Como superar um divórcio
Lorena Verli

Faça cursos e aposte ems eus hobbies. Bons momentos distraem a tristeza e são uma chance de conhecer novas pessoas
Foto: Getty Images

Não há mulher que não fique abalada com uma traição. Nessas horas, sentir-se com raiva, impotente e envergonhada é comum. Isso pode levar a uma depressão, mas é possível superar. ''As pessoas que enfrentam as dificuldades de cabeça erguida conseguem crescer e ficam mais fortes para superar outros problemas que possam surgir'', explica a psicóloga Renata Lommez. 

 

5 dicas para superar o divórcio


1. Não fique remoendo o passado
Isso só vai fazer você sofrer ainda mais. Um relacionamento termina por várias razões e não só porque uma pessoa fez tudo errado. Não fique procurando justificativas para explicar a separação. 

2. Respeite seu tempo
Qualquer mulher fica triste ao terminar um relacionamento. Por isso, não se sinta obrigada a distribuir sorrisos o tempo todo. É importante ter momentos solitários para sentir a perda e superá-la. 

3. Invista em você
Faça um curso de dança ou de idiomas. Os bons momentos distraem a tristeza e são uma chance de conhecer novas pessoas. 

4. Não se apegue à dor
Tente ser amigável com seu ex, mas sem ultrapassar seus limites. E não alimente o ódio ou a revanche. Esses sentimentos só fazem mal. ''Em vez de dar espaço à raiva, trate o outro com respeito'', explica Renata Lommez. 

5. Adote um bichinho
Sabe o ditado ''Um amor cura o outro''? Pois é, não precisa ser outro homem. Um cão ou gato podem ser a companhia perfeita. 

 

Se o divórcio foi motivado por infidelidade... 

5 dicas para superar uma traição!

1. Não se culpe
Em geral, o homem quer se livrar da culpa fazendo a esposa traída se sentir responsável. Mas o erro foi dele! Se o casamento ia mal, ele deveria ter dito.

2. Não perca sua autoestima
Gostar de si ajuda a superar a dor. Arrume-se, corte o cabelo e faça-se pequenos agrados. 

3. Não supervalorize seu parceiro
Admita os defeitos dele. Fica mais fácil dar a volta por cima quando você percebe que ele não é um príncipe encantado, mas alguém que também erra. 

4. Não se humilhe
Diga como você se sentiu. Fale da sua decepção, mas não queira detalhes da traição. E nunca vá atrás da outra! 

5. Não se recrimine por sofrer
Quando uma pessoa se sente ferida, é como se uma morte acontecesse dentro dela. Apesar de causar dor, o sofrimento pode nos ajudar a crescer e a mudar de postura. Por isso, a melhor maneira de superar uma traição é não negar a dor - e refletir sobre como isso afetará sua vida.