Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mais cuidado com os dentinhos das crianças

Levar o pequeno ao dentista e cuidar da higiene oral já nos primeiros meses de vida ajuda a garantir um sorriso perfeito para a vida toda

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 04h43 - Publicado em 6 fev 2013, 21h00

Até que os dentinhos comecem a nascer, limpe a gengiva do bebê com gaze
Foto: Getty Images

Para avaliar a importância de consultar esse profissional ainda na infância, pesquisadores da Hebrew University, em Israel, analisaram a saúde bucal de 432 crianças com idade entre 7 e 11 anos. Eles concluíram que alguns distúrbios odontológicos difíceis de tratar podem ser detectados nessa fase, antes que evoluam. “Problemas de oclusão, ou seja, do contato dos dentes de cima com os de baixo, são resolvidos mais facilmente quando o diagnóstico é precoce”, explica o odontopediatra Silvio Issáo Myaki. Aliás, as visitas à cadeira do dentista deveriam acontecer ainda mais cedo. “O ideal é que os pais levem o filho já nos seis primeiros meses de vida, antes que os dentes comecem a nascer”, explica Myaki. E, é claro, a higiene feita em casa é fundamental.

O que fazer em casa

No início, os pais precisam colocar a mão na boca do filho para assegurar que ela permaneça saudável e limpa. Depois, cada etapa da vida requer um cuidado diferente

1. Gengivas limpas

Continua após a publicidade

Até que os dentinhos comecem a nascer, passe na gengiva um tecido macio, como gaze ou fralda, embebecido em água. Faça isso duas ou três vezes ao dia. É importante que o bebê nunca durma com a boca suja.

2. Os dentes despontam

Por volta dos 6 meses, eles aparecem. Aos 14, os molares do fundo já estão dando as caras. É hora de se valer de escovas com tamanho proporcional ao da boca do pequeno. Esse acessório precisa ter cerdas macias e pontas arredondadas.

3. E o fio dental?

Continua após a publicidade

O momento ideal para introduzi-lo é quando já há contato entre os dentes ou a arcada está totalmente formada. Por ser de difícil manuseio, os pais devem realizar a tarefa até que a criança tenha coordenação motora suficiente.

4. Independência já!

Por volta dos 5 anos, dá para entregar a escova nas mãos da criança, mas é preciso verificar depois se a limpeza foi realizada corretamente. É nessa idade também que o uso de pastas de dente com flúor passa a ser mais seguro.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.