuidar do outro!
 
Cut the Rope (grátis para iOS e Android): um sapo adora balas, mas, para que ele coma, é preciso cortar a corda em que elas estão penduradas, balançando bem em cima da boca do bicho. Estimula o raciocínio!
 

Para quem está aprendendo a ler

ABC do Bita (grátis para iOS e Android): inteiro em português. Na tela, aparece um objeto e a letra com que ele começa. Ao mesmo tempo, uma voz pronuncia os sons.
 
Kids Numbers and Math Lite (grátis para iOS e Android): com muitas imagens, ensina operações matemáticas simples. Ótimo para as crianças que estão começando a lidar com os números.
 
Color and Draw (R$ 4 para Android): para desenhar e colorir. É bem divertido e ajuda os pequenos a desenvolver noções de uso das cores. Imagine o orgulho que dá ter um desenho do seu filho como fundo de tela do seu celular?
 

Para alunos do ensino fundamental

Where is My Water (grátis para iOS e Android): Swampy é um jacaré muito simpático que quer tomar banho, mas a água não chega até sua banheira. A tarefa da criança é abrir caminho para a água passar. O pequeno aprende a criar estratégias certeiras.
 
Capitais do Mundo - Geografia (grátis para Android): funciona como o jogo da forca. É preciso adivinhar as principais capitais do mundo. Em português.
 
Fun English Language Learning Games for Kids (grátis para iOS e Android): com jogos divertidos, como labirinto e letras embaralhadas, a criança aprende palavras e a formar frases em inglês.
 

Para estudantes do ensino médio

Dicionário da Língua Portuguesa (grátis para iOS e Android): essencial não só para os estudantes, mas para todo mundo que quer escrever corretamente! Conta com a definição e a grafia das palavras, como o dicionário de papel.
 
Homework (grátis para iOS e Android): ajuda a organizar a vida do aluno com horários de aula e agenda de tarefas. O aplicativo avisa quando uma tarefa está atrasada. Todo em inglês, é ótimo para estimular quem já tem noções da língua.
 
EstudaVest (grátis para Android): tem exercícios simulados separados por disciplinas. Perfeito para quem está se preparando para o vestibular.