Aprenda a decorar usando cores fortes

Lições práticas para decorar sua casa ou preparar uma festa utilizando tons vibrantes sem perder a elegânia

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 27/11/2008 em

AnaMaria

um conteúdo de

Os móveis pretos se destacam sobre a parede verde-limão
Foto: Dreamstime

Os móveis pretos se destacam sobre a parede verde-limão
Foto: Dreamstime

Toque pessoal é tudo na hora de decorar. E o segredo para não exagerar na dose é escolher um único tom vibrante que domine todo o espaço. Mas qual é a cor adequado para isso? A resposta é muito simples: aquela de que você mais gosta. Faça como se o cômodo fosse um desenho em preto-e-branco, pronto para receber pequenas pinceladas de cor. E anote os tons que são a última tendência: verde-limão, lilás, laranja e amarelo.

Confira exemplos práticos de como decorar sua casa usando cores fortes aqui!

Festa em grande estilo

Pintar todas as paredes do quarto com uma cor chamativa não é bom. Afinal, o excesso de cor impede as pessoas de relaxar. Por isso, use as cores com cautela. Durante uma festa você pode abusar de tons vivos, porque a celebração vai durar pouco tempo. Para quebrar um pouco o visual, invista em objetos neutros, brancos, transparentes ou pretos. 

Objetos especiais

Se você tem medo de ousar, comece colorindo os detalhes. Alguns toques de cor fazem toda a diferença num espaço sem vida. Para renovar o banheiro ou a cozinha, invista em pequenos mimos com cores bem fortes. Por exemplo: troque todos os utensílios de plástico da cozinha por objetos de mesma cor. O lema é tudo verde? Invista nesse tom. E lembre-se: você pode trocar quadros, tapeçarias e cortinas sem fazer qualquer tipo de reforma na casa. Por isso, vale a pena investir nos modelos coloridos.

Equilíbrio no ambiente

Misturar cores e texturas torna o ambiente muito sofisticado. Invista nessa idéia! Pastilhas e azulejos coloridos dão charme a cozinhas e banheiros. Para acertar em cheio, aplique a cor apenas sobre a pia e os balcões, no caso da cozinha, e no boxe do banheiro. As demais paredes devem ser neutras, assim como os móveis. A cozinha ao lado é ainda mais ousada. Como o verde das pastilhas é leve, o piso pôde ser trabalhado com a textura em preto-e-branco. A pia branca e os móveis claros dão harmonia ao ambiente. Se você quiser usar tons fortes com móveis escuros, aplique-os apenas em objetos pequenos, como vasos ou guardanapos.

Mais