O vinagre também é seu aliado na hora de tirar manchas de mofo das roupas (e não só no combate do problema nos armários). Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco e deixe o produto agir por 15 minutos. Aí, é só espalh
Getty Images

Dicas para você lavar as suas roupas brancas
Foto: Dreamstime

Quer arrasar no Réveillon? Confira nossas dicas de como deixar as roupas brancas mais brancas, sem aquele tom amarelado causado pelo excesso de lavagem.

Deixe os brancos... mais brancos!
· Não misture na mesma máquina roupas brancas com outras claras - bata só o que for realmente branco.

· Esfregue os colarinhos das camisas com um líquido de pré-lavagem, caprichando na área que fica em contato com a nuca.

· Deixe as peças de molho no tanque por uma hora em uma mistura de água bem quente e uma medida de sabão em pó.

· Tire o amarelado seguindo o molho acima e incluindo 40 gramas de bórax por litro de água. Deixe as roupas nessa mistura por duas horas e lave-as em água quente. O bórax (ou ácido bórico) é vendido em farmácias.

· Seque roupas brancas ao sol: ele age como um branqueador natural - é por isso que sua avó deixava as roupas "quarando", lembra?


5 dicas de ouro
1. Não coloque na máquina de lavar uma roupa manchada - tente remover a mancha à mão antes da lavagem.

2. Manchas recentes saem com mais facilidade do que manchas antigas. Por isso, trate a peça manchada tão logo notar a sujeira.

3. Teste o produto ou a receita caseira que usará em uma pequena parte do tecido antes de arriscar uma lavagem completa.

4. Passe o tira-manchas sempre da direção da borda para o centro da sujeira, enxaguando bem depois. Se precisar, repita a operação.

5. Mantenha as janelas abertas quando trabalhar com produtos industrializados para tratar manchas: alguns deles têm cheiro forte ou podem ser tóxicos se inalados.

Mais