Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como conversar com as crianças sobre os ataques terroristas de Paris

Abrir o jogo e propor uma discussão sobre extremismo religioso é essencial para criar crianças conscientes

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 out 2016, 21h10 - Publicado em 17 nov 2015, 16h29

Carnificinas como os recentes ataques terroristas de Paris abalam até os espíritos mais fortes. Elas mexem com nossa estrutura, criam uma sensação coletiva de insegurança coletiva e podem até nos tirar a esperança de futuro de paz. E se para nós, adultos, já é difícil lidar com esses ataques extremistas, como abordar esse tipo de tragédia com as crianças?

A partir dos 9 anos as crianças já compreendem as consequências de atentados terroristas na vida das pessoas e podem sentir a necessidade de expressar-se sobre o ocorrido.

Abordagens vazias, dizendo que aconteceu “algo triste” e que pessoas se machucaram não são a melhor solução.  Ao invés disto, prefira propor uma reflexão séria e inteligente com as crianças. Comece perguntando se elas já viram algo a respeito do atentado nos noticiários e nas redes sociais.

De forma simples, mas não simplista, explique que há pessoas violentas que estão cheios de ódio e querem que todos vejam o mundo como elas o veem. Para isso, usam o medo.

Continua após a publicidade

Não despeje rios de informação. Dê a eles a oportunidade de dizer o que sabem sobre a tragédia e como se sentem a respeito. Com medo? Inseguros? Reconheça que é totalmente normal se sentir assustado, mas encoraje-os a propagar mensagens de paz. Afinal, é através delas que se combate o terror.

É interessante conversar também sobre a importância de manter a calma e esconder-se diante de um ataque.  Ressalte que os terroristas querem assustar as pessoas para forçá-las a mudar a forma como vivem. A melhor maneira de combatê-los é superar o medo e retomar a vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.