Como funciona a nova lei do divórcio

A mudança na legislação permite que você gaste poucos minutos no cartório para efetivar a separação. Saiba mais sobre a nova lei do divórcio

Escrito por

Redação M de Mulher

Atualizado em 20/10/2010 em

AnaMaria

um conteúdo de

Como funciona a nova lei do divórcio

Acabou o casamento? Justiça promete facilitar a vida dos ex-casados
Foto: Getty Images

O casamento acabou e agora é hora de regularizar sua vida. Esqueça a longa demora e a papelada interminável para efetivar a separação judicial. A mudança na lei permite que você espere poucos minutos no cartório para sair de lá divorciada.

Mas essa regra só vale para casais sem filhos menores de idade e sem questões complicadas sobre divisão de bens, como explica Márcia Alexandra Velasco Soto, advogada e consultora, especialista em direito do consumidor, direito empresarial e processo civil. 

Como entrar com pedido de divórcio 


Contrate um advogado e vá com ele e seu (ex-) marido ao cartório. Levem a certidão de casamento atualizada (de, no máximo, seis meses), mais RG e CPF. Lá, vocês vão assinar o pedido de divórcio.

Depois, levem o documento ao cartório de Registro Civil onde se casaram e peçam a averbação, mudando o estado civil para divorciado. O trâmite ficou rápido e econômico: você só paga o cartório e os honorários do seu advogado.

Mais

Mais: