Azul afasta a tristeza e traz serenidade para a casa
Raphaela de Campos Mello

Ao fundo, tecido de algodão floral Tecdec. mesa de Iaca Estar Móveis; castiçal Coisas da Doris; garrafa, porta-joias e pratinho Corporação de Ofícios e pêndulo de rosas Natural Gifts
Foto: Henrique Morais

Fitar o tom azul-claro forrando o céu é sempre reconfortante. ''Por ser etéreo, ele dissipa a tristeza, simbolizando horizontes abertos e novos começos'', afirma Paola Vieira, gerente global de cores da AkzoNobel, detentora da marca Coral. Não é à toa que o matiz, batizado de ''céu californiano'', foi eleito a cor de 2010 pela empresa. ''A cor azul é otimista, transmite leveza e esperança. Sentimentos necessários em tempos de incertezas econômicas e ambientais'', justifica a especialista.

 

Azul afasta a tristeza e traz serenidade para a casa

Ao fundo, tecido de algodão floral Tecdec; banquinho de madeira Empório Carol Martini; guardanapo de algodão Roupa de Mesa e cupcakes Luana Davidsohn.
Foto: Henrique Morais

 

Benefícios da cor azul na decoração

Ao intensificar a claridade dentro de casa, bem como a sensação de amplidão, a tonalidade suaviza o cotidiano. Assim, a paz de espírito vem a reboque. ''O azul-claro traz serenidade, facilitando a comunicação entre as pessoas'', aponta a estudiosa. Segundo ela, essa opção cai bem em paredes, contrastando com móveis brancos, ou, então, com tons profundos, como o ameixa. Aço, vidro e cimento queimado também se afinam à cor dos bons presságios. Faça a sua mistura e desfrute dias de bonança e harmonia.

Mais