Bebê tomando banho
Ruslan Olinchuk/Thinkstock/Getty Images

É muito comum sentir um pouco de insegurança ao dar os primeiros banhos no recém-nascido. Mas, com a preparação correta e seguindo as orientações de segurança, logo esse momento se torna um dos mais prazerosos, tanto para a criança quanto para você.

O ritual começa com a organização de tudo o que se vai usar. Separe roupas, toalha, algodão, cotonete e fralda. Em seguida, feche janelas e portas para evitar correntes de ar. Por fim, retire pulseiras, relógios e anéis. Só então encha a banheira com água morna.

O passo a passo do banho

1. Para testar se a temperatura está confortável, coloque o cotovelo dentro da água. E, ao iniciar o banho de fato, tome um cuidado importante: segure com firmeza o braço esquerdo do pequeno, pela axila. Assim dificilmente ele escorrega para dentro da banheira.

2. Coloque o bebê no trocador e tire suas roupas. Se a fralda estiver suja de fezes, limpe o bumbum com algodão umedecido em água morna antes de colocá-lo na banheira.

3. Para pôr o recém-nascido na banheira, passe a sua mão esquerda pelas costas dele. Depois que o bebê estiver na água, posicione a sua mão esquerda no formato da letra “C” embaixo do braço esquerdo dele, sustentando a cabeça no seu antebraço. Com a mão direita, vá colocando o bumbum e as coxas da criança lentamente na banheira.

4. Lave primeiro - e apenas com água - o rosto, os olhos e a boca. Em seguida, ensaboe os cabelos com delicadeza. Nessa hora, limpe também atrás das orelhinhas para retirar eventuais crostas. Incline a cabeça dele para trás e enxágue os fios. Se cair um pouquinho de água dentro da orelha, não tem problema. O que não se pode fazer é jogar água direto nela.

5. O passo seguinte é lavar o corpo do bebê. Ensaboe o pescoço, as axilas, o peito, a barriga e os braços. Com seus dedos, abra as mãozinhas do pequeno, que estão sempre fechadas, e lave-as também. Então é a vez dos órgãos genitais, que você deve limpar fazendo movimentos de cima para baixo, pernas e pés. Não se esqueça do coto ou umbigo.

6. Com a mão direita, vire o bebê, deixando o peito dele apoiado no seu braço esquerdo - continue com a mão esquerda em formato de “C” segurando o bracinho da criança. Mantenha o rosto dele longe da água. Lave as costas e, por último, o bumbum, fazendo movimentos de baixo para cima. Essa posição é confortável e relaxa a criança. Você pode deixá-la assim por alguns minutinhos. Na hora de tirar o bebê da água, ele costuma chorar um pouco. Se isso acontecer, não se desespere. Continue a ação conversando com seu filho, tentando acalmá-lo.

Na hora de secar

Enxugue-o começando pelo rosto, depois o cabelo e por fim o corpinho. Coloque a fralda e a roupa e, a seguir, limpe as orelhinhas e as narinas, só por fora. Nunca introduza o cotonete no ouvido ou no nariz. Penteie o cabelinho e... Pronto: seu filho está limpo e cheiroso!

Quer saber mais? Assista à aula completa: